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Instagram para empresas

Instagram para empresas, descubra como usar

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Se você acha que o Instagram vive somente de fotos, vídeos e selfies pessoais, é melhor rever seus conceitos. A rede, que está em segundo lugar no número de usuários no Brasil, atrás somente do Facebook, atingiu a marca de 2 milhões de anunciantes, apenas dois anos e meio após o lançamento do Instagram Ads. Isso demonstra que o Instagram para empresas pode ser melhor do que se imagina, concorda?

E é justamente sobre isso que vamos falar nesse post! Saiba quem são os usuários do Instagram, números no Brasil e dicas de como usar essa rede social para atrair, conquistar e fidelizar clientes.

Público do Instagram

O Instagram tem 800 milhões de contas em todo o mundo. De todos esses usuários, segundo a própria rede, 80% deles seguem pelo menos um perfil empresarial. No Brasil, são 50 milhões de usuários, ou seja, um número considerável de possibilidades.

E qual é o perfil do público que aqui se encontra? Segundo uma pesquisa, realizada pelo Instituto Qualibest, se chegou aos seguintes números:

• 59% dos usuários da internet afirmam usar o Instagram;

• 60% dos usuários são do público feminino;

• aproximadamente 67% dos usuários têm entre 18 e 35 anos;

• mais de 75% dos usuários declarou ser das classes A e B.

Os seus interesses são os mais variados, por isso o Instagram para empresas não é exclusividade do segmento B2B ou B2C, por exemplo, ou de poucos setores.

Pelo contrário, se um negócio de qualquer área tiver criatividade, materiais interessantes, novidades e souber comunicar a marca de forma assertiva, já que uma das características do público é a exigência, pode se beneficiar em diversos aspectos. Entre eles estão visibilidade, engajamentos, fortalecimento de marca, aumento nas vendas e no faturamento.

Instagram para empresas: saiba mais sobre o perfil comercial do Instagram

Quando o Instagram surgiu, as primeiras empresas a investirem divulgavam sobre a marca a partir de perfis pessoais, como os do restante dos usuários. Porém, em 2016 foi lançado o Instagram for Business, ou Instagram para Negócios.

Esse recurso integra perfis empresariais, posts patrocinados e avaliação de métricas. Isso quer dizer que, mais do que ter as informações de contato e divulgar produtos e serviços, as empresas podem saber que é exatamente o seu público, anunciar e até mesmo vender pelo aplicativo.

Boas práticas para o Instagram for Business

Agora que você já sabe o alcance que o Instagram pode ter e como funciona o seu perfil empresarial, que tal conhecer alguns passos para realizar campanhas e estratégias de sucesso? Confira a seguir:

Faça um planejamento

Assim como em qualquer outra estratégia, o primeiro passo para ter bons resultados com o Instagram para empresas é planejamento. Isso envolve realizar um levantamento detalhado de quem é o público-alvo do seu negócio, qual será a linguagem adotada pela marca, os tipos de conteúdos e quais as metas a se alcançar.

Invista em materiais de qualidade

O Instagram para empresas depende de um feed harmonioso, imagens e conteúdos de alta qualidade para se tornar agradável ao público. Por isso, invista em fotos bem produzidas e evite usar filtros desnecessários. Além disso, evite postagens com imagens muito parecidas, para que a linha do tempo da sua empresa não fique cansativa.

Defina uma periodicidade adequada

Tanto uma empresa que posta em exagero quanto uma que fica em silêncio por vários dias tendem a ser rejeitadas pelo público. Por isso, dentro do seu planejamento, defina um cronograma em que as postagens tenham uma periodicidade aceitável e sigam uma lógica, como os dias e horários que os usuários mais acessam.

Faça textos curtos

Textos muito longos não aparecem por inteiro na linha do tempo dos usuários. Por isso, quando se fala em Instagram para empresas, a dica é trabalhar com conteúdos sucintos e objetivos, que consigam passar a mensagem e não sejam ocultados e esquecidos.

Use hashtags

As hashtags são muito bem-vindas pelos usuários do Instagram. Por isso, pode usar e abusar de palavras-chave que ajudem os usuários a encontrarem sua empresa durante as pesquisas.

A dica é postar ao menos uma hashtag na legenda dos posts e, se houver um número maior de palavras que possam ser interessantes, incluir nos comentários para que a postagem não fique poluída e, ao mesmo tempo, elas sejam úteis nas buscas.

Crie relacionamentos

O Instagram para empresas é um ótimo lugar para criar interação e bons relacionamento com atuais e potencias clientes. A dica é promover enquetes, sorteios, pesquisas e ações criativas. Além disso, sempre que um seguidor fizer algum comentário ou pergunta, responda prontamente.

Use o Stories para falar do dia a dia

O Stories é um recurso do Instagram em que as postagens duram 24 horas e depois são excluídas automaticamente. Essa funcionalidade pode ser utilizada para as empresas mostrarem seus bastidores, o dia a dia do negócio, os colaboradores e tudo o mais que as aproximem do público e tornem a marca mais forte.

Anuncie no Instagram Ads

Faça anúncios pagos por meio do Instagram Ads para atingir as pessoas certas. O recurso permite segmentar os usuários por dados demográficos e outras características para que as empresas possam ser vistas por quem realmente interessa e de forma ampliada. Além disso, há diferentes formatos de anúncios para vários objetivos.

Como você pôde ver, o Instagram pode ser uma grande ferramenta de Marketing Digital para o seu negócio. Que tal a começar a criar sua estratégia agora mesmo? Já utiliza o Instagram para empresas? Comente aqui para trocarmos experiências!

Assim como o Instagram, muitas redes são utilizadas a todo instante. Você sabe o que sua empresa não deve fazer nas redes sociais? Veja aqui!

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