

Quando se trata de estratégias para melhorar os resultados de uma empresa, cada vez mais têm surgido propostas diferenciadas e com ótimos resultados no mercado. Entre elas, o smarketing vem fazendo a diferença.
Por ainda ser desconhecido por muitas empresas, fizemos esse post para explicar o conceito e dar dicas de como implementar a estratégia, afinal, sempre é bom melhorar processos e, principalmente, resultados, certo?
Na prática, o smarketing consiste na junção das palavras “sales” (que significa vendas) e “marketing” (divulgação). Infelizmente, é comum dentro de algumas empresas as equipes de marketing e comercial conviverem em um embate constante.
Isso porque, enquanto a primeira reclama que o time de vendas não consegue converter os clientes, a segunda se queixa da qualidade dos leads e a falta de persuasão de compra por parte da equipe de marketing.
A estratégia smarketing visa acabar com esse problema corporativo que se estende ao longo dos anos. Basicamente, a missão é adotar processos para alinhar a equipe de vendas com o time de marketing, visando aumentar a receita da empresa, produtividade e qualidade nos processos.
Um dos maiores benefícios dessa estratégia é, sem dúvidas, o aumento das vendas.
Esse resultado, por si só, já seria razão suficiente para implementar esse processo na sua empresa.
Entretanto, não é só para garantir a receita de cada dia em uma organização que o smarketing existe. A estratégia também está diretamente ligada ao clima organizacional e cultura da empresa, mantendo todas as equipes muito bem alinhadas.
Nesse sentido, não falamos apenas dos times de vendas e marketing, mas também toda a operação envolvida nesses processos.
Para você ter uma ideia dos resultados, de acordo com uma pesquisa realizada pela Aberdeem Group, organização americana, as empresas que implementam esse tipo de estratégia possuem um crescimento anual de 20%.
Há uma série de medidas que devem ser tomadas para uma implementação assertiva da estratégia de smarketing. Confira abaixo:
O primeiro passo para alinhamento das equipes de marketing e vendas é a definição de objetivos comuns.
Alguns questionamentos nesse caso devem ser: quanto a empresa deseja crescer no próximo período? qual é esse período (dias, meses ou anos)? quais os perfis de clientes que a corporação deseja alcançar?
É essencial que ambas as equipes tenham essas informações de modo claro e muito bem definido, garantindo uma melhor comunicação e assertividade dos processos.
É importante que tanto a equipe de marketing quanto o time de vendas estejam abertos para a inovação e melhorias nos processos internos.
Esse tipo de ação, quando cultivada, permite que a empresa se mantenha competitiva no mercado, alinhando o melhor da teoria com a prática.
Entretanto, é essencial que todas as estratégias implementadas sejam baseadas em dados, permitindo cautela e resultados assertivos.
Uma das bases para o sucesso de qualquer equipe ou empresa é a comunicação.
Estratégias bem desenvolvidas não sobrevivem sem o alinhamento de todas as pessoas que participam desses processos. Isso apenas é possível através de uma comunicação clara.
Por isso, é essencial que as equipes se organizem para realizar reuniões periódicas, sejam semanais ou mensais, e mantenham um canal para conversarem, como telefones e e-mails.
Uma outra forma de manter as equipes muito bem alinhadas é por meio da definição de metas e bonificações comuns para ambos os times. Esse tipo de ação faz com que as equipes vistam a camisa da empresa por um mesmo objetivo.
Por fim, é essencial que a corporação faça a integração dos recursos utilizados pelas equipes de marketing e vendas para os mesmos fins, como softwares e planilhas. Isso porque a ação permite a atualização constante dos processos e melhor organização.
Com o marketing e vendas trabalhando em conjunto você pode adotar a estratégia de Marketing de Vendas para potencializar os resultados da empresa. Saiba agora como adotar a estratégia de marketing de vendas.