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Branding: Por que é Importante para sua empresa?

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Quer entender branding? Então, vamos começar com uma pergunta? Fale o nome de uma marca de refrigerante (se puder, deixe no comentário e observe as outras respostas).

Por que você lembrou desta marca e não de outras? Você certamente terá uma motivação que pode ser diferente das de outras pessoas, mas fato é que essa marca se repetirá várias vezes nas respostas.

Por que essas marcas se mostram tão presentes na cabeça do mundo todo apesar de ter diversas concorrentes?A resposta é branding. Continue lendo e saiba tudo sobre este assunto.

O que é branding?

Branding, na tradução direta para o Português significa marca, mas essa palavra é comumente usada para definir o processo de gestão e construção da identidade de uma marca, visando torná-la mais conhecida, valorizada e desejada pelo público-alvo.

Simplificando é a gestão estratégica de uma marca, que inclui a construção da identidade visual, a definição de valores e a comunicação com o público.

Ela se mostra importante porque marca é o DNA de uma empresa e as gigantes do mercado souberam como trabalhar seu conceito de marca criando conexões com seu consumidor para se diferenciar de seus concorrentes.

Vale esclarecer que:
Marca é toda a construção para torná-la única no mercado. É um sinal que a distingue que, geralmente, é composto por um nome, um símbolo, um logotipo ou todos esses e outros elementos juntos que caracterizam tudo o que é produzido por sua empresa, identificando seus serviços ou produtos.

A percepção da marca não depende apenas do modo como você a constrói, mas da percepção do seu consumidor. Pois sua marca cria sensações em seu consumidor no âmbito consciente e inconsciente e essa é uma das funções principais do branding.

Ficou mais claro porque deve investir em branding? Entenda quais são os benefícios que gera para o seu negócio.

Quais os Benefícios de Pensar Branding desde o Início?

Pelo que já leu até agora, acredito que sua concepção sobre a importância do branding já começou a ampliar, mas é preciso ressaltar que adotar essa estratégia, preferencialmente, desde o início faz toda a diferença para o longo prazo do negócio.

Entenda o porquê compreendendo os principais benefícios do branding:

• Cria uma base sólida e clara: Definir o branding logo de cara te força a pensar na essência da sua marca: qual o seu propósito, seus valores, quem você quer alcançar e como quer ser percebido. Isso cria uma direção clara para todas as suas decisões, desde o nome e logo até a comunicação e experiência do cliente.

• Diferenciação desde o começo: Em um mercado muitas vezes saturado, ter um branding bem definido te ajuda a se destacar da concorrência desde o lançamento. Você consegue comunicar de forma mais eficaz o que te torna único e por que os clientes deveriam escolher você.

• Atrai o público certo: Um branding bem construído ressoa com o seu público-alvo ideal. Ao comunicar seus valores e sua proposta de valor de forma clara, você atrai clientes que se identificam com a sua marca, o que geralmente leva a uma maior lealdade e engajamento.

• Construção de confiança e credibilidade: Uma marca com um branding consistente e bem articulado transmite profissionalismo e confiança desde o início. Isso facilita a construção de um relacionamento duradouro com os clientes e outros stakeholders.

• Marketing mais eficiente e econômico: Com um branding claro, suas estratégias de marketing se tornam mais direcionadas e eficazes. Você sabe quem quer alcançar e qual mensagem transmitir, o que otimiza seus investimentos em marketing e comunicação.

• Facilita o crescimento e a expansão: Uma marca com um branding forte tem mais facilidade para lançar novos produtos ou serviços e expandir para novos mercados. A identidade da marca já está estabelecida e pode ser estendida de forma mais natural.

• Atrai talentos: Uma marca com propósito e valores claros também atrai profissionais que se identificam com essa visão, o que pode facilitar a formação de uma equipe engajada e alinhada com os objetivos da empresa.

Como falamos, esses benefícios podem ser percebidos nas grandes marcas e, essa base sólida contribui para um crescimento sustentável e para a construção de uma marca forte e relevante no mercado.

É como construir uma casa: começar com uma fundação sólida garante que toda a estrutura seja mais resistente e duradoura. Não é mesmo?

Como se faz branding e o que ele envolve?

Como vimos o branding é a base para um negócio consistente e forte e pensar nele implica em avaliar quem é, o que faz, o que deseja e como quer ser vista pelo mercado e consumidores.

Ou seja, é um processo multifacetado e contínuo, que pode ser melhor compreendido se dividirmos por etapas:

