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Maturidade Digital: Por que sua empresa precisa investir nela?

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A tecnologia está tomando conta do cenário corporativo. O conceito de transformação digital está cada vez mais inserido no dia a dia da empresas, que vêm trabalhando incessantemente para se adaptar a essa nova realidade. Dessa forma, vão atingindo a maturidade digital, que se faz obrigatória para manter a competitividade e os bons resultados.

Numa escala de 1 a 5, quanto a sua empresa está madura nesse aspecto? Se ficou confuso sobre a resposta, esse post é para você! Vamos falar sobre o assunto e sua importância dentro do universo organizacional.

Confira!

O que é maturidade digital

A maturidade digital vem depois da transformação digital nas empresas. Ou seja, no momento em que essas estão totalmente adaptadas as inovações tecnológicas inseridas no dia a dia.

Em linhas gerais, é o termo utilizado para se referir ao nível de entendimento e integração dos recursos tecnológicos no dia a dia de um negócio.

Índices de maturidade digital

Existem vários meios para se medir a maturidade digital corporativa. Um deles é adotado pela consultoria IDC, que propõe uma escala de 1 a 5 para avaliar as etapas de adaptação. Veja o que significa cada uma delas:

 

  • Nível 1: a empresa não adota nenhum processo digitalizado, seja por falta de conhecimento ou de simples aceitação à tecnologia;
  • Nível 2: funcionários e gestores dão os primeiros passos e começam a adotar experiências digitais;
  • Nível 3: a empresa está no caminho certo da maturidade digital, com a digitalização de documentos, por exemplo, mas ainda não adotou a tecnologia em todos os processos;
  • Nível 4: o empreendimento tem uma estratégia bem definida de transformação e maturidade digital;
  • Nível 5: a empresa é referência no seu setor por ter um modelo de negócio disruptivo. Alguns exemplos são a Amazon e a Uber.

 

Nesse sentido, um levantamento feito em conjunto pela Deloitte e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), demonstrou que 85% dos empresários concordam que a tecnologia é favorável aos negócios. Porém, não sabem como promover a maturidade digital.

Panorama brasileiro

Uma pesquisa divulgada em 2019, realizada em parceria entre a Dell Technologies e a Intel (DT Index II), demonstrou que os chamados países emergentes saem na frente quando o assunto é transformação digital, mas ainda pecam quando se trata de maturidade digital.

O Brasil, por exemplo, está em segundo lugar no ranking de empresas digitais, à frente de países como o México, que ocupa a quarta posição, e a Colômbia, que está em quinto lugar.

Cerca de 6% dos negócios brasileiros são apontados como digitais. O índice é baixo, mas já mostra uma tendência de mercado. A pesquisa apontou ainda que cerca de 8 em cada 10 empresários do país desejam difundir melhor a transformação digital nos processos das suas empresas.

Além disso, 26% dos gestores têm medo de que suas empresas não consigam acompanhar o andar da carruagem e ficarem para trás.

A importância da maturidade digital para as empresas

Um ambiente de trabalho maduro digitalmente pode acelerar os resultados, pois se está utilizando as ferramentas digitais em sua integralidade.

Em resumo, há otimização do tempo maior produtividade e clareza das metas a serem alcançadas. Os resultados positivos são uma consequência desses fatores.

Para se ter ideia, uma pesquisa do Google e da consultoria BCG (Boston Consulting Group), identificou que as empresas que atingiram um nível máximo de maturidade digital conseguem aumentar as receitas em 20% e reduzir os custos em até 30%.

Desafios para conquistar a maturidade digital

Entre os principais desafios para alcançar a maturidade digital corporativa estão:

  • Resistência da equipe;
  • Falta de recursos para investir em transformação digital;
  • Desqualificação da equipe;
  • Falta de visão estratégica dos gestores.

É interessante observar que, no dia a dia, os brasileiros são conectados e atualizados. A pesquisa “Índice de Maturidade Digital”, desenvolvida pelo Google junto à consultoria McKinsey, mostrou que 67% dos brasileiros estão conectados. Esses passam cerca de nove horas na internet e 70% têm perfis em redes sociais.

Portanto, basta convergir essa habilidade à tecnologia no processo produtivo. Isso porque o próprio Google já demonstrou em pesquisas anteriores que empresas digitais podem melhorar o fluxo da economia, com potencial para incrementar até US$70 bilhões ao PIB (Produto Interno Bruto).

Etapas essenciais para a construção da maturidade digital da sua empresa

A maturidade digital apresenta melhores resultados para uma empresa quando há uma visão global dos processos. Para alcançar esse nível, é importante cumprir algumas etapas:

  • Planejamento;
  • Diagnóstico;
  • Investimento em transformação digital;
  • Qualificação da equipe;
  • Monitoramento e adaptação.

É importante frisar que todos os passos a serem tomados precisam ser embasados por um bom planejamento. Afinal, quais os objetivos e o que se espera alcançar com a substituição dos processos tradicionais pelos digitais?

É importante, nesse sentido, conhecer a real situação da empresa e inseri-la numa análise do macroambiente para saber o potencial do seu negócio.

Não há como fugir do investimento em transformação digital, desde a compra de um simples sistemas de CRM até a automatização dos processos.

Os recursos humanos também não podem ser negligenciados. Afinal, são as pessoas da sua empresa que serão responsáveis pela adaptação dos novos métodos.

Em suma, após a transformação digital é crucial acompanhar os resultados e adaptá-los conforme a necessidade. Por isso, a maturidade digital tende a melhorar a performance do seu negócio, independentemente do seu porte.

Nosso artigo foi útil para você? Quer saber mais sobre outros assuntos relacionados? Descubra mais benefícios da tecnologia para o meio corporativo.

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