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O que é Marketing Digital

O que é Marketing Digital? Descubra o que ele pode fazer pelo seu negócio

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 O que é marketing digital ? Essa estratégia consiste na junção de ações de comunicação para promover uma marca nos meios digitais. Apesar de conter as mesmas bases do marketing tradicional, possui estratégias específicas e utiliza-se métodos que permitem analisar os resultados em tempo real.

A chegada da Internet revolucionou o modo de viver das pessoas. A informação ficou muito mais acessível e hoje é possível encontrar absolutamente tudo que se precisa na rede. E, com a compra de produtos e serviços, isso não é diferente! Dessa forma, a comunicação das empresas também precisou passar por mudanças para se adaptar a esse novo perfil de consumidor. E foi aí que surgiu o Marketing Digital.

Quer saber tudo sobre o assunto para ter melhores resultados no cenário atual? Então acompanhe o nosso post!

A evolução do Marketing

Antes de falarmos sobre o Marketing Digital, é importante que você conheça o caminho do Marketing antes de chegar ao ambiente online. Para explicar essa evolução foi criado o conceito de Marketing 1.0, 2.0, 3.0 e o atual 4.0. Veja do que se trata cada um deles:

Marketing 1.0

Surgiu na Revolução Industrial, período em que a oferta era bem menor do que a demanda. Desse modo, o consumidor tinha pouco poder de escolha e negociação. A partir disso, o Marketing era focado nos produtos e serviços, e não no cliente.

Marketing 2.0

A partir do crescimento da concorrência, as empresas se viram obrigadas a mudar o foco das ações. Nesse momento o cliente e sua satisfação começaram a ser priorizados nas ações.

Marketing 3.0

Esse modelo de Marketing enfatiza os valores. São três pilares principais: colaboração, cultura e espiritualidade. Nesse caso, a razão de existir de um negócio é a diferença que ele fará no mundo de seres humanos, e não de simples consumidores.

Marketing 4.0

A vertente mais importante do Marketing 4.0, também conhecido como revolução digital, é a transição do tradicional para o online. Apesar de as empresas continuarem empregando esforços no marketing tradicional, centrado em TVs e mídia impressa, o Marketing Digital e sua infinidade de canais ganha cada vez mais adeptos.

O conceito foi desenvolvido por Philip Kotler considerado o guro do marketing digital. O termo surgiu no livro publicado por ele “Marketing 4.0: do tradicional ao Digital”. O Marketing 4.0 é o estágio mais recente do marketing, em um cenário em que a internet permeia a vida das pessoas o tempo inteiro.

O que é Marketing Digital?

Apesar de ter chegado ao Brasil há pouco mais de 20 anos, o conceito, que se baseia em promover profissionais e empresas por meio das redes sociais, só cresceu dentro do ambiente corporativo. Podemos dizer que hoje, aqueles que não se encontram no ambiente digital, estão perdendo uma boa fatia de clientes e, consequentemente, comprometendo seu faturamento.

Isso porque o Marketing Digital busca, por meio da produção de conteúdo relevante, atrair clientes, abastecê-los com informação de qualidade, transformá-los em consumidores e fidelizá-los.

Por meio de estudos sobre a persona de cada negócio, que pode ser definida como a representação do cliente ideal, e conteúdos bem direcionados a ela, o Marketing Digital se torna uma ferramenta muito eficiente, ou mesmo fundamental para o sucesso das empresas.

Ele possui muitas vantagens em relação ao marketing tradicional, pois seu custo pode ser até 62% mais barato e, além disso, os resultados podem ser mensurados de forma muito mais precisa, pois há uma infinidade de ferramentas automatizadas que auxiliam nessa tarefa.

Assim, as empresas sabem quais ações estão dando mais resultados, e também aquelas que precisam ser adaptadas, enxugando custos e atingindo o público certo.

Qual a importância do marketing digital?

Para se entender a importância do marketing digital é importante compreender duas mudanças significativas no mercado. A primeira delas é o perfil do consumidor.

Quantas vezes você entrou em uma loja não sabendo o que iria comprar? Ou em qual momento você buscou por um modelo de celular em um e-commerce sem saber as suas características?