  • 1. Imersão e Análise:
    Autoconhecimento: Comece entendendo profundamente a sua marca. Qual é o seu propósito? Quais são seus valores fundamentais? Qual a sua missão? Qual a história da sua marca? O que te motiva a fazer o que você faz?
  •  Público-alvo: Quem você quer alcançar? Quais são seus desejos, necessidades, dores e aspirações? Onde eles estão? Como se comunicam?
  •  Concorrência: Quem são seus concorrentes diretos e indiretos? Como eles se posicionam no mercado? Quais são seus pontos fortes e fracos em termos de branding?
  •  Análise SWOT: Avalie as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças da sua marca no mercado.
  •  Tendências de mercado: Esteja atento às novidades e mudanças no seu setor e no comportamento do consumidor.
  • 2. Estratégia de Marca:
    • Posicionamento: Como você quer que sua marca seja percebida no mercado em relação aos concorrentes? Qual o seu diferencial único e relevante para o seu público?
    • Proposta de Valor: Qual o benefício único que sua marca oferece aos clientes? Por que eles deveriam escolher você?
    • Personalidade da Marca: Quais características humanas você quer que sua marca transmita (exemplo: jovem, séria, divertida, inovadora)?
    • Tom de Voz: Como sua marca se comunicará verbalmente e por escrito? Qual será o estilo da sua linguagem (formal, informal, inspirador, etc.)?
    • Arquitetura da Marca (se aplicável): Se você tiver várias linhas de produtos ou serviços, como eles se relacionarão com a marca principal?
  • 3. Identidade da Marca:
    • Identidade Visual: É a representação visual da sua marca, incluindo:
    o Nome: Memorável, relevante e disponível para registro.
    o Logotipo: Símbolo gráfico que representa sua marca.
    o Cores: Paleta de cores que transmite a personalidade e os valores da marca.
    o Tipografia: Escolha de fontes que sejam legíveis e alinhadas com a identidade.
    o Imagens e Estilo Fotográfico/Ilustrativo: Linguagem visual para suas comunicações.
    o Design: Elementos visuais que serão aplicados em todos os pontos de contato (embalagens, site, redes sociais, etc.).
    • Identidade Verbal: Como sua marca “soa” através da linguagem (slogans, storytelling, mensagens de marketing, etc.).
    • Identidade Comportamental: Como sua marca se comporta e interage com os clientes (atendimento, experiência do cliente, valores praticados).
  • 4. Expressão da Marca:
    • Comunicação: Como você vai levar a sua mensagem ao público através de diversos canais (marketing digital, redes sociais, publicidade, relações públicas, etc.)?
    • Conteúdo: Que tipo de conteúdo você vai criar para engajar seu público e reforçar sua marca?
    • Experiência do Cliente: Como será a interação do cliente com a sua marca em todos os pontos de contato (online e offline)?
    • Marketing de Experiência: Como você pode criar experiências memoráveis que fortaleçam a conexão emocional com a sua marca?

5. Implementação e Gestão Contínua:
• Criação de Diretrizes (Brand Book): Documento que reúne todos os elementos da sua marca (estratégia, identidade visual e verbal, tom de voz, etc.) para garantir a consistência em todas as aplicações.
• Implementação: Colocar em prática todos os elementos definidos em todos os pontos de contato da marca.
• Monitoramento: Acompanhar a percepção da sua marca pelo público, o desempenho das suas ações de branding e o cenário da concorrência.
• Avaliação: Analisar os resultados e identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.
• Consistência: Manter a coerência em todas as manifestações da marca é crucial para construir reconhecimento e confiança.
• Adaptação: O branding não é estático. Esteja aberto a adaptar sua estratégia e identidade conforme o mercado evolui e as necessidades do seu público mudam.
Essas etapas são essenciais para a construção da sua marca forte, mas é importante ressaltar que é um processo que demanda tempo, dedicação e persistência. Mas uma marca forte é um dos principais ativos das grandes empresas, ou seja, vale a pena.

Exemplificando Benefícios do Branding

Conquistar o coração do consumidor não é missão fácil, já que ele está cada vez mais criterioso, mas vale a pena, e as grandes marcas sabem disso, bem como a importância de se diferenciar de suas concorrentes.

A Louis Vuitton não vende apenas bolsas. Ela vende exclusividade, status e luxo. Quem compra uma bolsa da marca não compra apenas uma bolsa, mas uma Louis Vuitton, que será unicamente sua.

Essa é a diferença dessa marca para as demais, o seu valor agregado, suplanta o fato de terem de pagar mais para adquirir o produto, ou seja, os atributos percebidos são superiores a percepção de preço.

O mesmo acontece com esta marca que anualmente torna-se notícia nos jornais, graças as filas que seus consumidores fazem para adquiri-lo no lançamento. Já sabe de quem estamos falando? Sim, estamos falando do Iphone da Apple.

Diversas empresas podem lançar aparelhos semelhantes aos Iphone e com uma bateria mais durável por um preço muito mais acessível, mas a Apple vende uma forma nova de se comunicar.

A empresa americana conseguiu se conectar com seu público de forma mais profunda, portanto ele não tem apenas clientes, ele possui seguidores fiéis da marca que ficam em filas por dias para adquirir os produtos no dia do lançamento.

Sendo assim, é possível perceber que consolidar uma marca no mercado não é um trabalho simples e rápido, mas é importante, especialmente no mundo atual, pensar no consumidor como um relacionamento e não apenas uma relação de compra.

Compreender o seu público é fundamental para entender como se tornar mais relevante no mercado para o consumidor pensar em sua marca antes do produto, como o caso da Gilette, que se tornou sinônimo de lâminas de barbear no Brasil.

Para tornar sua marca única no mercado, ela deve possuir uma identidade particular que fique na mente do consumidor e provocando a lembrança da marca sempre que tiver contato com seus elementos característicos.

A construção de uma marca forte não está relacionada apenas com o reconhecimento dos seus conceitos visuais, mas as experiências positivas para alcançar o público do âmbito emocional.

Apenas ser lembrada não é o bastante para uma marca, ela deve transferir sentimentos para os consumidores, e esse é o resultado de uma boa estratégia de branding.

Precisa de ajuda para construir estratégias que agreguem credibilidade e confiança à sua marca? Fale conosco agora e saiba como podemos te ajudar.

 

 

 

Redação: Comunicarte

Escrito por: Léia Santana. fundadora e CEO da Comunicarte, jornalista com mais de 20 anos de atuação em negócios, estratégias de comunicação e marketing para empresas B2B.

 

 

 

 

Publicado em 11.10.17
Atualizado em 18.09.24
Atualizado em 24.04.25

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