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Marketing de guerrilha

Marketing de guerrilha: Uma estratégia de impacto

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O marketing se inova a cada dia. O resultado dessa evolução constante são os diferentes desdobramentos da área. Um deles é o marketing de guerrilha.

Você sabe do que se trata? Se tem alguma dúvida, acompanhe o nosso post e saiba tudo sobre o assunto!

O que é o marketing de guerrilha

Para entender melhor essa estratégia, é necessário conhecer a definição de guerrilha. Essa, nada mais é, do que uma luta armada em que o inimigo é atacado com ações feitas de surpresa.

O marketing de guerrilha é uma técnica utilizada por empresas que desejam promover determinado produto ou serviço de forma pouco convencional. Ou seja, é uma tática com o objetivo de provocar uma experiência memorável no consumidor.

E como é possível fazer isso? Através de muita criatividade e energia. Inclusive, esse modelo de estratégia é bastante conhecido por não precisar de altos investimentos, mas sim de ideias dinâmicas e inovadoras para impactar o público-alvo.

Plano de marketing de guerrilha

É importante ressaltar que, para a eficácia do marketing de guerrilha, são necessárias algumas ações importantes. Veja algumas delas a seguir:

Conhecer bem o seu cliente

O primeiro passo para garantir o sucesso das ações de guerrilha é conhecer o perfil do público que será impactado. Não somente os clientes atuais, mas os potenciais também. Assim, se evita que a campanha tenha baixos resultados por não corresponder os valores e interesses do potencial e atual cliente.

Faça parcerias

Criar parcerias para o seu negócio pode ser uma estratégia para expandir a sua marca e
torná-la mais visível. Análise bem e veja qual delas irá trazer um retorno mais satisfatório para a sua empresa.

Assumir as origens

No marketing de guerrilha não existe uma única fórmula a ser seguida. Para ter sucesso é preciso encontrar a técnica ideal que se adapte ao seu segmento sem deixar de ser autêntico.

Execute um bom trabalho

Para executar um bom trabalho é importante pensar em cada detalhe do que será preciso para tornar a sua ideia um sucesso. Se for necessário, conte com a ajuda de um parceiro para dividir as tarefas e definir como tudo vai funcionar. Além do mais, o momento de se atentar aos detalhes é no planejamento de marketing, porque depois as falhas só serão após a campanha já ter sido executada. Isso é o contrário do que você espera, não é mesmo?

Cuidado com as emoções que provoca

A ideia do marketing de guerrilha é provocar sensações nas pessoas, mas é preciso saber qual sensação você quer despertar. Analise o seu produto e veja qual sensação corresponde melhor a sua campanha. Por exemplo, se você pensa em promover um produto aposte em ideias leves e descontraídas, que provoque a sensação de bem-estar nas pessoas.

Qual a função do Sistema de Inteligência de Marketing (SIM)?

Diariamente empresas de todos os segmentos coletam um grande número de informações. Mas o que fazer com elas? Para que as empresas obtenham benefícios por meio desses dados é fundamental que eles sejam usados de maneira adequada.

Por isso, existe o Sistema de Inteligência de Marketing, conhecido também como SIM. O SIM é um sistema que envolve processos, pessoas e equipamentos que ajudam a coletar, selecionar, analisar e repassar essas informações para que os responsáveis possam tomar decisões mais assertivas.

Outros tipos do marketing

Existem diferentes tipos de estratégias de marketing e para investir em alguma de maneira correta, é importante conhecer cada uma delas. Pensando nisso, trouxemos aqui algumas das principais técnicas. Confira:

Marketing direto

O marketing direto é umas das formas mais tradicionais de marketing. Ele é utilizado por empresas que possuem pouco recurso financeiro, mas buscam atingir o seu público de forma direta. Isso pode ser feito por meio de ações de telemarketing, catálogos, envios de mala direta e até mesmo a venda pessoal.

Marketing social

O marketing social é voltado para o comportamento humano. Ao invés de vender um produto, a vertente visa “vender” uma ideia. Essa técnica promove ideias que incentivem comportamentos positivos, como ajudar o meio ambiente, não fumar ou prevenir-se contra doenças.

Marketing de relacionamento

O objetivo desse método é manter o vínculo com o cliente, sempre apostando em estratégias que visem reter e satisfazer o consumidor.

Endomarketing

O endomarketing é um conjunto de estratégias voltadas para o ambiente organizacional interno de uma empresa.

Nessa técnica os colaboradores são tratados como “clientes internos”. O grande objetivo do endomarketing é garantir um ambiente de trabalho saudável e fazer com os colaboradores acreditem nos valores e missão da empresa.

Inbound Marketing

A função do Inbound Marketing consiste em atrair, conquistar e fidelizar por meio de conteúdos relevantes. Diferente de outros tipos de marketing que vai “atrás do cliente”, esse processo espera trazer o cliente até a empresa.

Outbound marketing

Essa estratégia contrapõe o Inbound Marketing e está ligada a captação direta de clientes, excluindo todo o envolvimento de relacionamento para a conclusão da venda.

Essa técnica acaba sendo uma forma de captação ativa e direta, através de ações de panfletos, telemarketing, entre outros.

Principais casos bem sucedidos de marketing de guerrilha

Agora que você já sabe mais sobre marketing de guerrilha, está na hora de conhecer alguns casos de sucessos que podem servir de inspiração para o seu negócio. Veja quais são eles:

Volkswagem

A Volkswagem, com o objetivo de promover um novo modelo de carro, instalou um escorregador ao lado da escada de um metrô na Alemanha, para tornar mais rápido o acesso das pessoas. A ação foi filmada e postada nas redes sociais, o que consequentemente atraiu mais visitantes para o site.

Netflix

Em setembro de 2017, a Netflix espalhou por algumas cidades do Estados Unidos, placas com a seguinte frase: Netflix é uma piada. Essa estratégia foi o suficiente para os usuários do twitter se questionarem se os outdoors foram colocados pela concorrência.

Quando na verdade, tudo não passava de uma ação da empresa para divulgar as novas parcerias que o serviço havia feito com grandes nomes da comédia.

Coca-cola

A Coca-cola é com certeza uma das marcas que mais seguem a “cartilha do marketing de guerrilha”, sempre gerando grande impacto com suas mensagens nas ações.

Um caso emblemático, foi a máquina de refrigerantes desenvolvida para o dia dos namorados que só “funcionava” quando casais se beijavam.

Gostou do nosso artigo sobre marketing de guerrilha? Você já realizou alguma ação similar em sua empresa? Acha que algum outro modelo de marketing também pode ser interessante para o seu negócio? Você conhece uma estratégia eficaz que traz resultados e crescimento para a sua empresa? Não! Então conheça mais a fundo o que é Inbound Marketing e aumente seus clientes.

 

 

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