• Home
  • ABC da Comunicação
  • Gestão da Marca
  • Marketing Digital
  • Vendas
  • Contato
Log In

  • Home
  • ABC da Comunicação
  • Gestão da Marca
  • Marketing Digital
  • Vendas
  • Contato
HomeMarketing DigitalTráfego Orgânico: Melhores Práticas para Conquistá-lo
Tráfego orgânico

Tráfego Orgânico: Melhores Práticas para Conquistá-lo

  • comunicarte
  • 1

O crescimento do marketing digital trouxe com ele diversos termos que parecem complexos. No entanto, mesmo que você não saiba o conceito de alguns, se tiver uma certa familiaridade com a internet com certeza conhece o seu significado pela prática. Esse é o caso do tráfego orgânico.

Continue a leitura entenda o que ele é de uma forma simplificada e por qual motivo as pessoas lutam tanto para conquistá-lo.

 

O que é tráfego orgânico?

Para que você possa entender o que é o tráfego orgânico, vamos conceituar brevemente as duas palavras separadamente.

O “tráfego” aplicado ao trânsito, é geralmente usado para mencionar uma intensa quantidade de veículos circulando pelo mesmo local. Enquanto “orgânico” quer dizer algo desenvolvido naturalmente.

Juntando os dois conceitos, podemos considerar que: o tráfego orgânico no marketing digital é a movimentação de usuários em uma página da internet que acontece de forma natural, ou seja, não há investimentos financeiros para gerar o acesso dessas pessoas ao site.

Um exemplo bastante simples é quando você pesquisa algo no Google e entra em algum site para ler o conteúdo. Desse modo, você está gerando tráfego orgânico para aquela página.

No entanto, se você fizesse o acesso a partir de um anúncio, por exemplo, seria tráfego pago, tendo em vista que o gestor do site teve que investir para que você chegasse até lá.

 

Quais são os tipos de tráfego?

O tráfego orgânico não é a única forma de conseguir visitantes para a sua página na internet. Existem outras maneiras de trazer acessos para um site. Descubra abaixo:

  • Tráfego pago: Ao contrário do orgânico, nessa estratégia você precisa pagar para que o seu site apareça para os usuários. Alguns meios mais utilizados para isso são: Google Ads, Facebook Ads, Bing Ads e Twitter Ads.
  • Tráfego de referência: São os links clicáveis que aparecem ao longo de um texto. Assim como fizemos na introdução desse tópico.
  • Tráfego direto: Acontece quando as pessoas já conhecem o seu site e sem intermediários acessam ele digitando a URL no navegador.
  • Tráfego social: É aquele que vem a partir das redes sociais, ou seja, quando alguém acessa o seu site por meio do Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram ou Youtube, por exemplo.
  • Tráfego de e-mail marketing: Como o próprio nome sugere, esse tipo de tráfego ocorre quando os usuários acessam o site após receberem um e-mail marketing da marca.

 

Quais são as principais fontes de tráfego Orgânico?

Quando as pessoas pensam em tráfego orgânico automaticamente associam com os mecanismos de buscas. Acontece que essa é a principal maneira, mas não é a única. Confira a seguir outras opções:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Youtube;
  • Pinterest;
  • E-mail marketing;
  • Grupos do WhatsApp;
  • SlideShare;

 

Por que é importante que a empresa conquiste um tráfego orgânico?

O tráfego orgânico ajuda na atração de leads, segmentação da audiência e comunicação com o seu público-alvo.

Quando você precisa pagar para que as pessoas cheguem até o seu site, certamente, a margem de lucro diminui. Enquanto organicamente você não precisa gastar nada a mais.

Além disso, o tráfego orgânico apresenta menos riscos para a empresa em relação ao pago. Um simples erro de segmentação em anúncios, por exemplo, pode afetar completamente o desempenho da ação, trazendo grandes prejuízos.

 

Principais benefícios do tráfego orgânico para a empresa?

Você está pensando em investir em tráfego orgânico? Então confira alguns benefícios que essa estratégia pode trazer para as empresas:

  1. Excelente custo-benefício: Comparado ao tráfego pago, o orgânico exige menores investimentos e proporciona uma alta margem de lucro.
  2. Escalabilidade: Quanto mais conteúdo você gerar, mais visitantes vai atrair e maiores serão as chances de conversão.
  3. Autoridade: Sites que aparecem nos primeiros resultados dos mecanismos de buscas (como o Google) são vistos como autoridade, aumentando a reputação da marca no mercado.
  4. Confiança: Na publicidade paga, o Google sinaliza para os usuários que você deseja vender algo. Sem dúvida, isso faz com que muitas pessoas saiam e optem por clicar em outros links para não cair no popular “papo de vendedor”. Sendo assim, tráfego orgânico transmite maior confiança e credibilidade.
  5. Resultados duradouros: Com um único investimento realizado, o conteúdo no tráfego orgânico pode continuar trazendo resultados por longos períodos.

 

O que fazer para conquistar tráfego orgânico ascendente?

A melhor forma de gerar tráfego orgânico é usando SEO (Search Engine Optimization). Essa é uma técnica que visa inserir o seu site nas primeiras posições do Google e assim atrair mais visitantes.

Quanto maior for o número de acessos na sua página, maiores serão as chances de conversão. A lógica é simples, quanto mais pessoas conhecem os seus produtos e serviços maiores são as possibilidades de alguém se interessar e fechar negócio.

No entanto, é preciso ressaltar que o SEO é uma estratégia de longo prazo. Além disso, conteúdos relevantes e capazes de trazer resultados não são gratuitos, pois muitas vezes você precisa contratar um especialista para produzi-los.

Mas a principal diferença é que os benefícios do tráfego orgânico podem durar por muitos anos sem nenhum gasto a mais. Enquanto os anúncios pagos geram resultados apenas enquanto você está investindo.

Porém, o SEO sozinho não é o suficiente. Para que o tráfego orgânico traga lucros para a empresa é preciso se atentar a outros fatores:

  • O conteúdo precisa ser de qualidade;
  • A persona deve estar bem definida;
  • O conteúdo precisa ser bem direcionado;
  • Estude bem as palavras-chaves e as intenções de buscas;
  • Crie títulos chamativos, aumentando as chances de as pessoas clicarem;
  • Escreva a meta descrição de forma clara, objetiva e atrativa;
  • Utilize as redes sociais para divulgação;
  • Crie diferentes tipos de conteúdos (ebooks, infográficos, artigos, posts em áudio, vídeos…);
  • Faça guest posts para conseguir tráfego de referência.

 

Considerações finais

Conforme você pode ver, o tráfego orgânico traz diversas vantagens para as empresas, além de apresentar uma melhor relação custo-benefício.

No entanto, isso não significa que o tráfego pago deva ser ignorado. Nenhuma estratégia é melhor ou pior que a outra. As duas inclusive podem se complementar.

A escolha entre uma ou outra deve ser feita de acordo com as necessidades da empresa e a “pressa” em atingir resultados.

Quer saber quais são as estratégias de marketing que mais geram resultados? Clique aqui.

público-alvo

Público-Alvo ou Persona? Qual a Diferença?

Navegação do usuário

A Importância da Experiência de Navegação do Usuár...

Share this

Tags

  • benefícios
  • marketing digital
  • o que é
  • principais fontes
  • quais são os tipos
  • qual a importância
  • trafego orgânico
  • tráfego orgânico marketing

Leave a Reply Cancelar resposta

Do not miss

Produção de conteúdo
1 comments
Marketing Digital

Produção de conteúdo: conheça a importância para sua estratégia de marketing

>> LER MAIS