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Navegação do usuário

A Importância da Experiência de Navegação do Usuário (UX)

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O marketing digital aumentou a competição entre as empresas. Agora, até mesmo mínimos detalhes são considerados diferenciais competitivos. Um exemplo disso é a experiência de navegação do usuário, também conhecida como UX.

User Experience (UX) ou experiência do usuário nada mais é que um método que visa aumentar a satisfação dos visitantes nas páginas da internet.

Por meio disso, é possível melhorar a usabilidade, acessibilidade, legibilidade, escaneabilidade e até mesmo a interação dos usuários.

Para termos noção da importância dessa estratégia, segundo uma pesquisa feita pela Nielsen Norman Group, quando um site voltado para o e-commerce utiliza a UX, a taxa de conversão aumenta em 83%.

Isso significa que se a sua empresa quer aumentar os resultados consideravelmente, precisa investir na experiência do usuário.

Ao longo deste artigo, abordaremos os pilares do UX, como funciona e qual a sua importância. Continue a leitura e confira.

Entenda como funciona a experiência de navegação do usuário

Existem alguns fatores que prejudicam a experiência de navegação do usuário em uma página da internet e prejudicam a troca de informações entre as marcas e clientes em potencial.

O primeiro deles e também o mais comum é o uso excessivo de banners, anúncios e outras formas de publicidade. Muitas vezes eles aparecem em cima do texto e impedem a leitura do mesmo, fazendo com que o visitante desista e saia do site.

Outro fator que prejudica é o contraste de cores, fazendo com que a legibilidade caia consideravelmente.

A escolha das letras também é fundamental para o UX, o uso de fontes cursivas, por exemplo, pode prejudicar a leitura.

O tamanho também é uma questão a ser levada em conta, inclusive, é preciso considerar o público-alvo na hora de definir essa questão. Pessoas com idade mais avançada podem precisar de fontes maiores e sem muitos enfeites.  

A função da experiência de navegação do usuário é tornar a visita das pessoas ao site mais simples e atrativa, aumentando a satisfação e a conversão e, consequentemente, ajudando a fidelizar clientes.

Esse conceito se preocupa com a interação das pessoas, identificando falhas e aprimorando o que for possível para fornecer uma boa experiência aos visitantes.

Quem deve se preocupar com a experiência de navegação do usuário?

A UX deve ser levada em consideração por todas as empresas, independentemente do seu porte ou ramo de atuação.

Isso porque mesmo que você tenha um conteúdo de excelência para transmitir, se o seu cliente em potencial não se sentir confortável no seu site, ele não vai efetuar uma compra ou fechar um negócio.

A lógica é a mesma para um cliente que entra fisicamente na sua empresa. Tudo precisa estar limpinho, organizado e convidativo, caso contrário, ele vai procurar um concorrente.

Ainda, a experiência de navegação do usuário atua como um diferencial competitivo. Afinal, existem cerca de 1.718 milhões de web sites e é preciso fazer alguma coisa para se destacar no meio de tanta concorrência.

Por fim, como nem todos os sites se atentam para essa questão, os que aplicam as boas práticas do UX se sobressaem. Falaremos sobre elas nos tópicos abaixo. Confira!

Pilares da Experiência do Usuário

A experiência do usuário é composta por pilares que visam obter os melhores resultados dessa abordagem para a satisfação dos visitantes. Conheça quais são abaixo:

Atratividade visual.

Este tópico está relacionado ao aspecto do site. O design deve ser atraente e formulado de forma a manter a atenção dos visitantes e fazer com que eles permaneçam na página o maior tempo possível.

Funcionalidade.

No entanto, uma boa aparência e atratividade não é o suficiente. O site precisa ser responsivo e funcionar perfeitamente em todos os tipos de dispositivos, atendendo às expectativas e necessidades dos usuários com os mais variados aparelhos.

Acessibilidade.

De acordo com uma pesquisa de 2019, cerca de 99% dos sites brasileiros possuem algum tipo de falha que impede a acessibilidade digital.

Promover a acessibilidade significa adaptar os conteúdos do site para que pessoas com deficiências visuais, dificuldades de leitura ou outras condições relacionadas possam acessar os conteúdos disponíveis.

O áudio, por exemplo, é um recurso bastante utilizado na acessibilidade digital. Além disso, vale ressaltar que esse tópico é obrigatório, descrito no Artigo 63 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

Credibilidade.

É fundamental que a sua página na internet seja confiável e possua um Certificado SSL para aumentar a credibilidade e autoridade da marca.

Além disso, é ideal que o site não apresente erros frequentes, mas caso aconteça é preciso que tenha uma equipe de suporte para resolver o mais rápido possível.

Intuitividade

É indispensável para a experiência de navegação do usuário que o site seja intuitivo. Isso significa que os visitantes devem conseguir encontrar facilmente o que procuram. Para isso é preciso simplificar todos os processos disponíveis.

Desempenho

O desempenho é crucial para uma página na internet. A UX leva bastante em consideração esse aspecto. É ideal que um site carregue por completo entre 2 e 3 minutos.

Um estudo feito pela Forbes apontou que os usuários leem menos artigos por dia quando as páginas estão lentas.

Além disso, pôde-se observar impactos negativos sobre as fontes de receita. Portanto, é necessário que os sites sejam cada vez mais rápidos se quiserem ter bons resultados.

Proximidade

As pessoas estão adquirindo uma nova percepção das experiências que vivenciam na internet. A ideia de que o digital é distante e mecanizado não existe mais. Os usuários buscam relações cada vez mais próximas com pessoas e marcas na web.

É por isso que as marcas precisam trabalhar a humanização das páginas e ferramentas disponíveis no ambiente digital, criando uma conexão com o público.

Quando esse aspecto é levado em conta o engajamento do usuário aumenta, juntamente com a sua satisfação. Isso tudo contribui para a atração e fidelização de clientes.

Considerações finais

Podemos concluir que o bom desempenho de um site depende em grande parte da boa experiência de navegação do usuário.

Marcas que não se preocupam com essa questão estarão sempre um passo atrás da concorrência.

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