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Outbound marketing X Inbound Marketing

Outbound Marketing Vs Inbound Marketing, entenda quem é quem?

  • Leia Santana
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O Outbound Marketing é o Marketing tradicional. Ao contrário do Inbound Marketing, que busca atrair os clientes de forma passiva, por meio de um interesse genuíno, o Outbound faz a prospecção ativa de clientes em forma de propaganda.

Nos últimos anos, o mundo do Marketing vem sofrendo uma revolução. Com o estabelecimento do digital, surgiu uma nova forma de atrair e conquistar clientes, o Inbound Marketing. E, desde então, muitos acreditam que o Outbound Marketing, ou Marketing tradicional, ficou em segundo plano e perdeu a importância.

Porém, a mídia offline continua “viva”, as pessoas seguem consumindo produtos e serviços midiáticos e, portanto, essa é uma ferramenta que merece atenção das empresas que querem aumentar suas vendas. Inclusive, segundo uma pesquisa da Hubspot, 90% dos investimentos em Marketing ainda são feitos em Outbound e 10% no Inbound.

Afinal, do que se trata o Outbound Marketing?

Como comentamos, o Outbound Marketing é composto por ferramentas tradicionais de divulgação, como mídia televisiva,  spots em rádios, panfletagem e anúncios em revistas e outdoors. Seu objetivo é anunciar a marca para os prospects de forma ativa, por meio da publicidade direta.

Apesar dessa “raiz” na mídia tradicional, hoje o Outbound também pode se valer da mídia online, seja por meio de anúncios em vídeos na internet, banners em sites e blogs ou pop-ups, por exemplo. O que não se alterou foi a forma de fazer a propaganda, baseada na prospecção direta.

Para investir em Outbound Marketing é necessário ter um aporte maior em relação ao Inbound Marketing, já que as mídias em sua maioria são mais caras e as campanhas, para terem bons resultados, necessitam de uma continuidade para que não caiam no esquecimento.

Se bem planejadas e com foco real em metas, a metodologia pode ser a responsável por trazer ótimos resultados, já que a publicidade está mais presente na rotina das pessoas do que elas próprias imaginam.

Quais as principais diferenças entre Outbound e Inbound Marketing?

Para que você entenda de forma clara o que diferencia o Outbound do Inbound Marketing, veja o comparativo a seguir:

Outbound Marketing:

  • Marketing de interrupção;
  • comunicação direta;
  • comunicação em massa;
  • retorno sobre o investimento (ROI) com maior velocidade, já que a prospecção inicia a partir primeiro contato;
  • resultados mais rápidos;
  • maior custo de aquisição por cliente;
  • pouco ou nenhum valor agregado.

Inbound Marketing

  • Marketing de permissão;
  • interação e relacionamento com potenciais clientes;
  • conteúdos relevantes para o público alvo;
  • custos mais acessíveis;
  • segmentação do público e engajamento;
  • mensuração de resultados em tempo real e a partir de dados concretos.

Em qual das estratégias investir?

Depois de ler até aqui, pode ser que você esteja se perguntando: “afinal de contas, em qual das duas metodologias vale mais e pena investir?”. A resposta é: depende.

Para avaliar qual das opções é mais interessante para cada caso, é interessante avaliar o orçamento da empresa, o mercado em que atua, o ticket médio e o perfil dos clientes, por exemplo. A partir dessa avaliação é que a organização saberá quais os caminhos a se tomar de forma sólida, contínua e com foco em resultados.

Além disso, não é preciso escolher uma alternativa somente, muito pelo contrário. Hoje, investir somente em mídia offline, por exemplo, pode fazer com que as empresas percam infinitas possibilidades de atrair, conquistar e fidelizar clientes. Afinal de contas, são 116 milhões de usuários na internet somente no Brasil.

Portanto, quando as duas estratégias funcionam juntas, de forma complementar e assertiva, podem trazer um excelente retorno.

Depois de saber mais sobre o conceito da Outbound Marketing e as principais diferenças em relação ao Inbound Marketing, esperamos que sua empresa possa investir nas estratégias mais eficientes para o segmento e público em questão.

Como dissemos acima, o marketing e a forma de se comunicar mudaram muito e há muitas novidades no mercado, uma delas é o marketing de conteúdo. Entenda como ele funciona e como ele pode contribuir para gerar resultados e melhorar o posicionamento da marca.

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  • Inbound Marketing
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