Raramente isso acontece, certo? Isso porque os consumidores estão cada vez mais antenados. Com o estabelecimento da internet, ficou muito mais fácil buscar por produtos, pesquisar e analisar opiniões de outras pessoas.

A segunda mudança está no hábito desses consumidores. Para se ter uma ideia, cerca de 64,7% de brasileiros têm acesso a Internet, de acordo com dados do IBGE. Além disso, em média, 92% das casas brasileiras possuem celulares.

E os números não param por aí. De acordo com dados divulgados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, em 2018, a população brasileira utilizou cerca de 9h por dia navegando pela rede. Basicamente, estamos conectados quase ⅓ do dia.

Desse modo, empresas que buscam fortalecer a marca, ter mais visibilidade e atender a um perfil cada vez mais exigente de consumidor, devem estar presentes no ambiente online. Ao contrário, as chances de que os clientes busquem a concorrência é grande.

Quais os benefícios do marketing digital para as empresas?

Ao adotarem o marketing digital dentro de suas estratégias, as organizações obtêm uma série de benefícios. O principal deles certamente é o aumento nas vendas, principal objetivo de todo negócio. Veja mais alguns deles:

  • aproximação com o público-alvo;
  • fidelização de clientes;
  • processo de comunicação segmentado e assertivo;
  • facilidade para lançar novos produtos ou serviços;
  • possibilidade de criar campanhas onlines personalizadas para cada público;
  • mensuração de resultados que promovem uma tomada de decisão mais assertiva sobre as ações a serem realizadas.

Tipos de Marketing Digital

O Marketing Digital envolve diversos canais online que podem ser utilizados para a comunicação de uma empresa com seu público. Em função disso, há diferentes vertentes da estratégia. Veja quais são elas:

  • Marketing de Busca, também chamado de SEM (Search Engine Marketing), tem como foco estratégias e ferramentas de divulgação em mecanismos de busca, como o Google;
  • Marketing de Redes sociais, que visa o relacionamento das empresas em redes como o Facebook, Instragram, Linkedln e YouTube;
  • Marketing de Conteúdo, que envolve o desenvolvimento de conteúdos relevantes para os blogs das empresas. A estratégia envolve também o Inbound Marketing.

Ferramentas de Marketing Digital

Há inúmeras estratégias de Marketing Digital que podem ser aplicadas de acordo com o perfil de cada empresa, mas algumas delas se destacam pela grande utilização e pelos bons resultados que trazem, caso as ações sejam planejadas por profissionais capacitados.

São elas:

Redes Sociais

Hoje, mais de 100 milhões de brasileiros estão presentes em mídias sociais como o Facebook, Instagram e Twitter. Esse já é um ótimo motivo para qualquer empresa apostar nessa estratégia de marketing digital.

Por meio delas, é possível promover conteúdo, interagir com possíveis clientes, divulgar promoções e novidades, fazer anúncios segmentados e muito mais. Confira abaixo se sua empresa precisa estar nas redes sociais:

redes sociais

Marketing de Conteúdo

Por meio da produção de conteúdo interessante e bem direcionado ao seu público, é possível educar, fortalecer a sua marca e fazer com que potenciais clientes lembrem-se da sua empresa quando precisarem do produto ou serviço que ela oferece.

Além disso, com um planejamento e um cronograma elaborados por especialistas na área, além de materiais formatados de acordo com cada estratégia, sua marca ficará sempre fortalecida, os clientes fidelizados, e o faturamento consequentemente aumentará.

E-mail marketing

Pode ser definido como a comunicação enviada aos clientes de uma empresa por meio de e-mails. Eles podem conter promoções, novidades, assuntos relacionados ao setor de cada negócio, e muito mais.

Porém, essa ferramenta, assim como todas as outras, deve ser utilizada a partir de estratégias bem pensadas. Os e-mails devem ser segmentados, de acordo com o perfil e a etapa do processo de compra que a persona se encontra, por exemplo.

