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Benefícios do Linkedin

Beneficios do Linkedin: do relacionamento à geração de negócios

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Um dos principais benefícios do Linkedin é o de ser uma rede social voltada para o corporativo. Por meio dele, é possível gerar negócios, ampliar o networking e se desenvolver na carreira.

Ao contrário da maioria das redes sociais, em que as relações pessoais são um ponto forte, o Linkedin, criado em 2003, é voltado para o uso estritamente profissional. Hoje, no Brasil, o terceiro país mais presente nessa rede, já são 29 milhões de usuários, os quais buscam o desenvolvimento profissional e a geração de negócios. Esse é só um dos benefícios do Linkedin.

O volume de perfis representa um grande leque de conexões interessantes a serem feitas por empresas que buscam encontrar talentos, acompanhar tendências, realizar parcerias com outras empresas e se aproximar do seu público-alvo.

Benefícios do Linkedin para empresas: como funciona?

Entre os usuários do Linkedin, 41% deles são donos ou executivos de empresas e 25% são  responsáveis pela tomada de decisões na companhia. Ou seja, um público interessante para quem busca fazer negócios. Além disso, por ser uma rede mais séria, três em cada quatro usuários a consideram uma fonte confiável de informações sobre assuntos corporativos.

O Linkedin, assim como o Facebook e Instagram, por exemplo, permite que sejam criados tanto perfis pessoais quanto páginas empresariais, nesse caso chamadas de Company Page. A criação de um perfil empresarial, portanto, deve ser o primeiro passo para a participação de sua empresa.

Por meio de uma Company Page as organizações podem contar sua história, experiências, propósitos, valores, e tudo o mais que agregue na valorização da marca e traga um consequente interesse de talentos, empresas e público-alvo.

Além disso, outro benefício do Linkedin é o ser possível estabelecer uma rede de contatos diversificada, pesquisar possíveis investidores e ideias de negócio por meio de grupos do mesmo segmento, identificar potenciais clientes, analisar o mercado e a concorrência, manter relacionamentos profissionais, aumentar a visibilidade e criar oportunidades de networking.

A divulgação de uma marca no Linkedin pode ser feita por vários formatos diferentes, como textos, fotos, vídeos e links, dependendo do objetivo de cada postagem. Além disso, é possível contar com os anúncios patrocinados do Linkedin Ads, que permite segmentar os materiais ao público certo e ter mais alcance do que em publicações orgânicas.

Que tipos de empresas podem estar no Linkedin?

Depois de ler até aqui, provavelmente você esteja interessado em criar um perfil para sua empresa e usufruir os benefícios do Linkedin, mas pode ter dúvidas se essa rede também pode ser interessante para o seu segmento de atuação.

Saiba que, apesar de os setores mais comuns serem o de tecnologia, finanças, educação, saúde e bem estar e telecomunicações, o Linkedin é uma rede bastante democrática, a qual aceita empresas de praticamente todos os segmentos e portes.

Além disso, apesar de um dos benefícios do Linkedin é de ser uma rede social bastante interessante para as empresas B2B aumentarem seus negócios e estabelecerem boas parcerias, as empresas B2C também podem tirar proveito, já que apesar de não ser o canal ideal para  venderem diretamente para o consumidor, permite relacionamento com fornecedores, investidores, acionistas, empresas terceirizadas, entre outros.

Boas práticas no Linkedin

Como dissemos, é possível que praticamente qualquer empresa usufrua os benefícios do Linkedin. Porém, se estabelecer nessa rede como uma organização reconhecida e confiável requer alguns esforços, como participar de grupos de discussão e atualizar o perfil de forma assídua e consistente, tanto quantitativa quanto qualitativamente.

Para auxiliar sua empresa a obter bons resultados nessa rede social, listamos algumas boas práticas, as quais você vê a seguir:

  • monte uma página corporativa, para que o perfil de sua empresa seja institucionalizado e, com isso, passe seriedade;
  • crie um perfil acolhedor e confiável, o qual faça com que os usuários tenham vontade de acessar;
  • utilize a página para direcionar os usuários a outras plataformas da empresa dependendo de suas necessidades. É interessante que essa funcione como uma “central” de informações;
  • por meio da funcionalidade perguntas e respostas os usuários podem fazer perguntas abertas a todos os perfis. Se for da competência de seu negócio, procure responder essas questões para iniciar relacionamentos e ir tornando a empresa mais visível;
  • faça perguntas aos usuários sobre questões da empresa, como novos projetos, de forma com que eles interajam e sintam-se valorizados;
  • atualize o status periodicamente e tenha participação ativa em grupos, sempre com informações interessantes e voltadas ao mundo corporativo;
  • tenha o perfil o mais completo possível, com as informações pertinentes a todos os públicos a que se deseja atingir;
  • crie e salve filtros de busca que determinem quais os perfis interessantes para sua empresa. Dessa forma, sempre que um usuário com as características citadas entrar na rede estendida, o Linkedin envia uma notificação;
  • utilize os aplicativos disponibilizados pela rede, os quais ajudam as empresas a terem uma melhor definição de características e formas mais práticas de compartilharem os conteúdos.

Precisando aprimorar a atuação da sua marca nas redes sociais? Confira as dicas para Gerenciamento de Redes Sociais com dicas importantes para você colocar em prática.

 

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