• Home
  • ABC da Comunicação
  • Gestão da Marca
  • Marketing Digital
  • Vendas
  • Contato
Log In

  • Home
  • ABC da Comunicação
  • Gestão da Marca
  • Marketing Digital
  • Vendas
  • Contato
HomeABC da ComunicaçãoO que é comunicação?
Comunicação

O que é comunicação?

  • admin-comunicarte
  • 11

A comunicação é essencial em qualquer tipo de ação organizada. Qualquer atividade humana se desenvolve através da comunicação e as próprias empresas, à medida que tornam mais complexas e diversificadas sua gama de ação, entendem que é um dos elementos mais importantes para seu próprio desenvolvimento. No texto de hoje vamos explicar sua definição e como ela pode ser utilizada pelas empresas.


O que é comunicação?

Podemos definir como o processo pelo qual uma pessoa entra em contato com outra através de ideias, fatos, pensamentos ou comportamentos, e espera que último dê uma resposta, seja uma opinião, atitude ou comportamento.

Já a comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica utilizada por empresas de todos os portes para atingir objetivos como aumento de credibilidade, melhoria da imagem da empresa e ampliar resultados de vendas, por exemplo.

A importância nas empresas

Em qualquer empresa, independentemente do seu tamanho e do setor, a comunicação desempenha um papel fundamental. É um dos pilares básicos para o bom funcionamento da organização e a essência para o bom funcionamento da atividade organizacional. Uma boa comunicação melhora a competitividade da organização e  facilita a realização de objetivos.

Em empresas, os efeitos positivos são evidentes porque melhoram a competitividade da organização e a forma como ela pode se adaptar às mudanças que ocorrem em seu ambiente. Ao mesmo tempo, a existência de uma comunicação eficaz na empresa encoraja a motivação dos funcionários, bem como o compromisso e o envolvimento nas tarefas, criando um clima de trabalho integrativo.

 

Tipos de Comunicação

Existem dois  tipos dentro de uma empresa: externa e interna. Veja quais as características de cada uma, suas funções, o público a que se dirigem, sua importância e alguns exemplos de como elas são utilizadas.

O que é comunicação externa?

Como o próprio nome indica, é aquela que é dirigida ao público externo, ou seja, que emite uma mensagem para fora da empresa. Ela é focada na opinião pública (cidadãos, clientes, concorrentes, mercado, etc.). Seu principal objetivo é informar sobre a empresa e influencia a imagem que é dada a esta.

A comunicação externa não é apenas publicidade do seu produto ou serviço. Ela visa divulgar ações realizadas pela sua empresa, atividades desenvolvidas, projetos, novidades e todos os assuntos que sejam do interesse do público externo. Os principais mecanismos são:

  • Assessoria de Imprensa: encarregada de gerenciar todas as informações da empresa para a mídia, como comunicados de imprensa ou entrevistas.
  • Relações públicas: através de eventos, seminários ou atividades, procuram criar e reforçar uma imagem positiva da marca.
  • Marketing: responsável pela pesquisa de mercado, promoção de vendas e propagandas.
  • Propaganda: procura apresentar o produto ou serviço por meio de campanhas e peças publicitárias.

Comunicação Interna

É aquela direcionada ao público de dentro da empresa, isto é, colaboradores e prestadores de serviço, qualquer que seja sua classificação dentro da organização. Está ligada à necessidade de as empresas motivarem a sua equipe, integrá-la no dia a dia da organização e torná-la participante dentro da empresa. Ou seja, o objetivo é fortalecer o relacionamento entre a empresa e seus trabalhadores. Com uma equipe motivada, a empresa pode ser mais competitiva e eficiente.

Desafios

De acordo com uma pesquisa realizada  pela Agência Ação Integrada e a Social Base, 60,8% dos entrevistados afirmam que o maior desafio da comunicação na empresa é engajar as lideranças, seguido por mostrar a área como estratégica e importante (35,9%) e mensurar as atividades provando retorno sobre investimento ou mudança de comportamento (33,1%).

Comunicação Descendente

É a forma mais básica e historicamente utilizada da comunicação interna. Ela surge dos gerentes da empresa e desce para os diferentes níveis da pirâmide hierárquica. Seu objetivo é informar as instruções, objetivos e políticas da empresa. As ferramentas mais utilizadas são:

  • Manual do empregado;
  • Publicação institucional (revista, periódico, boletim informativo);
  • Carta à equipe;
  • Reuniões de informação;
  • Entrevista;
  • Circulares e E Mails do Grupo.

Comunicação Ascendente

São as mensagens que circulam de baixo para cima na empresa; nascem na base da organização e alcançam a alta administração. Permite que os funcionários apresentem ideias e sugestões, além de dar feedback para a comunicação de ligação descendente.
Entre as ferramentas mais usadas para encorajar esse tipo de diálogo estão:

  • Caixa de sugestões;
  • Entrevista;
  • Intranet;
  • Correio eletrônico;
  • Círculos de qualidade;
  • Reuniões regulares.

Comunicação Horizontal

É a que existe entre pessoas ou áreas da empresa que estão no mesmo nível hierárquico. Nessa categoria, grande parte da comunicação geralmente é informal, através de relações de amizade e companheirismo. Quando promovido pela empresa, a colaboração e o trabalho em equipe são promovidos como orientação. Os instrumentos mais adequados são:

  • Reuniões por departamentos ou grupos de trabalho;
  • Sessões de informação;
  • Correio eletrônico;
  • Redes sociais;
  • Reuniões com outras divisões (comunicação horizontal).

Conclusão

Parte do sucesso da sua empresa será medido por uma boa estratégia de comunicação. Por isso, é importante dar a devida atenção a essa questão e reestruturar a sua organização; e montar um plano de comunicação eficiente, de modo que ela possa estar preparada para enfrentar todos os desafios oferecidos pelo mercado e melhorar ainda mais os resultados.

Agora que você já entendeu o conceito de comunicação, que tal fazer o planejamento de marketing para sua empresa?

Você sabia que as empresas investem, em média, entre 6% a 9% em marketing, segundo  The CMO Survey – Highlights and Insights? Quanto sua empresa está investindo? Conheça algumas tendências de marketing digital e trace a melhor estratégia para sua empresa. 

 

Publicado em 19 de janeiro de 2022.

Atualizado em 27 de abril de 2022.

Leads

Sua Empresa Gera Leads? Descubra Porque Deveria

Digital Influencer

Digital Influencer: A Sua Marca Precisa de Um?

Share this

Tags

  • assessoria de imprensa
  • Comunicação
  • comunicação ascendente
  • comunicação descendente
  • Comunicação empresarial
  • comunicação horizontal
  • comunicação interna
  • Comunicarte
  • Empresas
  • Marketing
  • propaganda
  • relações públicas
  • tipos de comunicação

Leave a Reply Cancelar resposta

Do not miss

Como Criar Um Blog
1 comments
ABC da ComunicaçãoBlogMarketing Digital

Como Criar Um Blog e Qual a Importância Para Sua Empresa?

>> LER MAIS