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Inbound Marketing gera resultados?

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Inbound Marketing é toda a estratégia de Marketing Digital com foco na atração e conversão de clientes por meio de conteúdos relevantes em blogs, mecanismos de busca e redes sociais.


 

O Inbound Marketing, também conhecido como ‘marketing de atração‘, é uma estratégia inovadora que, ao contrário do Marketing tradicional, se baseia em primeiramente atrair a atenção e o interesse do consumidor para que depois ele procure as soluções ofertadas pelas empresas. Isso é feito por meio da produção de conteúdos relevantes para blogs, mecanismos de busca e redes sociais.

O conceito surgiu no Estados Unidos e se tornou popular em 2009. De lá para cá, cada vez mais empresas foram investindo na estratégia, a qual, de forma menos invasiva e publicitária do que o marketing offline, alcança uma maior audiência e é capaz de conquistar clientes, gerar mais vendas e fortalecer marcas.

Para você ter uma ideia, segundo a pesquisa Content Trends, realizada em 2016, 70% das empresas brasileiras já utilizam o Inbound Marketing. Outro dado interessante é que 60% dos consumidores têm uma visão mais positiva das marcas depois de acessarem seus conteúdos.

A metodologia do Inbound Marketing segue uma lógica de etapas e passa pelas seguintes fases: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

Inbound Marketing

Quais as estratégias de Inbound Marketing que mais geram resultados?

Um dos principais pilares do Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo, o qual se concentra na criação e compartilhamento de conteúdos de valor para o público certo de uma empresa.

Para chegar a esse público, são realizadas pesquisas e análises que resultam em características e necessidades específicas, as quais se transformam em uma persona, ou perfil do cliente ideal.

O objetivo da criação da persona é alinhar os conteúdos aos seus interesses, de forma com que seja fácil atrair potenciais clientes, conquistá-los, fazê-los fechar negócios e, finalmente, fidelizá-los.

Veja agora outras estratégias que podem trazer ótimos resultados:

 

Analise sobre o que sua empresa quer falar

Antes de implantar o Marketing de Conteúdo na prática, por exemplo, o primeiro passo deve ser avaliar quais assuntos serão abordados na estratégia da empresa, de forma a alcançar as necessidades, características e interesses da persona.

Essa definição de assuntos pode ser feita por meio de ferramentas como o Keyword Planner e o SEMrush.

 

Invista em SEO

Depois de identificar os assuntos sobre os quais sua empresa irá tratar, é necessário otimizar os conteúdos para que realmente sejam vistos e acessados pelos usuários.

Isso se faz por meio do Search Engine Optimization (SEO), estratégia que, pelo uso de palavras-chave adequadas e outras técnicas, busca levar os conteúdos ao topo dos mecanismos de busca, como o Google.

 

Crie campanhas de e-mail marketing   

Talvez você já tenha ouvido falar que os e-mails marketing são coisa do passado e que essa estratégia não tem mais relevância para a divulgação de empresas. Porém, esse conceito está totalmente equivocado.

Tratando-se de Inbound Marketing, as campanhas de e-mail são uma das estratégias de maior alcance e custo benefício, capaz de gerar ótimos relacionamentos, mensagens personalizadas e alto poder de conversão.

Se considerarmos que 92% dos adultos utilizam e-mail e 61% os acessam diariamente, dá para ter uma noção do que uma campanha de e-mail marketing pode fazer por uma organização, não é mesmo? Porém, para que traga os resultados esperados, a base de dados deve ser da própria empresa e os materiais devem ser feitos por quem realmente entende do assunto.

 

Construir presença nas redes sociais

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, 77% dos brasileiros são influenciados por ações de Marketing Digital nas Redes Sociais. E essas ações englobam o Inbound Marketing.

Ao incluir a metodologia nas páginas das redes sociais em que uma empresa está presente, é possível ampliar e melhorar relacionamentos e construir estratégias de mídia segmentada, além de conteúdos atualizados e rápidos.

 

Quais os principais erros na prática de Inbound Marketing?

Como você pôde comprovar, o Inbound Marketing é capaz de aumentar as vendas e o faturamento das organizações por meio de suas diversas estratégias. Porém, há empresas que se frustram em função dos resultados e acham que a metodologia não funciona.

Isso pode acontecer por falhas nas etapas e processos, as quais podem comprometer campanhas inteiras. Veja os principais erros a seguir:

inbound marketingdeixar de documentar todos os processos para depois avaliá-los e realizar possíveis ajustes;


inbound marketing não ter um objetivo bem definido e estruturado;


inbound marketing não ter uma persona formada;


inbound marketing não ter um blog, o qual é um grande aliado do Inbound Marketing;


inbound marketing criar conteúdos e não divulgar em redes sociais;


inbound marketing esperar por resultados imediatos;


inbound marketing não medir os resultados;


inbound marketing não ter condições de realizar postagens de forma regular.

Dicas para construir uma estratégia de sucesso

Nesse momento você pode estar convencido de que investir em Inbound Marketing é o que esteja faltando para sua empresa ter melhores resultados. 🎯Então veja agora algumas dicas de como construir uma estratégia realmente eficiente:

 

inbound marketing

 

Esperamos que o nosso artigo sobre Inbound Marketing tenha sido útil para você. Pois como você viu é uma excelente estratégia no marketing digital. Quer saber mais sobre como a estratégia pode ajudar sua empresa a crescer? Então conheça a jornada do cliente e aumente os seus resultados.

 

 

Publicado em 01 de Fevereiro de 2019.

Atualizado em 19 de Janeiro de 2022.

 

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  • Inbound Marketing
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  • marketing inbound

Comments

  1. reply
    Rosa 3 de fevereiro de 2023 at 10:30

    Preciso de um orçamento sobre o tráfico, ou seja, me colocar nas pesquisas no google e etc

    • reply
      comunicarte 3 de fevereiro de 2023 at 16:46

      Olá, Rosa! Tudo bem?

      Nós podemos te ajudar a gerar tráfego orgânico e pago para seu site. Entraremos em contato! 😉

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