• Home
  • ABC da Comunicação
  • Gestão da Marca
  • Marketing Digital
  • Vendas
  • Contato
Log In

  • Home
  • ABC da Comunicação
  • Gestão da Marca
  • Marketing Digital
  • Vendas
  • Contato
HomeGestão da MarcaBenchmarking: entenda o conceito e como aplicar em sua empresa
Benchmarking

Benchmarking: entenda o conceito e como aplicar em sua empresa

  • comunicarte
  • 0

Benchmarking é um processo detalhado de pesquisa que permite realizar uma análise da concorrência para comparar produtos, observar práticas, serviços e metodologias de forma com que a empresa absorva características e qualidades que levem a uma maior competitividade e excelência.

Como saber se uma empresa está realmente no caminho certo rumo à excelência sem ter parâmetros e referências do que é perfeição? Complicado, não é mesmo? E é justamente aí que entra o conceito de Benchmarking, o qual visa a busca das melhores práticas de mercado para obter um poder competitivo cada vez maior.

Quer saber mais sobre o conceito e seus benefícios para as organizações? Então acompanhe o nosso post!

O que é Benchmarking?

Em tradução livre, Benchmarking significa “ponto de referência”. O termo diz respeito a um detalhado processo de pesquisa em relação à concorrência, por meio do qual se absorve os melhores desempenhos para aperfeiçoar os próprios métodos da empresa.

A partir dessa análise, que deve ser contínua e buscar a comparação de produtos, serviços e práticas organizacionais, é mais fácil entender os concorrentes e até mesmo prever quais serão seus próximos passos.

Além disso, com a aprendizagem dos melhores casos e identificação de fatores que podem ser melhorados, a empresa pode estruturar estratégias que sejam inovadoras e promissoras.

O Benchmarking é dividido pelos seguintes tipos:

  • Benchmarking interno, que busca as melhores práticas adotadas dentro da própria organização e pode envolver departamentos mais inovadores, filiais modelos, entre outros;
  • Benchmarking competitivo, com o objetivo de analisar de forma minuciosa as práticas da concorrência com o objetivo de superá-las;
  • Benchmarking funcional, quando se compara os processos de trabalho entre empresas, mesmo que sejam de segmentos diferentes;
  • Benchmarking colaborativo, que se estabelece quando duas organizações firmam uma parceria e compartilham informações sobre seus processos.

Qual a importância de aplicar o conceito?

Como comentamos, sem referências de mercado é praticamente impossível que uma empresa que pretende crescer saiba quais são os parâmetros de excelência que devem ser seguidos e adotados.

Nesse caso, o Benchmarking entra como um fator crucial, pois “empurra” as empresas na direção de melhorias contínuas. Ele se torna uma forma de evoluir ações e estratégias por meio de insights vindos da concorrência.

Veja alguns dos seus benefícios:

  • entendimento do mercado e dos detalhes do setor em que a empresa atua para conciliá-la com as melhores práticas;
  • proporciona alta performance e melhoria contínua;
  • mais facilidade em encontrar tendências e até mesmo alterações bruscas que possam estar acontecendo com o setor de atuação e que a organização possa ainda não ter percebido;
  • visão sistêmica de processos e mercado;
  • favorece a análise do Planejamento Estratégico atual e as mudanças que são necessárias para acompanhar a concorrência e inovar;
  • diminuição de erros a partir da percepção de onde os concorrentes estão acertando e quais são as suas falhas, de forma com que não sejam repetidos na empresa;
  • redução de custos, já que as estratégias são melhor direcionadas e mais assertivas.

Como aplicar o Benchmarking na prática?

Agora que você sabe do que se trata o conceito e qual a importância e vantagens de aplicar em uma empresa, pode estar se perguntando como fazer isso na prática. Acertamos? Então confira agora alguns passos essenciais para aplicar o Benchmarking em sua organização:

Planejamento

Assim como em qualquer outra estratégia, para fazer Benchmarking também é necessário se planejar. Nesse momento a empresa deve identificar algumas questões essenciais, como quais serão as referências usadas, quais e em que empresas as comparações serão feitas e quais serão os métodos de coletas de dados utilizados.

Análise

A partir das informações coletadas, a organização deve fazer uma análise detalhada que identifique semelhanças e diferenças entre a empresa e os concorrentes previamente escolhidos.

Esse deve ser o momento de verificar pontos positivos que possam servir de base para a inovação e deficiências que possam servir de exemplo e, ainda, mostrarem e alavancarem vantagens competitivas.

Compartilhamento com equipes

Depois da análise e definição do que deve ser feito, as equipes devem ser informadas e o conteúdo compartilhado, de forma com que se desenvolvam objetivos, metas e estratégias condizentes.

Ação

Esse é o momento em que todos os envolvidos na empresa já devem conhecer os resultados do Benchmarking e, assim, colocarem em prática os objetivos e ações propostos, sempre ajustando processos de acordo com as mudanças de mercado.

Empresas que querem ser grandes devem mirar em seus maiores concorrentes, aqueles que vêm se destacando no mercado e que, por isso, têm muito a ensinar. E, para isso, podem e devem “usar e abusar” do Benchmarking.

A técnica de análise da concorrência em sua empresa vai fazer com que você fique lado a lado de grandes organizações no modo competitivo, e conhecer sobre a jornada do seu cliente pode ter deixar na frente e levar sua empresa ao sucesso!

 

 

 

Transformação digital

Transformação digital. Sua empresa precisa de uma?

Marketing Pessoal

Marketing pessoal: adote essa estratégia

Share this

Tags

  • análise da concorrência
  • benchmarking
  • estratégia
  • Gestão
  • planejamento

Leave a Reply Cancelar resposta

Do not miss

marketing para micro e pequenas empresas
1 comments
ABC da ComunicaçãoGestão da Marca

Marketing para Pequenas Empresas: Faça Pelo Menos Isso!

>> LER MAIS