Em 2017 o facebook atingiu a marca de 2 bilhões de usuários! A maior rede social do mundo, que está constantemente sendo modificada, fez mudanças de grande impacto esse ano, investindo em vídeos, novos formatos e atualizando o seu algoritmo, que é responsável, entre outras coisas, por mostrar as publicações no feed dos usuários. Veja a seguir algumas mudanças no facebook que causaram impacto nos usuários:
Podemos dizer que uma das grandes mudanças e transformações no facebook foi o modo da rede social lidar com os vídeos, foram lançadas muitas novidades, buscando incentivar usuários a produzirem vídeos. E deu certo! Nesse ano pôde-se ver uma verdadeira enxurrada de vídeos no feed de notícias, dos mais diversos assuntos.
Durante o ano o Facebook apresentou diversas ferramentas com o foco em vídeos, como por exemplo o App Creator, que serve para os usuários aperfeiçoarem o conteúdo, inserindo informações, gráficos e ferramentas de interação.
Outra novidade foi que facebook também lançou uma plataforma chamada Facebook Watch, para concorrer com o Netflix e Youtube. As produtoras de audiovisual poderão ter mais um canal poderoso podendo distribuir seus vídeos para uma audiência de até 2 bilhões de pessoas.
Um ferramenta bastante interessante para os usuários foi a criação do Highlighted Shares, que permite saber quem tem compartilhado seus vídeos. Para cada vídeo postado, a ferramenta mostra o número de visualizações, comentários, total de curtidas e compartilhamentos, além da média de tempo que os usuários assistiram o vídeo.
O facebook criou o website Facebook for Creators, dedicado apenas aos usuário produtores de vídeo, nessa espécie de portal, as pessoas podem acessar diversos materiais e dicas sobre como desenvolver e melhorar os seus vídeos na rede social.
Para que tem a sua fan page e faz anúncios, o facebook também fez diversas modificações, nas modalidades de anúncios, na organização do template e no lançamento da extensão do Excel, tornando possível criar relatórios de anúncios e exportar os dados de várias contas para um único relatório.
Também apresentou o Collection, uma modalidade de anúncio bastante interessante onde a marca atinge o usuário de forma mais imersiva e visual. Pode ser inserida uma imagem ou vídeo para destacar chamar a atenção, seguidos de uma série de produtos logo abaixo.
Em 2017 o Facebook anunciou o Mobile Studio, um site com dicas para os anunciantes desenvolverem seus anúncios de forma mais fácil, rápida e assertiva.
No início do ano o Facebook fez uma atualização no seu algoritmo buscando dar mais espaço a vídeos longos no feed de notícias dos seus usuários. Antes da atualização, a rede social dava muita atenção para o alcance dos conteúdos em vídeo sem levar em consideração a duração. Dessa maneira, um vídeo com o tempo curto que era visto quase por inteiro era tratado da mesma forma que um vídeo longo. Isso tornava os vídeos mais curtos muito mais difundidos.
“No passado, fizemos atualizações no feed de notícias que levavam em conta mais as interações que você fazia com vídeos e se um vídeo era transmitido ao vivo ou não. Olhávamos uma variedade de sinais para determinar quais vídeos mostrar no feed, incluindo quão longo o vídeo era, se as pessoas escolhiam ligar o áudio e se abriam o vídeo em full screen”, diz o texto.
Após a mudança, o algoritmo começou a levar em conta quanto tempo do vídeo era assistido para decidir se seria mostrado ou não.
“Nós sabemos que completar um vídeo mais longo é um comprometimento maior do que completar um vídeo curto. Conforme continuamos a entender como nossa comunidade consome vídeo, percebemos que deveríamos dar mais peso à percentagem de conclusão caso o vídeo seja mais longo para evitar a penalização de vídeos longos”, diz o texto.
Outra mudança no algoritmo que não foi muito alardeada é que os sites lentos começaram a perder espaços no feed de notícias. Tal como o Google leva em consideração a velocidade que um site leva para abrir para ranquear bem ou mal, o algoritmo passou a adotar um procedimento parecido.
Quer ficar por dentro das notícias sobre o Facebook e tudo sobre marketing digital? Basta nos acompanhar em nossa fan page!