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marketing para micro e pequenas empresas

Marketing para pequenas empresas: o que é essencial?

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Empreendedores de pequenas empresas podem se diferenciar pelo setor em que atuam, formas de trabalho, entre outras características. Porém, sem dúvida, um ponto em comum entre todos eles é o objetivo de atrair e reter clientes e, consequentemente, aumentar os rendimentos. E uma das maneiras mais eficientes de se alcançar esse objetivo é por meio de um bom plano de Marketing para pequenas empresas.

Há quem pense que não é possível estabelecer um bom plano de Marketing para pequenas empresas, ou que ele deve se basear apenas em anúncios pontuais em jornais ou revistas de bairro ou do trade. Porém, é possível construir um planejamento eficaz mesmo quando há limitação para o investimento.

investir em marketing, ainda mais nos dias de hoje, é obrigatório para empresas que desejam manter-se competitiva e queira crescer.

E, no que diz respeito ao investimento, principalmente, com o marketing digital é possível realizar campanhas criativas sem comprometer o orçamento.

Conceito de Marketing

Apesar de o termo ser bastante comum, muitos ainda têm dúvidas sobre o que exatamente o conceito de Marketing significa.

Marketing é um conjunto de processos com o objetivo de comunicar informações da empresa que permitam a percepção de valor para o seu público, ou seus consumidores.

A estratégia visa fortalecer marcas, tornando-as referências no mercado em que atuam. Ou seja, apesar de sua meta final seja gerar negócios, isso é realizado por meio do valor que é agregado a elas.

Os 4Ps do Marketing

Podemos dizer que o conceito é formado por quatro pilares, ou Mix de Marketing. Eles devem ser utilizados em qualquer estratégia, tanto para as tradicionais quanto para as do meio online. Saiba quais são eles:

  • Produto: o que sua empresa oferece, quais são os detalhes do produto e o que os consumidores esperam dele;
  • Preço: quanto será cobrado por cada produto ou serviço, e de que forma o pagamento será feito;
  • Praça: onde os produtos e serviços são disponibilizados, quais as formas de distribuição e quem é a concorrência;
  • Promoção: como o produto deve ser comunicado ao mercado, em quais canais ele será divulgado.

Primeiro passo: planejamento

Você pode estar pensando: “sim, estou precisando investir no setor em minha empresa!”. Porém, antes de colocar qualquer ação em prática, é fundamental elaborar um planejamento. Ele deve conter as metas, objetivos, estratégias, ações, orçamento e os resultados esperados de cada estratégia.

A partir de um bom plano de Marketing, é possível conhecer o público-alvo e suas necessidades. Com o comportamento do potencial cliente identificado, fica mais fácil elaborar ações direcionadas.

Pontos importantes de um plano de Marketing

Conheça seu público e crie sua persona

Certas ações de Marketing podem ser muito eficientes para algumas empresas, porém trazer poucos resultados para outras. Isso porque seus públicos possuem características diferentes.

Portanto, é muito importante que a persona da empresa,  que pode ser definida como a representação fictícia do cliente ideal, esteja bem estabelecida.

Saber qual é o seu comportamento, dores e necessidades permite que as estratégias sejam orientadas corretamente, permitindo o sucesso das ações.

Objetivos e metas bem definidos

Para se atingir bons resultados, é importante que os objetivos e metas estejam bem estabelecidos.

São eles que incentivam o compromisso com as ações pré-definidas no planejamento o fazem com que o setor mantenha o foco.

Mensuração de resultados

Para o bom andamento do planejamento de Marketing para micro e pequenas empresas, medir resultados é essencial. Isso porque eles irão guiar o setor ou empresa responsável no direcionamento de ações.

Dessa forma, aquelas que estão trazendo pouca interação são reformuladas e as que vêm dando certo podem ser fortalecidas.

Conheça 6 dicas de Marketing para micro e pequenas empresas

Agora que você conhece o conceito, seus pilares e a importância do planejamento, vamos mostrar 6 dicas de Marketing para micro e pequenas empresas:

Invista na comunicação visual

Como diz aquele velho ditado, a primeira impressão é a que fica. Por isso, ter uma boa identidade visual, que passe os valores da empresa e atraia, pode fazer a diferença na hora de conquistar potenciais clientes.

Nesse processo, é importante contar com profissionais de design, que poderão criar ou renovar a logomarca e outros materiais gráficos e digitais, como sites e blogs.

Construa presença no ambiente digital

O perfil do consumidor mudou. Com a chegada da internet, aquele cliente que precisava ir até um ponto físico para adquirir um produto ou serviço, hoje tem tudo o que precisa ao passo de um clique. Por isso, se torna cada vez mais essencial marcar presença online para melhorar a visibilidade do negócio e gerais mais vendas.

E a boa notícia é que investir em marketing digital, que incluem sites, blogs, e-mail marketing, mídias sociais, entre outros canais, pode sair mais barato do que se imagina. E os resultados podem ser ainda melhores do que investir nas ferramentas de Marketing tradicional.

O meio digital permite que sua empresa divulgue novidades, promoções, entregue ao seu público-alvo conteúdo de valor e interaja com ele. Assim, sempre que ele precisar exatamente do produto ou serviço que sua empresa oferece, certamente se lembrará dela.

Aposte no bom relacionamento

Assim como a qualidade do produto que sua empresa oferece, o atendimento ao consumidor no momento da compra e depois dela é tão importante quanto.

Por isso, é interessante manter um canal direto de comunicação com seu cliente, onde ele poderá tirar dúvidas, solicitar informações ou, ainda, realizar reclamações ou sugerir mudanças.

Invista em datas comemorativas

Use o calendário a seu favor. Ou seja, procure realizar ações condizentes com cada época do ano, como por exemplo, Natal, férias ou outras datas importantes.

Faça promoções participativas

Ao invés de apostar somente na promoção de produtos, invista também em ações que agreguem ao seu consumidor, como receitas, manuais, e-books, e tudo o que puder ser relevante a ele.

Contrate profissionais capacitados

Por trás de uma grande estratégia de Marketing estão, sem dúvida, bons profissionais. Portanto, contrate colaboradores ou agências experientes, que apresentem bons portfólios e resultados eficientes para outros clientes.

Investir no setor pode ser o que seu empreendimento precisa para crescer nos dias de hoje, em que a concorrência anda tão acirrada e os clientes buscam diferenciais. Portanto, faça a diferença e comece agora mesmo a planejar suas ações!

Quer saber mais sobre esse assunto e qual a melhor solução para a sua marca? Fale com a Comunicarte Assessoria de Comunicação e Inbound Marketing.

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Tags

  • 4 ps do marketing
  • Marketing
  • marketing digital
  • Micro e pequenas empresas
  • relacionamento

Comments

  1. reply
    Vânia 14 de março de 2020 at 09:44

    Planejamento estratégico de marketing é essencial para o crescimento, em especial os pequenos negócios =)

    Artigo muito relevante!

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2 comments
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