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Sua empresa gera Leads? Descubra porque deveria

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O que são Leads?

Leads, em Marketing Digital, são consumidores que ao interagir com uma marca em algum canal online informa um ou mais de seus dados visando obter alguma informação ou demonstrando interesse em algum produto ou serviço. A empresa, então, passa a conduzir este contato através de conteúdos relevantes para convertê-lo em um futuro cliente.

Mas afinal qual a importância da geração de leads para as empresas? O que uma organização perde em não gerar leads? Qual a importância da gestão de leads? É justamente sobre isso que vamos falar nesse post!

Qual a importância de gerar leads?

A geração de leads permite que uma empresa, a partir de conteúdos de atração, forme um banco de dados com consumidores que tem interesse em seus produtos ou serviços.

Nem todos os consumidores estão prontos para a compra, porém quando uma empresa identifica os que têm interesse em seu serviços ou produtos e mantem um relacionamento por meio de conteúdos que orientam e/ou informam a probabilidade de convertê-lo em um cliente (customers) aumenta significativamente.

Como gerar lead na prática?

A geração de Leads é o início da estratégia de Inbound Marketing, essa estratégia atrai visitantes para o site ou blog, encanta e gera valor da marca para o consumidor. Também é conhecido como marketing de atração, diferente da publicidade tradicional, o objetivo é não correr atrás dos seus clientes, e sim atraí-los.

O processo para gerar leads deve ser feito por profissionais ou agências de Marketing Digital, que fará uma analise do mercado, da empresa, identificará seus personas e o orçamento disponível.

Com as informações apuradas, deve ser construído um planejamento das ações que serão realizadas, os canais adequados para a marca e a construção da estratégia de conteúdo ideal atrair o consumidor e conduzi-lo pela trilha de consideração e conversão em cliente.

Ferramentas de Marketing Digital utilizadas para a geração de leads

Marketing de Conteúdo

É a estratégia principal para a geração de leads. Tem a finalidade de atrair o consumidor para a marca por meio de conteúdos relevantes. É a porta de entrada para que muitas pessoas sintam conheçam e confiem nos produtos/serviços disponibilizados pela empresa. Conheça mais sobre o marketing de conteúdo aqui.

Inbound Marketing

É a automação do marketing, é por meio dessa estratégia que é possível criar a trilha de relacionamento com o visitante até torna-lo cliente.

Landing pages

As landing pages é o termo conhecido como “páginas de aterrissagem” é uma página projetada para oferecer uma “oferta”, ou seja, algo que seja relevante para o consumidor, visando convertê-lo em lead para que, a partir deste ponto ele entre no funil de vendas.

Formulários

As landing pages trazem também os formulários que permitem obter os dados do consumidor. Esse é o momento em que a informação que o público necessita e deseja é obtida exatamente pela troca do mesmo tipo de moeda: a informação. Ou seja, o consumidor cede os seus dados em troca de um e-book, uma participação em um webinar, um acesso a um guia, pesquisa ou qualquer outro conteúdo de seu interesse.

Call to actions atrativos

Call to actions significa “chamada para a ação” e é exatamente esse o proposito, fazer com que o lead, após ou durante a leitura da informação que ele se interessou, vá atrás de mais informações ou demostre que já pode adquirir o produto ou serviço.

E-books

O ebook é um livro em formato digital, chamado também de material rico, sua função é dar informações especificas e valiosas ao cliente, como um curso por exemplo. Uma vez que você entrega valor para seu leitor, você reforça sua autoridade no assunto.

Webinars

É uma vídeo conferência no qual a comunicação é de uma via apenas, onde você se expressa (com aulas/informações) e as outras assistem. Essas “aulas” podem ser feitas através do Youtube por exemplo. Ele é considerado um formato de conteúdo e atração de lead eficiente.

Infográficos

Se você quer atrair a atenção do seu público, crie infográficos! Afinal 65% das pessoas assimilam por meio visual. É um recurso que traduz dados em imagens com significado. É uma maneira de compartilhar conteúdos de maneira visual e atraente.

Search Engine Optimization (SEO)

A construção de conteúdos e páginas otimizadas para mecanismo de busca são excelentes para a captação de leads. Uma vez que, ao pesquisar por um assunto de seu interesse (de acordo com o site Exame – 97% dos internautas brasileiros usam buscadores) eles podem encontrar o seu site ou o conteúdo relevante de sua marca e, a partir dai tornar-se um lead.

As otimizações visam posicionar bem a sua página conteúdo nos buscadores como Google, Yahoo e Bing gerando tráfego e consequentemente leads. Saiba mais sobre SEO aqui.

Esses são alguns dos exemplos de estratégias que podem ser usadas por uma empresa com o objetivo de gerar leads.

Agora vamos ver a seguir como manter os leads engajados com a sua marca.

O que é nutrição de leads

Somente gerar leads pode não trazer o crescimento no faturamento que você tanto deseja, há uma outra etapa, a nutrição dos leads. Uma base de leads bem nutrida pode gerar grandes oportunidades de vendas e/ou conversão. Isso significa construir e manter relacionamento com consumidores potenciais.

Como? Criando uma estratégia de relacionamento que permita manter a sua marca sempre presente para o lead.

A estratégia é desenvolvida baseada no interesse do consumidor, por meio de e-mail marketings, eventos presenciais e/ou onlines, conteúdos relevantes e newsletters, entre outros.

Esse relacionamento gera valor para o consumidor, permitindo que ele avance no funil até a conversão em cliente, momento da compra do produto ou serviço.

Gestão de leads x CRM

Para que a empresa seja vista e valorizada pelo público, o ideal é ter uma gestão de leads otimizada. Mas o que isso significa?

É conduzir o consumidor, durante o processo de nutrição de leads, tendo como base a sua linha de interesse. A gestão eficientemente das próximas interações gerar a satisfação de suas necessidades e melhores resultados.

Isso se dá na consolidação da vendas, justamente na transformação de um visitante, em lead e depois em cliente.

Gestão dos leads

A gestão de leads visa pesquisa de aprofundamento para adequada nutrição, qualificação, fomento de oportunidades comerciais até a mensuração dos resultados conquistados.

CRM

É a centralização de todas as informações obtidas do lead, desde sua conversão. Isso permite personalizar o relacionamento, facilitando a comunicação e os processos para entregar aquilo que o cliente quer. É obtido através de relatórios, ferramentas de automação que permite que vendedores e gestor otimizem o tempo e tomem decisões eficientes.

Como você viu a geração de leads é um processo que requer várias etapas, para isso existem as agências especializadas. Mas antes de contratá-la, queremos te ajudar com algumas dicas. Confira aqui.

 

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