

Uma nova década se aproxima. Com isso, vêm surgindo os questionamentos dos gestores sobre as tendências de marketing 2020. Afinal, saber o que conquistará o consumidor e destacará as empresas em um mercado de alta concorrência faz toda a diferença no sucesso do planejamento para o próximo período.
Como é sabido, os últimos anos foram marcados pelo rápido avanço da tecnologia e dos canais online, pela consolidação do e-commerce e pela supremacia do mobile nas relações de consumo.
Os consumidores perderam o medo das compras virtuais, se tornaram mais engajados e muito mais exigentes com as marcas de preferência. Isso quer dizer que não esperam nada menos do que uma experiência de excelência no ambiente digital.
Por outro lado, especialistas em marketing investiram pesado em pesquisas e estudos para oferecer experiências à altura das expectativas. Saiba algumas conclusões importantes e tenha mais sucesso em suas estratégias!
Algumas coisas são fato. Entre as tendências de marketing 2020 está o crescimento contínuo no investimento em marketing digital, focado em relacionamentos humanizados entre empresas e clientes.
Para se ter uma ideia, a pesquisa Global Marketing Trends 2020, da Deloitte, aponta que as marcas devem se basear nos seguintes conceitos para o desenvolvimento das ações: propósito, experiência humana, fusão, confiança, participação, talento e agilidade.
A ideia é que, apesar de no universo digital ficarem em segundo plano, as marcas consigam compensar esse isolamento com mais conexões humanas. Veja agora 5 tendências importantes:
Impossível se separar do smartphone. Só no Brasil são 220 milhões de aparelhos ativos, segundo um levantamento de 2019 da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Isso demonstra o quanto o consumidor está dependente dessa tecnologia para se relacionar, comprar, vender e se divertir.
Esse comportamento também se reflete no universo B2B. Gestores e executivos fecham negócios, escolhem seus fornecedores e avaliam os concorrentes pela tela do celular. Ou seja, fazem tudo o que precisam sem precisar sair do escritório, graças à portabilidade que somente a era mobile pode proporcionar.
Nesse sentido, essa continuará sendo uma das tendências de marketing para 2020. As empresas devem investir em WhatsApp Marketing, aplicativos e sites responsivos para estarem sempre próximas dos seus clientes, sejam eles empresas ou consumidores finais.
Seja no marketing digital ou no tradicional, os dados de leads e clientes serão cada vez mais usados para fundamentar campanhas e direcionar as estratégias.
Por isso, formulários com preenchimento de informações básicas, como nome, telefone e
e-mail, se tornaram corriqueiros. Mas a partir do ano que vem, o banco de dados dos clientes ganha um novo ingrediente com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados.
Com suas informações protegidas pela legislação, o consumidor tende a se sentir mais seguro em fornecer seus dados, derrubando muros que os separam das estratégias de marketing das empresas.
Embora os chatbots (robôs de atendimento) sejam estratégias válidas no marketing digital, a humanização do atendimento estará presente em várias etapas da jornada de compra do consumidor.
Para se ter uma ideia, o termo foi muito repetido pelos especialistas de marketing digital presentes na edição de 2019 do RD Summit.
Portanto, a humanização do e-mail-marketing, com textos mais pessoais e direcionados, repete a mesma tendência nas postagens do LinkedIn da empresa e ainda no marketing de forma geral.
Os velhos gatilhos mentais, como o da escassez, vão perder lugar para a empatia. Ou seja, a regra será colocar-se no lugar do cliente para, enfim, oferecer uma boa proposta.
Entre as tendências de marketing para 2020 não poderíamos deixar de citar a pesquisa por voz e por imagem nos buscadores da internet. Empresas que investirem em inteligência artificial para serem encontradas rapidamente dessas formas terão mais engajamento e aumentarão a chance de conversões em vendas.
Isso é um reflexo da necessidade de respostas rápidas e assertivas pelas quais os clientes estão buscando nas suas experiências de consumo. Afinal de contas, comprar não deve ser um caminho tortuoso, cheio de barreiras. Muito pelo contrário. Quanto mais simples, melhor.
As estratégias de marketing offline continuarão sempre existindo. Porém, o marketing digital vem com força total em 2020, em pequenos, médios e grandes negócios. A estratégia será responsável por continuar entregando conteúdo de qualidade para os consumidores, que terão a possibilidade de conhecer melhor as marcas e fazer suas escolhas de compra.
Mais uma vez, as ações de marketing digital serão fortalecidas seguindo a tendência que já vem sendo verificada nos últimos tempos, mas que ainda precisam ser aprimoradas.
Sendo assim, o mobile, por exemplo, será responsável por um número cada vez maior de compras. Uma pesquisa do Google, em parceria com o The Boston Consulting Group (BCG), identificou que 40% da receita das empresas já é gerada por vendas intermediadas por dispositivos móveis.
A pesquisa por voz também vem surtindo mais efeito quando o objetivo é ser encontrado de forma ágil nas buscas por negócios na internet. A vantagem é percebida especialmente nos negócios físicos.
Em resumo, as tendências de marketing 2020 giram em torno do marketing digital, porém com um viés muito mais voltado à melhoria da experiência do usuário. O foco das empresas será a superação de expectativas, com um olhar humanizado e o objetivo de entregar resultados rápidos aos consumidores.
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