

Posicionamento de mercado é a posição em que se encontram marcas, seus produtos e serviços na mente dos consumidores. Processo essencial para o desenvolvimento estratégico do Marketing.
Quando você pensa em uma marca de refrigerante, sabonete, limpeza e telefonia, por exemplo, quais delas vem à sua cabeça?
As primeiras que imaginou atuaram para conquistar posicionamento de mercado e assumiram essa posição de liderança em sua mente.
Mas como elas alcançaram esse status de líder de mercado? Com investimentos e ações em diferentes fatores interligados, abrangendo desde elementos internos da empresa e fatores do ambiente externo.
Ou seja, sua marca também pode alcançar esse status? Quer saber como? Continue lendo, descubra e comece agir para colocar sua marca no topo da mente dos seus clientes.
De acordo com um dos maiores nomes do Marketing, Philip Kotler, o posicionamento de mercado é “a ação de projetar o produto e a imagem da empresa, visando ocupar uma posição diferenciada na escolha do público-alvo”.
Em linhas gerais, ele pode ser obtido por meio da seguinte fórmula:
Segmentação + Diferenciação = Posicionamento.
Dessa forma, antes de definir qualquer posicionamento, a empresa precisa ter um público bem definido e formas de diferenciação no mercado em que atua. E essa é, sem dúvidas, uma das tarefas mais importantes em uma estratégia de Marketing.
Se posicionar no mercado traz diferenciais competitivos para as marcas, fazendo com que elas se tornem preferências na cabeça e no coração dos consumidores.
Com isso, sempre que precisarem de um produto ou serviço, eles se lembrarão daquela empresa e só deixarão de fazer negócios com as marcas do coração em função de motivos muito pontuais, como preço, falta de produto em estoque ou concorrência em promoção, por exemplo.
Porém, com uma boa estratégia de posicionamento de mercado, até mesmo esses fatores se tornam mais elásticos para potenciais clientes, pois determinado produto ou serviço já está enraizado como uma preferência e, portanto, esse é o desejo, essa é a marca prioritária.
Além disso, o posicionamento estratégico da marca agrega outros benefícios como melhor direcionamento para as ações internas, influenciando as decisões de marketing, comunicação e desenvolvimento de produtos, dessa forma, as ações coerentes contribuem para aumentar cada vez mais as conexões com o público e ampliar o valor da marca.
Quer conquistar esses benefícios para sua marca? Entenda quais são os fatores que influenciam na construção do posicionamento de mercado.
Fatores internos:
Fatores externos:
Pelo que você leu até aqui, foi possível conhecer o conceito e sua importância para que as marcas se destaquem dentro de um mercado competitivo. Mas como aplicar o posicionamento de mercado, na prática? É o que você confere a seguir:
Para quem sua marca deseja vender? Em primeiro lugar, sua empresa deve conhecer as reais necessidades, dores e preferências do público-alvo e do nicho de mercado escolhido. Para isso, é necessário a realização de pesquisas e análises, as quais mostrarão a forma com que os produtos e serviços oferecidos por seu negócio beneficiarão os consumidores.
Nesse ponto, você deve segmentar o público de sua organização por meio de alguns critérios, como segmentação demográfica, ou o lugar onde se encontra, segmentação psicográfica, a qual envolve personalidade e estilo de vida e segmentação comportamental, que analisa comportamentos em relação aos produtos e conteúdos.
Assim como a segmentação do mercado e do público, para conquistar um bom posicionamento de mercado sua empresa deve entender a jornada de compras de cada potencial cliente, desde a descoberta, reconhecimento de um problema ou necessidade, consideração da solução e, finalmente, a decisão de compra.
Isso pode ser feito com o auxílio de diversos softwares e sistemas, os quais trazem, em detalhes, todo o caminho percorrido pelos consumidores.
Esse passo, em que a empresa deve encontrar seus diferenciais, pode ser realizado em diversas etapas. Essas englobam preços, tempo de entrega, qualidade do atendimento, qualidade do produto, design, durabilidade, comunicação da marca, valores da marca, entre outros detalhes importantes que mostram porque uma organização deve ser escolhida em detrimento de outra.
Depois de sua empresa seguir todos os passos anteriores, terá informações suficientes para definir o posicionamento de mercado que irá fazer com que tenha melhores resultados e, a partir deles, mais sucesso. Ou seja, seus clientes passarão a enxergar sua marca da forma que se deseja.
Um posicionamento de marca bem definido, com certeza, levará os consumidores a terem uma maior identificação com a marca e, com isso, ela se tornará a preferida na hora da compra. Com isso, ela vai melhorando seu market-share e consolidando seu posicionamento no mercado.
É este o lugar desejado para a sua marca? Você sabia que a estratégia de marketing de conteúdo pode contribuir para o posicionamento da sua marca no mercado? Entenda o porquê.
Descubra o posicionamento digital da sua marca