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Live Streaming

Live Streaming, uma tendência que chegou para ficar

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Assim como nas últimas décadas a internet revolucionou toda a sociedade, o formato dos conteúdos online também foi evoluindo, trazendo o áudio visual para o centro de diversas estratégias de Marketing Digital. Hoje, basta ter um dispositivo móvel com acesso à rede para realizar transmissões ao vivo, de qualquer lugar e a qualquer hora. A isso se dá o nome de Live Streaming, uma tendência que certamente chegou para ficar.

Prova disso é um levantamento da empresa Livestream, o qual mostra que 80% dos usuários da internet preferem assistir a uma transmissão ao vivo de uma marca do que ler um post de blog, e 82% deles a consideram mais interessante do que postagens em redes sociais. Ou seja, apostar nos vídeos ao vivo se tornou uma estratégia certeira para qualquer negócio.

O que é Streaming?

O Live Streaming foi desenvolvido por meio da tecnologia de Streaming, que consiste no envio de áudio e vídeo via transferência de dados, por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. Isso acontece como um fluxo contínuo, de maneira que os usuários possam escutar ou assistir esses conteúdos quase que imediatamente.

Seu grande diferencial é que os usuários não precisam fazer o download dos materiais para acessá-los. Alguns exemplos de plataformas famosas de streaming são a Netflix e Youtube.

O que é Live Streaming?

Considerando que o Streaming permite a transferência de dados e multimídia por meio da internet, podemos dizer que Live Streaming é o serviço que propicia transmissões de conteúdos multimídia em tempo real. Entre elas estão eventos, aulas, conferências e conteúdos empresariais relevantes para o público-alvo.

Inclusive, como comentamos no início do post, a estratégia de Live Streaming é uma das grandes tendências de Marketing Digital e, portanto, empresas que querem conquistar e fidelizar clientes não podem deixar de dar atenção à estratégia. Afinal, sua popularidade é crescente.

Para você ter uma ideia, segundo a Cision, em 2016, quando a estratégia estava apenas começando, seu mercado já girava em torno de US$30 bilhões. E, até 2021, a previsão é que o Live Streming se torne uma indústria de US$70 bilhões.

Quais as ferramentas para o Live Streaming?

A variedade de ferramentas disponíveis para fazer Live Streaming é grande. A escolha ideal para cada negócio deve se dar por meio do orçamento disponível e grau de complexidade da transmissão.

De modo geral, as plataformas podem ser utilizadas tanto para vídeos mais informais, como bastidores das empresas, como para transmissões profissionais, como palestras, cursos, debates e entrevistas.

Entre as alternativas para a transmissão ao vivo estão:

  • Live Stream, plataforma paga voltada principalmente para empresas de maior porte e que necessitem de vídeos com qualidade profissional;
  • Ustream, da IBM, também direcionada à grande organizações que fazem transmissões frequentes de boa qualidade;
  • Facebook Live, opção gratuita do Facebook que permite transmissões ao vivo em nas páginas empresariais, ou fanpages, e em perfis pessoais;
  • YouTube online, ferramenta de Live Streaming que permite gravações ao vivo desde que associadas a uma conta do Google.

Quais as vantagens do Live Streaming para as organizações?

Pelo que você leu até aqui, muito provavelmente já tenha se dado conta da importância do Live Streaming. E, para te convencer sobre o que a ferramenta pode fazer por seu negócio, listamos algumas vantagens:

  • amplia a interação com o público, já que aqueles que estão acompanhando a transmissão podem ser posicionar em tempo real;
  • demonstra transparência por parte da empresa,  Live Streaming não pode ser editado;
  • aumenta o poder de alcance das organizações, permitindo a realização de reuniões, conferências e o que mais for necessário para o andamento dos processos, sem a necessidade de todos os envolvidos se encontrarem no mesmo ambiente;
  • aumenta a credibilidade em relação ao público, já que a organização se apresenta como antenada às novas tecnologias e preocupada em sua comunicação com clientes;
  • baixo custo, pois há plataformas gratuitas de transmissão, não são necessários gastos com estrutura e o alcance é ilimitado;
  • aumento nas conversões, já que o Live Streaming desperta o interesse dos usuários e fica mais fácil que esses tenha interesse em acessar outros canais da empresa.

Agora que você já sabe o que as transmissões ao vivo podem fazer por sua empresa, que tal começar a colocar em prática agora mesmo? Espera! Você quer saber mais estratégias para o seu negócio digital? Conheça o marketing de conteúdo, prática indispensável para atrair o seu público.

 

 

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