• Home
  • ABC da Comunicação
  • Gestão da Marca
  • Marketing Digital
  • Vendas
  • Contato
Log In

  • Home
  • ABC da Comunicação
  • Gestão da Marca
  • Marketing Digital
  • Vendas
  • Contato
HomeVendasTrade marketing: entenda o conceito
Trade Marketing

Trade marketing: entenda o conceito

  • comunicarte
  • 0

Trade marketing é o processo em que fabricantes promovem o contato entre sua marca e os consumidores por meio dos canais de distribuição. Ele funciona como um apoio dos aos varejistas ou atacadistas de forma com que se possa aumentar a vendas e todos se beneficiem.

Em um mercado de alta concorrência e consumidores cada vez mais exigentes, é essencial oferecer realmente o que eles precisam e desejam. E o trade marketing, uma vertente do marketing, é um dos conceitos com essa finalidade.

O trade marketing funciona como um apoio dos fabricantes aos seus clientes, que no caso são os canais de distribuição, no sentido de fazer com que esses promovam promoções, montem stands e demais espaços de forma com que sejam agradáveis aos olhos dos consumidores. Seu objetivo principal é o aumento nas vendas.

Isso porque uma exposição visualmente agradável, por exemplo, é capaz de despertar a atenção e fazer com que o consumidor seja impelido para a compra.

Prova disso é uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) que mostrou que 52% dos brasileiros compra por impulso. Ou seja, se o trabalho de trade marketing oferecer os gatilhos certos, é possível que os resultados dos canais de venda sejam melhores.

Exemplos de trade marketing

Para que o conceito fique mais claro para você, nada melhor do que exemplificar, não é mesmo? Então vamos a algumas formas de realizar o trade marketing na prática:

Capacitação de profissionais

Treinar promotores de vendas e demais envolvidos no trade marketing é essencial para garantir uma boa gestão de produtos e processos. Isso porque a reposição de itens de maneira adequada e contínua segundo os objetivos da marca é de grande importância.

Merchandising

As campanas de marketing em sua maioria são realizadas nos canais de distribuição, os quais tem contato direto com o público. Nesse caso, os fabricantes devem pensar em estratégias de merchandising adequadas, como a inclusão de banners, displays e demais elementos de comunicação visual que chamem a atenção do público.

Participação em feiras e eventos

Para que o trade marketing aconteça de forma contínua, o que é essencial para os bons resultados da indústria, é importante participar de feiras e demais eventos onde estejam presentes varejistas e atacadistas que possam se interessar pelos produtos que ela oferece.

Criar incentivos comerciais

Para se tornar uma preferência nos canais de distribuição, os fabricantes devem criar incentivos comerciais atrativos, como comissões, gratificações e competições que ofereçam prêmios para incentivar as vendas.

Estar presente

Fazer visitas presenciais aos canais de distribuição promove um bom relacionamento, o qual pode se tornar duradouro e trazer bons frutos no presente e no futuro.

Quem são os profissionais e como atuam?

A forma como uma marca atua nos pontos de venda , como comentamos, é fundamental para o sucesso nas vendas. E é isso que os profissionais de trade marketing fazem. Eles são responsáveis pelo bom desempenho de uma marca nos pontos de venda.

Uma equipe de trade marketing é formada pelos coordenadores, que elaboram o planejamento estratégico e todas as campanhas a serem aplicadas nos canais de distribuição, e os promotores de venda, responsáveis por colocar as ações em prática e ter o contato por direto com os consumidores.

Ambos dependem um do outro para que as ações sejam eficazes, já que sem um plano não há uma boa estratégia e sem os profissionais para coloca-las em prática no mercado ela se torna inviável.

Veja agora algumas das principais responsabilidades dos profissionais de trade marketing:

  • elaborar o planejamento estratégico de ações;
  • controlar verbas promocionais;
  • detectar oportunidades de negócio em cada canal de distribuição;
  • implantar as estratégias;
  • estabelecer a comunicação entre marketing e vendas;
  • participar e promover eventos;
  • desenvolver e apresentar planos de trade marketing aos clientes;
  • fazer a gestão da equipe de promotores;
  • desenvolver políticas de preços;
  • definir canais de atuação;
  • controlar prazos de entrega dos produtos.

Bons clientes, ou canais de distribuição, exigem cada vez mais de seus fornecedores. Por isso, é essencial contar com uma boa equipe de trade marketing que ajude os fabricantes a se destacarem junto a varejistas e atacadistas.

As ações de trade marketing bem elaborada contribuem para influenciar o consumidor, por sinal, você sabe como funciona o processo de decisão de compra do consumidor?.

Redes sociais mais usadas

Quais são as redes sociais mais usadas e a marca n...

Gestão de Dados

Gestão de dados: conheça 6 importantes benefícios ...

Share this

Leave a Reply Cancelar resposta

Do not miss

Prospecção e Vendas b2b
0 comments
Vendas

Prospecção B2B: 8 Passos Essenciais para o Sucesso

>> LER MAIS