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Gestão de Dados

Gestão de dados: conheça 6 importantes benefícios para sua empresa

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A gestão de dados é o trabalho de processamento, coleta e análise de dados dentro de uma empresa. Seu objetivo é fazer com que os gestores e colaboradores conheçam o negócio e suas necessidades para que possam trilhar um caminho sólido em busca dos bons resultados.

Para acompanhar e se manter em um mercado de alta competitividade como é o dos dias atuais, as informações são cada vez mais valiosas para que as empresas possam ter conhecimentos importantes e tomem decisões mais assertivas rumo ao sucesso. Por isso, a gestão de dados vem sendo cada vez mais utilizada no ambiente corporativo.

Essa gestão nada mais é do que o processamento, coleta e análise de dados para que as companhias possam traçar as melhores estratégias e, com isso, se tornem mais fortes no mercado de atuação.

Benefícios da gestão de dados para Marketing e vendas

Agora que você já sabe do que se trata o conceito, pode estar se perguntando quais são as vantagens além das que já foram expostas acima. E é justamente o que você verá agora! Confira 6 benefícios de aplicar a gestão de dados no Marketing e vendas:

1. Orienta a distribuição de orçamento

Um setor de marketing eficiente deve ser capaz de direcionar as verbas da empresa aos canais que trazem melhores resultados. Porém, se isso é feito por meio de “achismos” pode ser que as tomadas de decisão sejam feitas de forma superficial e não muito relevante.

Já quando a área conta com a gestão de dados, possui mais informações a respeito do mercado, dos canais e da empresa, podendo alocar os esforços de divulgação e comunicação nos lugares certos.

2. Melhora as estratégias e abordagem

Além de se preocupar com o direcionamento de verba, o Marketing também precisa analisar qual o tipo de abordagem ao consumidor é a mais correta para a promoção dos produtos e serviços de uma organização. E, a partir da gestão de dados ele conta com informações sobre o público alvo e a própria cultura da empresa, o que facilita a criação de estratégias assertivas.

3. Simplifica o trabalho

Como o nome sugere, a gestão de dados tem a função de reunir um grande número de informações. E essas podem ser valiosas em relação à eficiência do Marketing e lucratividade das vendas, já que o trabalho se torna mais simplificado.

4. Oferece uma melhor experiência de compra

Entre os principais dados de uma empresa, estão as informações sobre o perfil dos seus clientes. Isso faz com que tanto o Marketing atue de forma a atingir positivamente esse público quanto o departamento de vendas os abordem com uma linguagem próxima, o que facilita e muito os processos e melhora os resultados.

5. Ajuda a identificar oportunidades

Por meio da avaliação dos dados coletados, é possível que o Marketing e vendas enxerguem oportunidades que antes não eram vistas. Isso porque é muito mais fácil traçar um planejamento eficaz quando se tem um grande número de informações sobre a empresa e o mercado em que ela atua.

6. Otimiza os processos

Quando cada área da empresa é analisada, o que inclui Marketing e vendas, é possível avaliar o desempenho de cada uma delas e encontrar possíveis erros e corrigi-los, o que contribui para o aumento da produtividade e motivação dos colaboradores.

Dicas para uma gestão de dados eficiente

Depois de ler até aqui, ficou interessado em aplicar a gestão de dados em sua empresa, mas não sabe como fazer da melhor forma? Confira algumas dicas a seguir:

  • promova uma mudança cultural em toda a empresa, pois se utilizar de sistemas e ferramentas como o CRM e BIG Data sem uma metodologia de trabalho com foco em resultados não tem valor;
  • invista nas tecnologias certas, já que sistemas e softwares indicados para uma empresa nem sempre serão eficientes para outra. Portanto levante as necessidades do seu negócio, análise as soluções do mercado e veja quais delas mais se encaixam;
  • selecione quais dados são importantes para sua empresa, ou seja, os seus KPIs, pois de nada adiante ter uma “avalanche” de informações se a maioria delas será descartada;
  • use dashboards de controle, os quais funcionam por meio de painéis que dão respostas conclusivas a uma série de questões, afinal não é necessário ficar cruzando dados muitas vezes difíceis de interpretar. Além disso, eles podem ser compartilhados com colaboradores, parceiros e demais interessados para facilitar a comunicação;
  • divida responsabilidades, metas e painéis de desempenho com as equipes. Isso pode ser feito por meio de plataformas colaborativas que auxiliam na gestão de dados.

Para que a gestão de dados seja realmente eficaz, é preciso que os gestores escolham tomar decisões por meio de informações concretas sobre o negócio. E, como você pode ver, há uma série de vantagens nisso.

Uma das principais estratégias de marketing atual tem sua eficiência baseada na gestão de dados. Entenda como o Inbound marketing pode contribuir para aumentar de forma consistente e recorrente os resultados da sua empresa.

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