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Análise Swot: quais são as forças e as fraquezas da sua marca?

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Para que haja uma gestão de Marketing eficiente dentro de uma empresa, é necessário muito mais do que simplesmente criar promoções e campanhas. Para que o setor realmente traga os resultados esperados, deve-se primeiramente realizar um planejamento baseado em uma série de informações sobre o negócio, que irão guiar o desenvolvimento de estratégias de forma mais assertiva. E é aqui que entra a Análise SWOT, ou Matriz FOFA.

O que é a Análise SWOT?

A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão e Marketing que tem o objetivo de fazer um diagnóstico completo da empresa e do ambiente que a cerca. SWOT é uma sigla em inglês para Forças (Strenghts), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

No Brasil, a análise também é chamada de Matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Independente de qual definição é utilizada, a metodologia é utilizada para permitir um planejamento estratégico eficiente, de modo a ressaltar pontos positivos e trabalhar para que os pontos negativos sejam minimizados.

Isso proporciona ao gestor mais segurança e embasamento na criação de estratégias de Marketing e gestão por meio dos caminhos que são apontados durante as análises. Dessa forma, elas se tornam mais assertivas e, consequentemente, trazem melhores resultados.

Para que serve a metodologia?

Como comentamos, a Análise SWOT serve para que as empresas contem com informações relevantes, por meio de diagnósticos completos, que as direcionem para uma melhor tomada de decisão. Com ela, é possível reduzir riscos, prever movimentações de mercado e criar estratégias de Marketing e gestão fundamentadas em dados concretos.

Veja mais alguns de seus objetivos:

  • compreender melhor o cenário em que se encontra a organização;
  • conhecer a posição da empresa em relação aos concorrentes;
  • obter mais alternativas de ação;
  • definir o que é prioridade;
  • fortalecer os pontos positivos e os diferenciais;
  • minimizar erros e falhas;
  • criar estratégias fundamentadas;
  • reduzir erros;
  • prever acontecimentos de acordo com as condições da empresa e do mercado.

Conceitos da Análise SWOT: entenda cada um deles

Uma Análise SWOT eficiente deve contemplar conceitos essenciais que abranjam a empresa tanto internamente quanto em relação ao ambiente que a cerca. Esses são os fatores internos, compreendidos como Forças e Fraquezas, que são os recursos, experiências, pontos fracos e diferenciais, e externos, definidos por Oportunidades e Ameaças, os quais acontecem de forma independente à vontade da organização e fogem ao seu controle.

Entenda cada um deles:

Forças

Como o nome sugere, as Forças de uma empresa são os aspectos que a diferenciam no mercado. Essas podem ser as atividades melhor realizadas, os tipos de recursos, o nível de engajamento dos clientes e as vantagens competitivas.

Ao se perguntar sobre suas Forças, a empresa deve sempre levar em consideração seu posicionamento em relação aos concorrentes e de que forma se destaca em relação a eles.

Fraquezas

As Fraquezas são os pontos fracos internos que prejudicam o bom andamento do negócio. Eles podem ser relacionados, por exemplo, a uma mão de obra desqualificada, à falta de treinamento, à escolha da concorrência pelos consumidores e falta de interação com os clientes.

Oportunidades

As Oportunidades são os fatores externos que beneficiam a empresa de forma positiva, como eventos na região que podem ser aproveitados pelo negócio, redução de taxas e impostos, subsídios, ampliação de crédito ou mudanças econômicas de governo que contribuam com determinados segmentos.

Ameaças

Assim como as Oportunidades, as Ameaças também independem da vontade da organização, mas nesse caso são os fatores negativos que podem influenciar nos bons resultados. Essas envolvem situações como a chegada da concorrência na mesma região do negócio, variação cambial que prejudique importações, políticas novas de tributação que aumentem os encargos e até mesmo a variação de clima.

A partir das informações levantadas pelas análises, para que a Matriz SWOT possa contribuir para futuras estratégias, é necessário cruzar os dados e descobrir, por meio da prática, quais os caminhos a seguir por meio de uma leitura completa do negócio e do mercado.

Para ficar mais claro, os dados devem ser cruzados de forma a maximizar os pontos positivos e minimizar os pontos negativos.  Isso pode ser feito por meio da observação de como as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças se relacionam entre si.

Por exemplo: quais os pontos fortes podem ser trabalhados de forma a ampliar as oportunidades?  Como minimizar os pontos fracos por meio das oportunidades oferecidas pelo mercado? A partir desses e outros questionamentos apresentam-se caminhos e soluções.

Como a Análise SWOT influencia no planejamento de Marketing?

O plano de Marketing é um dos principais beneficiados com o uso da Análise SWOT. Para esse setor, especialmente, ela possibilita pensar nas ações de uma marca de forma mais assertiva, levando em consideração o seu impacto em relação ao relacionamento com clientes e opinião pública.

Com os insights vindos por meio da FOFA, as estratégias de Marketing realmente ajudam o negócio a progredir conforme as oportunidades apresentadas pelo mercado, solucionar problemas de imagem, criar bons relacionamentos com consumidores, vender mais e, consequentemente, aumentar o faturamento.

Gostou do nosso artigo sobre a Análise SWOT? Então, mão na massa. Confira o nosso texto sobre planejamento de marketing e coloque a sua empresa na rota para o crescimento.

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