SEO

A partir das técnicas de Search Engine Optimization – SEO, que incluem o uso de palavras-chave, os conteúdos, que são otimizados, tornam-se mais relevantes para os mecanismos de busca, como o Google, trazendo mais visibilidade para sites, blogs e outras páginas web das empresas.

Sem dúvida, investir em marketing digital é essencial para empresas que pretendem manter-se no mercado, fortalecer sua marca, conquistar clientes, elevar as vendas e, consequentemente, aumentar o faturamento.

Métricas de Marketing Digital

Ter métricas é fundamental para qualquer empresa. Afinal, não existe outra forma de medir o sucesso de processos e estratégias sem indicadores. Isso não é diferente com o Marketing Digital.

Tão importante quanto criar ações é mensurá-las, para assim compreender se os caminhos escolhidos estão sendo assertivos e quais devem ser reformulados para melhores resultados.

Entre as principais métricas utilizadas estão:

  • Leads, ou clientes em potencial, que são gerados;
  • Taxa de conversão, que significa o número de usuários que realizaram ações propostas pela empresa;
  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC), que demonstra o quanto uma organização está investindo para a conquista de consumidores;
  • Retorno sobre o Investimento (ROI), que possibilita que sejam identificados os resultados positivos dos investimentos realizados.

Conforme você pôde perceber, o Marketing Digital oferece inúmeras possibilidades de se criar relacionamento sólidos e duradores com clientes. Isso significa fidelização e aumento nas vendas.

Quais são as vantagens do marketing digital em relação a outras estratégias?

Uma das maiores vantagens do marketing digital em relação ao marketing tradicional ou à publicidade são os custos mais acessíveis.

Ao contrário do ambiente físico, em que é necessário a impressão de materiais, investimento em espaços de divulgação e outras ações, no ambiente online tudo é mais simplificado. Isso traz redução de custos e a possibilidade de empresas de pequeno e médio porte contarem com a estratégia.

A ferramenta possibilita que as empresas alcancem o público certo por meio da segmentação e entendimento das etapas da jornada de compra de cada consumidor. Ou seja, é possível atingir as pessoas certas, no momento em que precisam das soluções oferecidas.

Além disso, é possível obter um diferencial competitivo importante por meio de um planejamento de marketing digital bem estruturado.

Pontos fracos do marketing digital

Como você pôde comprovar, há diversos benefícios ao investir em marketing digital. Porém, assim como toda estratégia, há alguns pontos fracos a serem contornados.

O primeiro deles é a expectativa de que, ao iniciar as campanhas no ambiente online, as vendas aumentem “da noite para o dia”. É importante entender que a ferramenta busca solidificar relacionamentos com base na educação e conteúdos de valor, ao contrário da publicidade, que atua com foco principal nas vendas.

Porém, ao contar com uma audiência qualificada, as chances de fortalecimento de marca e fidelização são maiores do que a comunicação feita nos meios tradicionais.

Isso porque as ações de marketing digital devem ter uma periodicidade pré estabelecida, que mantém os clientes sempre informados a respeito dos assuntos de preferência e as soluções oferecidas .

Outro aspecto é que, por serem canais altamente interativos, a imagem de uma marca pode acabar sendo prejudicada. Porém, isso só ocorre quando não há um posicionamento adequado, assim como planejamento das ações e formas de lidar com o público, de maneira empática, cordial e solícita.

Para ter uma comunicação assertiva com seus clientes, é possível contar com o apoio de profissionais e empresas especializadas em marketing digital. A Comunicarte oferece uma série de soluções, voltadas a todos os portes de empresa.

O segredo da nossa comunicação que gera resultados está na forma de execução que passa por valores como criatividade, comprometimento, proatividade, dedicação, dinamismo e qualidade, acrescidos de um sentimento: paixão pelo fazemos.

Se interessou pelo assunto e quer saber mais? Quer saber como vender mais com o Marketing Digital? Então baixe esse e-book e aprenda tudo que precisa saber.

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Comments

  1. reply
    Débora Patrícia 6 de fevereiro de 2020 at 18:56

    Super interessante os pontos fracos do Marketing Digital que você citou no artigo.

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