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Estratégias de Marketing B2B

As Melhores Estratégias de Marketing B2B

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Empresas B2B enfrentam desafios únicos ao tentar atrair e reter clientes. A concorrência pode ser feroz e os ciclos de vendas podem ser longos e complexos. No entanto, as estratégias de marketing B2B certas, é possível se destacar e construir relacionamentos duradouros com os clientes.

Neste post, vamos discutir algumas das melhores estratégias de marketing B2B e como elas podem ser implementadas para impulsionar o sucesso do seu negócio.

 

Em que a estratégia de marketing B2B difere da B2C?

As estratégias de marketing B2B diferem das B2C principalmente nas seguintes áreas:

estratégias de marketing b2b

 

Baseada em dados: quais são as estratégias de marketing B2B mais indicadas?

 

1- Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias de marketing B2B porque permite que as empresas estabeleçam sua autoridade e expertise em um determinado assunto, ajudando a construir confiança e credibilidade com seus potenciais clientes.

Além disso, o conteúdo relevante e valioso pode atrair e engajar potenciais clientes em diferentes estágios do ciclo de compra.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Intelligenzia, intitulada “O Status do Marketing B2B no Brasil”, pelo menos 73,3% das empresas B2B produzem conteúdo e 58,1% dos líderes de Marketing consideram isso muito importante para a geração de leads.

Para aplicá-lo no seu negócio, é importante:

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2- Marketing nas mídias sociais

O uso das mídias sociais é uma das principais estratégias de marketing B2B porque permite que as empresas alcancem e engajem seu público-alvo de maneira eficaz e personalizada.

Ainda segundo o relatório da Intelligenzia, o Linkedin é a principal mídia social usada pelas empresas B2B para promoção da marca, seguida por Instagram, YouTube, Facebook, Twitter e TikTok, nessa ordem.

A Hubspot prevê que 87% dos profissionais de marketing que usam mensagens diretas (DMs) de mídia social para atendimento ao cliente aumentarão ou manterão seus investimentos em 2023.

Eles destacam ainda que a mídia social é usada por mais de 42% dos profissionais de marketing, tornando-a a escolha número um para os profissionais do setor.

Além disso, a estratégia tem o maior retorno sobre o investimento do que qualquer outro canal e deve crescer significativamente em 2023.

Para aplicar o marketing de mídias sociais B2B, é importante:

  • Estabeleça objetivos e metas claras para sua campanha.
  • Escolha as plataformas de mídia social que seu público-alvo usa com mais frequência.
  • Crie conteúdo valioso e relevante para sua audiência e promova-o nas plataformas de mídia social escolhidas.
  • Monitore o desempenho das campanhas e adapte sua estratégia de acordo.

 

3- Marketing social

O marketing social deve ser incluído nas estratégias de marketing B2B porque permite se conectar com seu público em um nível mais pessoal e emocional.

Ao associar o negócio a uma causa relevante, as empresas podem mostrar que têm valores e princípios alinhados com os de seus clientes e que estão comprometidas em fazer a diferença no mundo. Isso pode ajudar a construir confiança e lealdade e aumentar a percepção da marca.

Para aplicar o marketing social B2B, as empresas podem:

  • Escolher uma causa relevante e significativa para seus negócios e clientes.
  • Criar campanhas e iniciativas para apoiar essa causa e promover os benefícios mútuos. Isso pode incluir doações, parcerias com organizações sem fins lucrativos, eventos beneficentes e campanhas de mídia social.

É importante ser autêntico e transparente em suas ações e comunicações, e sempre manter o foco na causa e nos benefícios para os clientes e a sociedade.

De acordo com uma pesquisa da Deloitte de 2022, 57% dos consumidores são mais leais a marcas que estão comprometidas em lidar com as desigualdades sociais por meio de suas ações.

