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Unbound Marketing

Unbound Marketing: Entenda o Conceito, a Prática e as Vantagens

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Já ouviu falar em Unbound Marketing?  

Se você está familiarizado com Inbound e Outbound, vai ficar feliz em saber que isso é a junção dos dois conceitos. 

Mas, se você não faz a menor ideia do que esses termos significam, continue a leitura. No post de hoje nós vamos explicar o que tudo isso quer dizer e quais são as vantagens. 

Confira! 


Relembre o conceito de inbound e outbound marketing 

Para que você possa entender o unbound marketing precisa conhecer o que é o inbound e o outbound e as principais diferenças entre eles. Veja abaixo: 

unbound marketing

OUTBOUND MARKETING 

De forma resumida, é quando uma marca “vai atrás dos clientes” através da prospecção. Isso pode acontecer de diferentes formas, mas a característica principal é a abordagem interruptiva. 

Alguns exemplos são: Intervalos comerciais de programas de televisão e rádio, os anúncios que aparecem durante os vídeos que assistimos no Youtube e telemarketing. 

 

INBOUND MARKETING 

Ao contrário do outboung, o inbound visa atrair clientes utilizando conteúdos relevantes, elaborados de acordo com as etapas do funil de vendas. 

O outbound gera resultados mais rápidos enquanto o inbound é uma estratégia de longo prazo. No entanto, isso não significa que é menos eficaz ou vantajosa. 

O marketing de atração utiliza diferentes canais e ferramentas digitais para promoção de uma marca. Alguns exemplos são: artigos em blogs, conteúdos em redes sociais, otimização para mecanismos de busca (SEO), podcasts, vídeos, e-Books, newsletters e whitepapers. 

 

O que é unbound marketing? 

Conforme mencionamos brevemente na introdução, o unbound marketing reúne as estratégias do inbound e outbound. 

Seu objetivo é alcançar maiores resultados por meio das mídias sociais, levando em consideração que os consumidores passam cada vez mais tempo conectados.  

O unbound possui como pilares o storytelling e o neuromarketing, que ajudam a conduzir os clientes em potencial com mais facilidade pela jornada de compras que veremos a seguir. 

Alguns gatilhos são utilizados para atrair o público por meio dos seus principais interesses: 

  • Capital social: Estratégias de atração para quem deseja aumentar o status perante os outros. Podemos citar como exemplo grifes de moda, restaurantes famosos, carros luxuosos e outros. 
  • Conexão: É quando o público consegue se identificar com a marca, estreitando a relação cliente-empresa. Isso pode ser feito por meio de causas sociais, esportes ou hobbies.  
  • Experiência: Criar vínculos com o público através de experiências, crenças ou vivências semelhantes.  
  • Economia de tempo: Refere-se ao problema que o produto/serviço resolve, conferindo valor ao produto. 

 

3 Hs 

A metodologia 3 Hs (Help, Hup e Hero) também fazem parte do Unbound Marketing, auxiliando no direcionamento e criação de conteúdos para cada canal. 

HELP: Conteúdos que ajudem a persona (cliente ideal) a resolver um problema. Esse tipo de material pode ser abordado em blogs e vídeos, por exemplo. O objetivo é fazer com que as pessoas encontrem de forma natural, por meio de busca ativa (inbound). 

 

HUB: É um material mais direcionado para leads qualificados e clientes. Ao contrário do help ele não é criado para ser encontrado organicamente, a empresa que faz com que os conteúdos cheguem até o público (outbound).  

 

HERO: São aqueles conteúdos que têm grandes chances de viralizar na internet. O objetivo é atrair a atenção e promover a marca – Mas, a ideia não é autopromoção e sim fazer com que as pessoas divulguem os serviços/produtos. Esse tipo de marketing é mais trabalhoso e exige um alto investimento, por isso é o menos produzido. 

Esse vídeo da Coca-Cola é um excelente exemplo de conteúdo HERO: 

Coca-Cola | Abertos – YouTube 

 

Jornada do Unbound Marketing – Midia Onlife 

Assim como o Inbound, o Unbound Markerting também possui um funil, chamado de “Jornada Onlife”. 

