Não é novidade que o Marketing Digital é uma área em constante evolução, as atualizações simplesmente não param de acontecer, e cada dia se tem uma novidade. Separamos nesse artigo 8 tendências no marketing digital em 2018 que certamente vale ficar ligado:
Olhando para o presente é que se vê o futuro. E, em se tratando do que será tendências de marketing de 2018, muito do que se desenvolveu esse ano vai apresentar crescimento ainda maior dentro dos próximos meses. Mas também há novidades por aí. Confira 7 ferramentas nas quais valerá a pena investir:
A imersão no ambiente virtual por meio dos sentidos é uma das grandes apostas para o ano que vem. Apesar de já muito utilizada fora do país, é agora que vem ganhando mais força em campanhas de marcas brasileiras, como a Faber Castell, por exemplo, que lançou a campanha “A Floresta sem Fim”. Ela consistia em um aplicativo onde, ao aproximar cada ecolápis, ele se transformava em um animal da fauna brasileira.
Essa é uma das formas de se cativar e conquistar o público trabalhando com suas emoções. Como necessita de investimento mais alto, a ferramenta a princípio está mais acessível às grandes empresas.
Sim, eles continuarão com força total! Se em 2017 já houve crescimento, podemos dizer que em 2018 haverá um “boom”. Seja por meio de webinars, transmissões ao vivo pelo Facebook ou Stories pelo Instagram, deixar a sua empresa mais humanizada é uma das grandes tendências.
Um conceito que só tende a crescer. A produção de conteúdos bem direcionados e relevantes para determinado público continuará a ser uma grande alavanca para vendas em 2018. E, quem quiser estar presente no meio online, não pode deixar de investir na estratégia, que aumenta a credibilidade dos negócios, melhora sua imagem e o potencial de rendimentos.
Investir nos influenciadores digitais continuará a ser uma grande vantagem em 2018. Isso porque, além de trazerem credibilidade junto ao público, os bloqueadores de anúncios não conseguem atuar, pois a indicação vem de um perfil pessoal. Por isso, você já pode ir definindo em quem será sua aposta no ano que vem!
Como citado acima, o Facebook tem investido cada vez mais em transmissões de vídeos . É muito mais fácil engajar a sua audiência quando ela enxerga as pessoas por trás de uma empresa. Dessa maneira, criar webinars e transmissões ao vivo pelo Facebook e Instagram pode tornar a empresa muito mais próxima do cliente.
É cada vez mais importante o papel que as plataformas e ferramentas de Analytics tem ocupado no cenário do marketing digital. Podemos dizer que é um dos pilares, hoje em dia não se faz mais nada sem que se consiga mensurar e mapear o comportamento do usuário no mundo digital. Os recursos de Analytics têm se tornado cada vez mais robustos e com capacidade de detalhar coisas que em tempos não muito distantes não eram possíveis.
Apesar de não ser mais novidade, as mídias sociais ainda serão tendência em 2018, pois as atualizações não param de crescer dentro dessa modalidade no marketing digital. Estão cada vez mais buscando evoluir para oferecer aos usuários experiências relevantes em seu dia a dia. É muito difícil olhar para futuro e não encontrar de alguma forma, as redes sociais.
Muitos ainda desconhecem o poder da ferramenta quando se fala em Marketing Digital para empresas. O blog tem se tornado cada vez mais requisitado pelas organizações, pois estão começando a perceber o potencial que ferramenta tem, principalmente por ser um instrumento essencial para fazer os sites das empresas aparecerem nos sites de buscas como o Google.
Por meio dos blogs, as empresas podem mostrar todo o seu conhecimento e, com isso, ganham credibilidade e visibilidade. Além disso, é possível criar bons relacionamentos e, com isso, aumentar as vendas. Veja um pouco mais sobre a importância de ter um blog aqui.
Em 2018, muitos outdoors tradicionais serão substituídos pelos paineis digitais, que permitem que os conteúdos, bem mais chamativos, sejam programados para os melhores horários e locais. Algumas empresas brasileiras já vêm oferecendo o serviço e, ao contrário do que se possa pensar, ele pode ser acessível também para pequenas e médias empresas.
Essa é uma ferramenta que também tende a crescer no ano que vem. A utilização de softwares que funcionam dentro de aplicativos de mensagens e respondem, por meio de inteligência artificial, a diversas questões dos clientes, cria proximidade e também oferecem mais praticidade no dia a dia dos usuários.
O uso de smartphones e outros dispositivos mobile vem aumentando de forma considerável nos últimos anos. Por isso, adaptar sistemas, como e-commerces, para que sejam responsivos tanto em desktop quanto pelo celular é uma grande tendência, pois essa migração promete um aumento considerável nas vendas, já que grande parte dos consumidores vem realizando suas compras pelo celular.
Agora que mostramos algumas das principais tendências de marketing para 2018, confira o que deve acontecer mais adiante, de acordo com pesquisa realizada e divulgada esse ano pelo Facebook IQ, batizada de Shifts for 2020, que aponta quais estratégias terão crescimento nos próximos três anos.
De acordo com o estudo, pelo menos 85% dos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) das empresas serão realizados sem a necessidade da presença humana. Além disso, um dado bastante relevante é de que até 2020 o número de usuários com acesso à internet irá superar aqueles que não possuem acesso. E também que a metade das compras em e-commerces, nos Estados Unidos, será realizada via celular. Essa última informação confirma o que dissemos: no marketing, olhando para o presente, pode-se ver o futuro!
Gostou do nosso artigo sobre as tendências em marketing em 2018? Então confira o post sobre 5 dicas para aumentar suas vendas com marketing de conteúdo, uma estratégias que deve crescer ainda mais no ano que vem!