

A gestão da comunicação contribui para o clima organizacional, favorecendo a integração dos colaboradores e auxiliando no entendimento e sucesso de projetos.
Toda atividade empresarial demanda diálogo, e quando ocorrem falhas durante essa troca de informações, os resultados podem ser prejudiciais para a organização, como funcionários desmotivados, projetos mal feitos e clientes insatisfeitos.
Por esse motivo, é necessário que a informação seja clara e objetiva, possibilitando que os ouvintes a interpretem de maneira correta e realizem as tarefas sem erros, evitando o retrabalho, por exemplo.
É responsabilidade do comunicador certificar-se de que a sua mensagem será compreendida e interpretada corretamente. Nesse post vamos mostrar o que é a comunicação e como ter uma gestão da comunicação eficiente. Confira!
A comunicabilidade empresarial é a maneira como uma corporação dialoga e interage com os stakeholders. A gestão de comunicação é o planejamento e elaboração de estratégias que visam uma conversa precisa e sem falhas.
Esse gerenciamento assegura que todas as informações cheguem corretamente a quem precisa, da maneira certa e com o mínimo de ruídos possível.
Uma empresa é formada por diversos setores, estes compostos por pessoas diferentes, com crenças e personalidades divergentes. Dessa forma, a comunicabilidade interna da empresa deve ser eficaz.
É preciso usar a gestão de comunicação visando personalizar a mensagem de acordo com cada setor e receptor, garantindo que o entendimento do recado seja igual para todos.
Ainda, é possível categorizá-la em três tipos:
Para fazer as informações e os processos internos fluírem corretamente, a empresa pode usar algumas ferramentas, são elas: O mural de recados, a intranet, a já conhecida caixa de sugestões, os vídeos corporativos, os softwares específicos, aplicativos para smartphones, as redes sociais e os tradicionais e-mails corporativos.
A comunicação externa é qualquer interação ou informação que a empresa repassa ao público fora da instituição. Ela é a responsável por posicionar a marca no mercado, e por esse motivo é tão importante para o sucesso empresarial.
O modo como uma instituição se expressa para os seus clientes, fornecedores e sociedade é que irá moldar a visão da marca perante o público, fazendo com que ela deixe impressões positivas ou negativas.
A gestão de comunicação busca meios para promover a empresa positivamente, e consequentemente aumentar o seu reconhecimento e o faturamento.
Podemos citar como um exemplo mal sucedido de comunicação externa um produto da marca Bombril, que recentemente virou alvo de retaliações e protestos na internet ao fazer a divulgação de um produto antigo, porém muito polêmico.
A esponja de aço da marca levava o nome de “Krespinha”, o que não agradou muito o público externo da empresa, que considerou o produto preconceituoso e racista, associando a esponja a cabelos crespos.
Além disso, para reforçar a imagem negativa que a empresa deixou nos internautas, uma publicidade antiga desse mesmo item era veiculada com a imagem de uma criança negra. Todos esses fatores, somados a pressão dos consumidores fizeram com que a “Krespinha” saísse do mercado.
Dessa maneira, podemos afirmar que a gestão de comunicação deve se atentar também para os possíveis prejuízos futuros que uma mensagem pode gerar.
Você já participou de uma reunião e ao final teve a sensação de não ter compreendido nada? Ou então, já tentou se expressar para um grupo de pessoas e sentiu que cada um deles interpretou a sua mensagem de uma forma diferente?
Isso provavelmente aconteceu porque a comunicação entre o emissor e o receptor não foi clara e objetiva. Uma troca de informações eficaz assegura o funcionamento correto dos processos e a execução e conclusão de todos os objetivos com excelência.
Por esse motivo, quando uma mensagem é mal transmitida ou interpretada, pode acarretar um mal funcionamento dos procedimentos internos e externos da instituição.
A gestão de comunicação empresarial parece ser um processo simples, porém existem vários fatores que a influenciam.
Quando nos comunicamos ou passamos uma mensagem, não significa que ela alcançou a pessoa que queríamos, da maneira como imaginávamos.
A comunicação só se torna eficiente quando atingimos a completa compreensão do outro sobre o que realmente queremos transmitir.
Saber identificar as particularidades de cada receptor é essencial para que a mensagem chegue corretamente. A tonalidade da voz, a escolha das palavras e até mesmo o meio de comunicação precisa ser diferente dependendo de quem deverá escutar.
Entretanto, se você identificar alguma falha na gestão de comunicação, é preciso agir rapidamente antes que isso traga prejuízos para a instituição.
Aproveite essa oportunidade para fazer uma pesquisa interna e verificar como a comunicabilidade empresarial está sendo percebida pelos funcionários, muitas ideias e críticas construtivas podem surgir desse diálogo.
Afinal, uma vírgula no lugar errado ou um sinal de pontuação utilizado incorretamente, pode mudar completamente o sentido de uma frase. Além disso, na escrita, é ideal evitar textos em Caps Look, ou seja, em letras maiúsculas.
O emprego dessas ferramentas na escrita, pode sugerir uma “entonação de voz” maior do que a desejada.
Dessa forma, o risco de ocorrer desvios ou má interpretação das informações diminuem consideravelmente.
Podemos concluir que, a gestão de comunicação é um processo essencial para o sucesso das atividades e objetivos de uma organização. Desse modo, mesmo que inconscientemente a comunicabilidade interna e externa interfere na vantagem competitiva da empresa, podendo ocasionar a perda de clientes, barreiras na conquista de novos consumidores e até mesmo prejudicar o fechamento de parcerias.
A eficiência na comunicação de uma empresa interfere diretamente no posicionamento da marca. Você sabe como construir uma marca de valor? Confira aqui.