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Conteúdos Relevantes

As vantagens dos conteúdos relevantes para empresas

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Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil conta com 116 milhões de pessoas conectadas à internet. Outra informação interessante, de acordo com uma pesquisa da ComScore, é que 74% dos brasileiros pesquisam sobre produtos na rede antes de realizar compras em lojas físicas. E o que isso tem a ver com conteúdos relevantes para empresas? Certamente muita coisa!

Isso porque é cada vez maior o número de usuários que incluem o uso da internet em suas rotinas, seja para pesquisas, estudo, diversão ou compras. Portanto, esse é um local bastante vantajoso para as empresas que pretendem divulgar seus produtos ou serviços.

Porém, não basta investir em banners com propaganda ou anúncios pagos e esperar que os clientes apareçam. Hoje, além da grande concorrência de mercado, os consumidores buscam muito mais do que ofertas, eles procuram informações e conteúdos de valor que agreguem valor a elas.

O que são conteúdos relevantes?

Conteúdos relevantes são aqueles que suprem necessidades, educam, informam e buscam atrair o público-alvo de uma empresa, ou sua persona, para realizem ações dentro das mídias digitais do negócio. Seu principal objetivo é gerar uma percepção positiva da organização e, com isso, gerar mais vendas e faturamento.

Agora você pode estar se perguntando: “e como fazer isso na prática?”. Nesse caso, sua empresa pode se utilizar do Marketing de Conteúdo, uma das principais estratégias do Marketing Digital, que possui como foco principal atrair e reter a atenção de potenciais clientes por meio dos conteúdos de valor.

Como funciona a estratégia?

O Marketing de Conteúdo é focado em trazer benefícios para quem lê, seja a resolução de um problema, o esclarecimento de dúvidas ou a educação por meio de informações valiosas. Nesse caso, a venda é apenas uma consequência desse processo.

Para que esses conteúdos sejam realmente relevantes, é necessário fazer uma análise de quem é a persona, ou representação do cliente ideal de uma empresa, para depois oferecer informações tão úteis que ela terá vontade de compartilhá-las com seus conhecidos e continuar o relacionamento com a empresa para obter mais benefícios.

E a consequência desse trabalho é um relacionamento positivo e duradouro, fazendo com que o usuário se informe até estar preparado para a compra. Além disso, como mais pessoas ficam conhecendo sua empresa por meio de seus compartilhamentos e referências, as chances de conquistar novos clientes só aumenta.

Em que canais a empresa pode atuar?

Os conteúdos relevantes criados por uma empresa podem ser disponibilizado em diversos canais online, como os blogs, landing pages e redes sociais. Como dissemos, para que a estratégia seja assertiva, é essencial conhecer o potencial cliente e também realizar um planejamento onde constem os objetivos e metas da empresa.

Esse trabalho é feito pelos profissionais de Marketing de Conteúdo, os quais têm as técnicas e conhecimentos necessários para auxiliar as empresas a atrair, conquistar e fidelizar clientes.

Entre essas técnicas estão o uso de palavras-chave adequadas, as quais são fundamentais no momento das pesquisas em mecanismos de busca e também os call to action, que são as chamadas para a ação.

Para ficar mais claro, os call to actions podem convidar o usuário a continuar acessando o blog, acompanhar as redes sociais, receber e-mails marketing e entrar em contato com a empresa no momento em que estiver preparado para a compra.

Quais são os benefícios para uma organização?

Pelo que comentamos até aqui, provavelmente você esteja mais interessado em criar conteúdos relevantes para sua empresa ganhar visibilidade, credibilidade e, consequentemente, mais clientes e vendas.

Veja agora mais algumas vantagens:

1 – permite que a empresa seja encontrada pelos clientes ao invés de haver prospecção direta e, muitas vezes, intrusiva;

2 – faz com que a marca fique melhor posicionada em mecanismos de busca, como o Google;

3 – melhora o relacionamento com clientes e cria engajamento;

4 – facilita o compartilhamento de mensagens sobre a empresa de forma orgânica, ou gratuita;

5 – reduz os custos necessários para a divulgação da empresa, assim como todas as ferramentas de Marketing Digital, em sua maioria mais acessíveis do que o Marketing tradicional;

6 – permite a mensuração de resultados por meio de dados concretos;

7 – aumenta a visibilidade, a credibilidade e fortalece a marca;

8 – auxilia no pós venda.

Agora que você pôde ver o grande potencial dos conteúdos relevantes para o alavancar sua empresa e fazer com que ela tenha mais sucesso no mercado, que tal começar a colocar a estratégia em prática agora mesmo?

Para isso, você pode contar com o apoio de profissionais e agências especializadas, as quais oferecem estratégias para todos os portes de empresa. Saiba como escolher uma agência de marketing digital que gere resultados para o seu negócio.

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