 

4- Marketing de influência

O marketing de influência permite aos profissionais de marketing alcançar uma audiência específica e engajá-la de maneira eficaz. Isso pode ser feito através da colaboração com influenciadores na indústria, que já possuem uma base de seguidores engajada e que confiam em suas recomendações.

Além disso, a estratégia também pode ser usada para aumentar a visibilidade da marca e estabelecer autoridade. Conforme dados da Hubspot, mais de 1 em cada 4 profissionais de marketing atualmente utilizam o marketing de influenciadores, que oferece o 2º maior ROI qualquer  dentre as tendências.

Reforçando a importância desse esforço, o Relatório de Marketing de Influenciadores B2B de 2022 da TopRank Marketing revela que 86% das marcas B2B consideram seu marketing de influência bem-sucedido e um terço delas diz que isso levou ao aumento de vendas/receita.

Para aplicar essa estratégia, é importante:

  • Identificar os influenciadores relevantes para o seu setor e entender seus seguidores e interesses.
  • É possível estabelecer uma parceria com esses influenciadores, seja através de campanhas patrocinadas ou colaborações em conteúdo.
  • É importante monitorar o desempenho das campanhas e medir o ROI para avaliar seus resultados e otimizar futuras estratégias de marketing B2B com influenciadores.

 

5- Marketing de relacionamento

Essa, sem dúvidas, é uma das melhores estratégias de marketing B2B porque se concentra em construir e manter relacionamentos duradouros com clientes existentes e potenciais. Isso é especialmente importante no B2B, onde as decisões de compra são frequentemente baseadas em relações de longo prazo e confiança.

De acordo com o Relatório de Compradores B2B de 2022 da Sana, 84% dos compradores B2B escolheriam um fornecedor com quem têm um ótimo relacionamento, mesmo que os termos de negócios fossem menos preferenciais.

Antes de usar essa abordagem, concentre-se em quem você deseja como seus clientes e saiba o que eles precisam e desejam. Você pode fazer isso por meio de pesquisas, entrevistas ou análise de dados.

Em seguida, desenvolva estratégias para construir relacionamentos fortes com esses clientes, como:

  • Comunicação regular e personalizada: Mantenha contato regular com seus clientes através de e-mails, telefonemas ou reuniões, e personalize essa comunicação de acordo com as necessidades de cada um.
  • Forneça suporte e serviço excepcional: Faça tudo o que puder para garantir que seus clientes estejam satisfeitos e que suas necessidades estejam sendo atendidas.
  • Ofereça conteúdo valioso: Forneça conteúdo educativo e informativo que seja relevante para seus clientes e que os ajude a tomar decisões informadas.
  • Faça eventos e campanhas: Planeje ações para manter seus clientes engajados e fortalecer seus relacionamentos.

 

6- Marketing Omnichannel

O marketing omnichannel permite que as empresas alcancem e comuniquem com seus clientes potenciais e existentes através de vários canais diferentes, como e-mail, mídia social, telefone, mensagens de texto e eventos pessoais. Isso ajuda a construir relacionamentos mais fortes com os clientes e aumenta a eficácia do marketing.

De acordo com uma pesquisa da TechRepublic, 75% dos clientes B2B comprariam de seu fornecedor novamente se ele tivesse recursos omnichannel.

Para aplicar uma estratégia omnichannel, as empresas devem começar por compreender seus clientes e seus hábitos de compra. Isso inclui reunir informações sobre como eles gostam de ser contatados e quais canais eles preferem usar para se comunicar com as empresas.

Dados coletados do Think with Google mostram que os esforços omnichannel geram uma taxa 80% maior de visitas incrementais à loja.

Para que isso aconteça, é preciso criar uma estratégia de conteúdo e campanhas de marketing consistentes em todos os canais e adaptadas aos diferentes segmentos de clientes.

Além disso, é importante ter uma plataforma de automação de marketing para gerenciar e mensurar campanhas omnichannel. Isso permite rastrear o desempenho de diferentes esforços em diferentes canais e fazer ajustes para maximizar o retorno sobre o investimento.