A ideia central visa entender como as pessoas consomem conteúdos online e offline, mapeando o comportamento dos consumidores para então criar ações de comunicação mais assertivas e direcionadas. 

O modelo utilizado é baseado no conceito “Momento Zero da Verdade (Zmot)” criado pelo diretor de Vendas e Serviços do Google, Jim Lecinski, que é constituído por 5 etapas. Conheça abaixo: 

  1. Estímulo – Despertar interesse 

Para que alguém inicie a jornada e passe para a próxima etapa é necessário um estímulo. Nessa parte é utilizado o outbound marketing. 

Para alcançar o máximo de clientes potenciais podem ser utilizados diferentes tipos de mídias pagas, incentivando o usuário a dar o próximo passo.  

      2. Momento Zero da Verdade – Descoberta 

É quando uma pessoa faz a sua primeira pesquisa sobre um produto ou serviço.  

E a partir do momento em que ela conhece seu negócio, é necessário fornecer mais informações que a façam te colocar como primeira opção de compra. 

Para isso, são utilizadas ações de inbound e outbound. Mas, o foco deve estar na criação de conteúdo de valor, e adicionar técnicas de SEO a esses materiais pode ser extremamente benéfico.  

      3. Primeiro Momento da Verdade – Ação 

Acontece no momento da compra, quando o cliente em potencial enfim decidiu adquirir o seu produto ou serviço. Essa é a hora de agir e oferecer gatilhos que impulsionem a compra. 

      4. Segundo Momento da Verdade – Experiência própria 

Nesse momento é quando há a interação do cliente com o produto ou serviço adquirido. ele vai realizar testes e verificar se as expectativas corresponderam à realidade. Em caso positivo, há grandes chances de que ocorram feedbacks favoráveis nas redes sociais organicamente. 

No entanto, a empesa também pode estimular esses depoimentos através de ações estratégicas. 

      5. Último Momento da Verdade – Experiencia compartilhada 

Acontece com a fidelização do cliente, que se encanta pela marca e se transforma em um verdadeiro embaixador, indicando o produto/serviço para outras pessoas nas redes sociais. 

 

Quais são as ferramentas de Unbound marketing? 

Agora que você já sabe o que é o Unbound Marketing, confira quais são as ferramentas mais utilizadas nesse método! 

  • Mídias pagas; 
  • Redes sociais; 
  • Neuromarketing; 
  • Storytelling; 
  • Marketing de conteúdo; 
  • Geração e nutrição de leads; 
  • SEO (Search Engine Optimization) – Otimização para mecanismos de buscas. 

 

Quais são as vantagens de adotar a estratégia?

A principal vantagem do Unbound Marketing é unir os principais benefícios do Inbound e Outbound, que são: 

  • Reconhecimento de marca: Devido as estratégias utilizadas a empresa consegue alcançar um público maior. 
  • Maior ROI: Misturando os dois métodos é possível conquistar excelentes resultados. 
  • Fidelização de clientes: Todos os esforços dessas estratégias de marketing ajudam a transformar clientes em admiradores da marca. 
  • Conhecimento profundo da audiência: Por meio do Unbound é possível entender o comportamento do seu público, direcionando melhor os esforços e aumentando as chances de sucesso. 
  • Melhora a comunicação com o cliente: Por utilizar as redes sociais como principal canal, o método permite estreitar a relação com os clientes por meio de uma comunicação mais próxima.  

Conciliar o Inbound e o Outbound é uma excelente maneira de potencializar os resultados e crescer de forma mais rápida e lucrativa. Isso porque é possível aproveitar o melhor das duas estratégias, aumentando o desempenho.  

Por fim, esperamos que todos os conceitos tenham ficado claros para você. Mas, se por acaso ainda tiver alguma dúvida sobre o tema, sinta-se à vontade para deixar um comentário. 

Além disso, confira como o inbound também pode trazer resultados positivos: clique aqui. 

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