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Comunicação assertiva: como anda a sua e a da sua empresa?

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A comunicação assertiva é uma das principais qualidades de um profissional de sucesso, pois mostra sua habilidade de se fazer entender e se relacionar com colegas e colaboradores de forma positiva e eficiente.

Não há como separar uma boa liderança da capacidade de ter uma comunicação assertiva. Isso porque um bom comunicador é capaz de expor de forma clara suas ideias, ouvir e compreender necessidades e, ainda, reduzir possíveis conflitos.

Mas afinal, o que significa ser assertivo? A assertividade é a capacidade de se expressar de forma aberta e honesta, sem deixar de ouvir o que o interlocutor tem que a dizer. Um profissional assertivo é aquele que tem inteligência social, demonstra autoconfiança, sabe se expressar de forma clara e concisa e conquista a colaboração das pessoas naturalmente.

Importância da comunicação assertiva nas organizações

Os ruídos ou falhas de comunicação são um dos principais vilões do bom andamento de uma empresa. Isso porque, quando a mensagem não é transmitida de forma clara e não há o diálogo, podem surgir mau entendidos, retrabalho e até mesmo conflitos entre colaboradores.

Por exemplo, se o gestor precisa explicar aos seus colaboradores em detalhes como executar determinada tarefa, mas não o faz, muito possivelmente os resultados não serão conforme a expectativa. Ao contrário, se os funcionários são comunicados de forma assertiva e são ouvidos em suas dúvidas e outras questões, as ações têm muito mais chances de serem produtivas.

Apesar de muitos acharem que a comunicação assertiva é um dom e, portanto, a pessoa já nasce com ele, é uma habilidade que pode e deve ser trabalhada, já que traz inúmeros benefícios tanto para os colaboradores quanto para as organizações. Com a prática, essa capacidade acaba se tornando até mesmo natural.

Vantagens da comunicação assertiva

Como dissemos, a comunicação assertiva dentro das organizações traz uma série de vantagens. Veja algumas delas a seguir:

  • melhora a capacidade de expressão, a imagem do gestor e, consequentemente, da empresa;
  • aumenta o respeito dos colaborados, do mercado e da concorrência;
  • auxilia na resolução de conflitos;
  • ajuda na capacidade de negociação;
  • denota mais credibilidade;
  • reduz o estresse por situações ocasionadas pelos ruídos de comunicação.

Dicas para se comunicar assertivamente

Agora que você já sabe que a comunicação assertiva é uma habilidade de suma importância nas organizações e que pode ser trabalhada, confira algumas dicas de como fazer isso na prática:

Atente às suas falas

Nada melhor do que observarmos a nós mesmos quando buscamos adquirir uma nova habilidade. Por isso, analise criteriosamente a forma com que você se expressa e verifique se ela está sendo positiva ou ofensiva de alguma forma. Isso inclui o estilo de linguagem, o tom de voz e expressões faciais e corporais.

Demonstre compreensão

Quando a comunicação acontece de forma com que o interlocutor sente que está sendo acessado de acordo com suas particularidades, ela se torna automaticamente mais assertiva. Nesse caso, procure observar como as pessoas ao seu redor se comunicam e adapte sua forma de se expressar com a sua capacidade de entendimento, por exemplo.

Aprenda a perceber mais do que palavras

Para quem pensa que a comunicação se dá somente por meio da fala, está com o conceito um tanto equivocado. Isso porque há também a comunicação não-verbal, realizada por meio de gestos, expressões faciais e corporais e postura, os quais dão sinais de como a pessoa está se sentindo ou compreendendo determinada informação.

Fale no momento certo

Uma comunicação assertiva também depende do momento certo para acontecer. Por exemplo, você quer passar uma informação importante sobre uma nova atividade a ser executada, porém o colaborador está ocupado com afazeres ou há barulhos na sala que impedirão que a conversa seja clara. O ideal, nessas horas, é recuar e esperar que as coisas se acalmem. Sem dúvidas as informações serão melhor compreendidas.

Tenha embasamento

Antes de falar sobre determinado assunto, o qual pode gerar dúvidas ou questionamentos, o ideal é estar bem embasado em pesquisas, dados e outras fontes que tragam segurança nas informações que serão repassadas durante a comunicação. Isso favorece a capacidade de argumentação e diálogo, favorecendo a comunicação assertiva.

Pelo que você pôde perceber, a capacidade de se expressar assertivamente é uma habilidade essencial para o bom andamento de uma empresa. E, para auxiliar a sua a melhorar os resultados a partir de melhorias na comunicação, há também técnicas e ferramentas aplicadas por profissionais de Coaching. Vale a pena conhecer a metodologia e, quem sabe, investir na prática.

Gostou do nosso artigo sobre a importância de uma comunicação assertiva nas organizações? Agora sabendo da comunicação da sua empresa, que tal saber qual é o mapa da comunicação estratégica dela?

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