Por fim, é indispensável ter uma equipe de atendimento treinada para lidar com as dúvidas e preocupações dos clientes, independentemente do canal de comunicação.

 

7- E-mail marketing

De acordo com o Content Marketing Institute, 81% dos profissionais de marketing B2B dizem que as newsletters por e-mail são a forma mais usada de marketing de conteúdo.

Ainda, segundo a HubSpot, 64% dos profissionais de marketing B2B viram efeitos positivos de seu plano de marketing por e-mail quando se tratou de atingir seus objetivos de 2021.

Sem dúvida, essa estratégia é muito eficaz, pois permite segmentar a lista de contatos e enviar mensagens personalizadas e relevantes para cada grupo.

Além disso, o e-mail é uma maneira confiável e econômica de se comunicar com clientes em potencial e existentes.

Para aplicar o e-mail marketing B2B, é importante seguir algumas dicas:

  1. Construa sua lista de contatos: Comece coletando e-mails de potenciais clientes e existentes. Use formulários de inscrição em seu site e eventos para atingir esse objetivo.
  2. Segmente sua lista de contatos: Divida sua lista de contatos em grupos com base em características como cargo, indústria e localização. Isso permitirá que você envie mensagens personalizadas e relevantes para cada grupo.
  3. Use design atraente e fácil de ler: Ao enviar e-mails, mantenha sempre o design atraente e fácil de ler, para que você possa capturar a atenção das pessoas e mantê-las interessadas.
  4. Faça testes A/B: Testar diferentes aspectos de seus e-mails, como assunto, conteúdo, design e call-to-action, permite que você descubra o que ressoa melhor com seu público-alvo. O teste A/B pode ajudá-lo a determinar a combinação ideal.
  5. Seja consistente: Atenha-se a um cronograma ao enviar e-mails e certifique-se de manter sua lista de contatos atualizada.

 

8- Site

Segundo aponta uma pesquisa da Adweek, 81% dos compradores visitam um site antes de fazer uma compra.

Certamente, o site é uma das melhores estratégias de marketing B2B, pois é uma plataforma centralizada onde as empresas podem apresentar sua marca, produtos e serviços.

Ele também permite que as empresas forneçam informações detalhadas sobre seus negócios, incluindo cases de sucesso, avaliações de clientes e contato. Além disso, um site bem projetado e otimizado para mecanismos de busca pode ajudar a aumentar a visibilidade da empresa e atrair novos clientes.

Para aplicar esta estratégia, é preciso criar um site profissional e de fácil navegação. Isso inclui ter uma boa estrutura, cuidar da experiência do usuário, fornecer design responsivo para qualquer dispositivo e ter conteúdo relevante e atualizado.

 

9- SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma das melhores estratégias de marketing B2B porque ajuda a aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de busca orgânicos, o que pode levar a um aumento no tráfego e, consequentemente, na geração de leads qualificados.

Além disso, é uma estratégia de marketing de longo prazo que pode fornecer resultados consistentes e sustentáveis. Conforme destacado pela Hubspot, o SEO ocupa o quarto lugar em termos de ROI e eficácia, e 88% daqueles que o usam aumentarão ou manterão seus investimentos em 2023.

Aplicar SEO é um processo contínuo que envolve várias tarefas, tais como:

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Além disso, é importante manter-se atualizado com as últimas tendências e algoritmos dos buscadores para garantir que você esteja usando as técnicas mais eficazes e evitando práticas que possam prejudicar seu desempenho.

 

Considerações finais

Como você viu, o marketing B2B é uma abordagem diferente do marketing B2C, pois envolve a comunicação com outras empresas ao invés de consumidores individuais. Por isso, é importante ter estratégias específicas para atingir esses potenciais clientes.

Mas, além disso, é essencial acompanhar os resultados para compreender se existe a necessidade de adequar as estratégias ou mantê-las. Conheça as principais métricas de marketing digital: Confira!

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