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O que é Brand awareness? Entenda a importância para a marca

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O Brand Awareness, também chamado de consciência de marca, é uma métrica que mensura o quanto e como uma marca é reconhecida pelo público. Seu objetivo é fazer com que as marcas ganham alcance, sejam lembradas de forma positiva pelos consumidores e obtenham diferencial competitivo.

Existem marcas que se tornaram referência no mercado, ao ponto de se tornarem sinônimos dos produtos que vendem. Alguns exemplos são o amido de milho, conhecido como Maizena, as lâminas de barbear chamadas de Gilette e fotocópias que passaram a se chamar popularmente de Xerox. Isso se trata de brand awareness, ou consciência de marca, métrica que identifica a forma como uma marca é reconhecida, de modo a criar estratégias de marketing e publicidade que tragam notoriedade e fortalecimento da imagem junto a consumidores.

Esse indicador, quando elevado, mostra o quanto uma marca é lembrada pelo público quando esse pensa em determinados símbolos e características. Ao contar com essa estratégia de marketing passam a ser percebidas de forma positiva pelos consumidores e ganham diferencial competitivo.

Qual a importância do brand awareness para uma marca?

O conceito de brand awareness está muito ligado ao branding, outra forma importante de medir a força e os resultados da gestão de uma marca. Quanto melhor for a percepção sobre ela, menor será a dependência de outros fatores que colaboram com a decisão de compra, como preço, características técnicas e conveniência.

Ou seja, é um propulsor importante quando se fala em aumento das vendas e dos resultados. Outros benefícios de investir na estratégia são:

  • eleva o alcance da marca, já que um dos objetivos do brand awareness é torná-la mais conhecida no mercado;
  • aprimora outras estratégias de marketing, pois se sabe o quanto e como uma marca é reconhecida. Desse modo, as ações se tornam mais assertivas e eficientes;
  • otimização do investimento financeiro por parte da empresa, fazendo com que o negócio cresça de forma escalável e saudável.

Quais as estratégias mais contribuem para o desenvolvimento de brand awareness?

Para elevar o brand awareness, é fundamental desenvolver estratégias relacionadas ao diálogo com a audiência perfeita. Isso quer dizer que, por mais qualidade que um conteúdo ou anúncio tenham, se não forem de encontro com o perfil da persona da empresa, não terão a mesma eficiência.

Tendo isso em mente, o próximo passo é definir quais canais serão utilizados para elevar a métrica da marca. Entre os principais estão:

Utilizar digital influencers

Os digital influencers são pessoas com grande notoriedade nas redes sociais, relacionadas a diversos segmentos, como os de beleza e moda, por exemplo. Como possuem um considerável número de seguidores, os quais levam em conta sua opinião sobre produtos, podem influenciar de forma significativa no brand awareness de uma marca.

Nesse aspecto, é essencial avaliar qual influenciador é o mais adequado para a estratégia, o investimento necessário (alguns trabalham inclusive em formato de permuta) e quais resultados podem ser esperados.

Construir uma boa imagem nas redes sociais

As redes sociais são uma das paixões dos brasileiros. Prova disso é o relatório Digital in 2018: The Americas, que mostrou que 62% da população do Brasil está ativa nas redes sociais. O estudo também mostra que 58% dos usuários já buscou por um produto ou serviço pela internet.

Com 130 milhões de usuários mensais em atividade no país, o Facebook é uma das redes sociais com maior número de brasileiros. Além disso, segundo a mesma pesquisa, a base de usuários cresce em uma escala de 7% anualmente. Outras redes importantes são o YouTube, com 60% de acesso, o Instagram (40%), e o WhatsApp (56%).

Ou seja, esses são canais imprescindíveis quando se trata de aumentar o brand awareress. Por meio da presença relevante e constante nesses meios, as empresas ganham visibilidade, se tornam reconhecidas e, consequentemente, aumentam seu alcance junto ao público-alvo.

Desenvolver uma personalidade única

Uma marca com personalidade ganha um diferencial importante quando se trata de brand awareness. Isso envolve aspectos como a identidade visual e o design utilizados para a comunicação. Portanto, é fundamental contar com o apoio de profissionais especializados, que consigam desenvolver esses materiais conforme o perfil da empresa e seu público.

Investir em Marketing de Conteúdo

Para se destacar perante a alta concorrência e conquistar consumidores cada vez mais exigentes, as marcas estão marcando presença na internet por meio de conteúdos relevantes para o seu público. Isso pode ser feito por meio do Marketing de Conteúdo, ferramenta de Marketing Digital que atua com o desenvolvimento de conteúdos de qualidade em blogs, sites, e-mails marketing e redes sociais.

A estratégia contribui amplamente com o brand awareness, já que gera credibilidade e cria clientes apaixonados pela marca. Para se ter uma ideia da importância de utilizar a ferramenta, a pesquisa Content Trends 2019 mostrou que empresas que investem no Marketing de Conteúdo têm 2,2 mais visitas e 3,2 leads do que aquelas que não o adotam.

Como você pôde comprovar, criar ações para aumentar o brand awareness faz com que uma marca seja reconhecida por cada vez mais consumidores de forma positiva. Para auxiliar a comunicação das empresas, a Comunicarte oferece uma série de soluções que envolvem a produção de conteúdos valiosos, como o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing.

Como você pôde notar, o cuidado que se tem com uma marca é interligado com o sucesso da mesma. Descubra como fazer um bom posicionamento para a sua marca.

Quer saber mais sobre as nossas soluções para sua empresa? Então entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo!

 

 

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