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Gestor comunicador

O poder de um gestor comunicador

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O gestor comunicador é o profissional que tem a capacidade de sustentar com muito mais facilidade equipes bem estruturadas e eficientes, as quais contribuirão para o sucesso da empresa, tornando a comunicação o meio principal para atingir metas e resultados satisfatórios.

Assim como uma comunicação assertiva é capaz de resolver grandes partes dos problemas ocorridos dentro de uma empresa, falhas no processo podem ser até mesmo fatais. Portanto, é essencial que os gestores modernos tenham a capacidade de se comunicar claramente com as equipes para instruí-las, informá-las e prepará-las de forma com que o planejamento estratégico aconteça da melhor forma.

Podemos dizer até mesmo que não é possível separar comunicação de liderança. Isso porque um bom gestor é aquele consegue exercer influência sobre os seus subordinados e isso se dá, principalmente, em função de sua habilidade em comunicar.

E, por mais que alguns possam pensar que as ferramentas tecnológicas sejam suficientes para a transmissão de mensagens, o indicado é que a oralidade nunca seja substituída, pois é ela que proporciona o contato físico, os olhares, a cumplicidade e uma compreensão mais completa do que está sendo passado, o que pode não se concretizar em um e-mail, por exemplo.

Importância de um gestor comunicador

Apesar de alguns gestores ainda não darem a devida importância à comunicação no ambiente corporativo, como dissemos, ela é a principal responsável pela influência de um líder sobre sua equipe, o que, sem dúvidas, influencia nos resultados de uma empresa.

Confira mais algumas razões para investir na capacidade de envolver colaboradores por meio da comunicação:

Delegar tarefas com mais facilidade

Por mais que o gestor saiba exatamente onde pretende chegar com uma nova estratégia, por exemplo, se ele não comunicar seus objetivos de forma clara às equipes, elas dificilmente conseguirão apresentar os resultados esperados.

A partir de uma comunicação assertiva, ele consegue descrever em detalhes o que deseja, quais deverão ser os caminhos a seguir e, com isso, os colaboradores ficam mais seguros, além de se evitar o retrabalho, atrasos e outras consequências.

Desenvolver relacionamentos

A partir do momento em que um gestor investe na comunicação com seus funcionários, eles passam a se sentir mais valorizados e, com isso, produzem melhor. Além disso, é possível detectar características e talentos que podem ser melhor aproveitados ou, ainda, pontos fracos a serem melhorados. Ou seja, o líder começa a conhecer melhor os seus colaboradores e, com isso, consegue aproveitar melhor as habilidades.

Inspirar confiança

Para que o andamento de uma empresa seja satisfatório, é necessário que os colaboradores se sintam confiantes em seu gestor. E isso acontece quando ele sabe se comunicar de forma satisfatória, sabendo articular informações e usar linguagem corporal e contato visual apropriados com seus subordinados e outros envolvidos.

Contar com feedbacks importantes

A arte de se comunicar bem não inclui somente falar, mas também saber ouvir. E, quando faz isso, o gestor é capaz de ter feedbacks valiosos a respeito das atividades, das metas a serem cumpridas e até mesmo sobre sua atuação.

Todas essas informações são de grande valia para verificar aquilo que está tendo um bom andamento e o que pode ser melhorado em prol do sucesso da empresa.

Dicas para melhor a comunicação entre gestores e equipes

Muitas vezes, a facilidade na comunicação é um talento nato do líder, porém em outras situações é necessário aprimorar algumas características e habilidades para que o processo seja ainda mais satisfatório. Confira agora algumas dicas de como se comunicar melhor e ter um bom relacionamento com os colaboradores:

Feedbacks negativos também são importantes

Apesar de muitos gestores adiarem ou ficarem receosos em fornecer feedbacks negativos aos colaboradores, eles são tão importantes quanto os positivos. Isso porque, enquanto o funcionário não souber sobre alguma falha que esteja cometendo, por exemplo, não irá trabalhar para melhorá-la.

Seja direto

Muitas vezes, a sutileza pode acabar causando desentendimentos. Portanto, no momento de delegar alguma tarefa aos seus colaboradores, seja direto e específico para que eles entendam que aquilo é um pedido e não somente uma recomendação.

Tenha objetivos concretos

O gestor é a “estrela principal” de uma empresa. É ele que deve ter os objetivos e metas bem claros e passar para os seus colaboradores, os quais, dessa forma, irão realizar as atividades com eficiência. Portanto, uma boa comunicação depende também de planejamento de onde se pretende chegar.

Escute os seus colaboradores

Como dissemos, a comunicação também consiste em ouvir. Por isso, um gestor comunicador é aquele que, além de expor suas necessidades e possíveis reclamações, ouve o que os funcionários têm a dizer. Isso faz com que eles sintam-se valorizados e o relacionamento melhore.

Documente a comunicação

Apesar de a oralidade ser de extrema importância, muitas vezes ela sozinha pode fazer com que processos acabem se perdendo. Isso porque, quando uma informação importante é só falada, pode acabar sendo esquecida em função das atividades do dia a dia ou até mesmo mal-entendida quando precisar ser executada.

Portanto, documente pedidos, atividades ou outras questões sempre que forem importantes para não correr riscos.

Nosso artigo sobre o poder do gestor comunicador foi útil para você? Para ser um gestor comunicador é preciso conhecer sobre a comunicação assertiva, sabe como anda a sua e a da sua empresa? 

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