As marcas mais valiosas do Brasil, são sem dúvidas uma das principais fontes de inspiração para empreendedores. Ao longo de sua existência, se destacam no mercado e ganham valor. Afinal, todos eles certamente sonham em ver o seu negócio faturando mais e tornando-se referência.
Para começar, é importante que você conheça quais são os critérios para uma organização ser colocada no ranking das marcas mais valiosas. Entre eles estão a performance financeira de produtos e serviços, o papel da marca na jornada de compra do consumidor e a sua força para garantir um preço maior e lucros expressivos no futuro.
Está curioso para saber quais são as marcas mais valiosas do Brasil e o que fazem para permanecer nesse patamar? Confira agora a nossa lista, inspirada em um ranking anual divulgado pela consultoria, Interbrand:
O banco Itaú já foi eleito por catorze vezes a marca mais valiosa do Brasil, avaliada em R$28,1 bilhões.
Entre suas principais estratégias estão ver a marca como um ativo estratégico do negócio, investir em um relacionamento positivo com seus clientes, promover ações sociais, manter uma cultura corporativa forte e ter como foco promover uma experiência positiva aos seus clientes em todos os aspectos.
Inclusive, investe constantemente em tecnologia, como os aplicativos de acesso e ações que facilitem o dia a dia e tragam mais qualidade de vida, como a disponibilização de bicicletas, chamadas de laranjinhas, para diversas regiões do Brasil.
O Banco Bradesco, avaliado em R$22,1 bilhões, busca gerar valor ao seus clientes por meio de uma série de estratégias. Entre elas estão iniciativas de inclusão social e desenvolvimento locais.
Alguns exemplos são a disponibilidade de agências fluviais e a oportunidade dada à 1500 cidadãos de comunidades locais do Brasil de carregarem a tocha olímpica nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, as quais foram patrocinadas pelo Bradesco.
Além disso, o banco também investe constantemente em soluções tecnológicas que facilitem a vida dos seus clientes, como o Net Empresa, sistema que busca a agilizar o dia a dia de quem tem um negócio próprio e, mais recentemente, lançou a assistente virtual Bia.
A Skol, marca da Ambev, está em terceiro lugar no ranking das empresas mais valiosas do Brasil. Avaliada em R$16 bilhões, a empresa decidiu ir na contramão das propagandas exclusivamente machistas criadas inclusive por ela própria no passado e também pela concorrência. Hoje, com o slogan “redondo é sair do seu quadrado”, busca relacionar o seu conteúdo publicitário com a juventude e a diversidade.
Além disso, a marca busca se associar a eventos culturais, como shows de música, e criar campanhas para públicos distintos, como os da terceira idade. Ou seja, busca se aproximar de vários tipos de consumidor e sair do lugar comum.
A Brahma, marca que também pertence à Ambev, está avaliada em R$11,2 bilhões e ocupa o quarto lugar na lista das empresas mais valiosas do Brasil. Entre os motivos para isso estão os seus 130 anos de existência e o investimento pesado em propaganda.
Com isso, foi capaz de criar slogans famosos e que permanecem na memória dos brasileiros, como o conhecido “a número 1”. Ela é precursora na publicidade e na também na inovação.
Em 1935, a marchinha “Chopp em garrafa”, composta por Ary Barrozo e Bastos Tigre, foi considerada o primeiro jingle da publicidade brasileira e anunciava a primeira cerveja em garrafa de vidro. Até então a bebida era oferecida somente em barris de madeira.
Hoje a marca tem como pilares publicitários a sua história, o portfólio de produtos e o conhecimento no processo de fabricação de cervejas.
O Banco do Brasil, avaliado em R$10,3 bilhões é outra instituição bancária que faz parte do ranking das marcas mais valiosas do País.
Entre suas estratégias estão a de estar presente em praticamente todas as regiões brasileiras e contar com unidades de negócios em 21 países, oferecendo total comodidade aos seus clientes.
Em seu posicionamento estratégico atual assume uma identidade “mais jovem, moderna e competitiva, que é associada aos valores de tradição, disponibilidade, confiança e solidez.
A Natura, empresa brasileira de cosméticos, inaugurada em 1969 e avaliada, atualmente, em R$7,1 bilhões, teve que passar por uma série de mudanças e reformulações para manter-se sólida no mercado e ser reconhecida entre as marcas mais valiosas do Brasil.
Nos últimos anos, a organização ampliou sua rede de consultoras para aproximadamente 2 milhões, e como percebeu que somente esse modelo de negócio já não era suficiente, lançou uma plataforma de vendas eletrônicas aberta ao mercado.
Entre suas estratégias estão o investimento em pesquisa e desenvolvimento, a diferenciação dos produtos, a preocupação com o meio ambiente, sustentabilidade e o desenvolvimento de ações de valorização e crescimento da liderança feminina.
Outras organizações que se encontram no mais recente ranking das marcas mais valiosas do Brasil são:
Agora que você já conhece as marcas mais valiosas do Brasil e algumas de suas ações, pode tentar adaptar algumas delas à realidade de sua empresa ou ter novas ideias que tragam visibilidade, destaque e valor de mercado.
Saiba como o Retargeting pode ajudar a promover a sua marca.