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Plano de Marketing

Como Fazer um Plano de Marketing Digital?

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O plano de marketing é uma ferramenta fundamental para a sua empresa ter sucesso.

Ele é um guia para que a empresa possa alcançar os seus objetivos definidos. Uma forma de controlar os gastos e aumentar as vendas.

O planejamento de marketing deve ser feito baseado em pesquisas de mercado, alinhamento dos objetivos e expectativas e criação estratégias de acordo com os recursos disponíveis.

Se o seu negócio está tendo poucas vendas ou se você não sabe como fazê-lo crescer, o plano de marketing pode te auxiliar.

Acompanhe a leitura para saber mais!

O que é um plano de marketing?

O plano de marketing nada mais é que um documento em que a empresa vai colocar, de forma detalhada, as estratégias de marketing para um determinado período – que pode ser de curto, médio ou longo prazo e deve conter ainda os indicadores, análises e outras informações importantes.

Esse planejamento pode ser feito para campanhas específicas (como Black Friday e datas importantes para o negócio), estratégias e produtos ou serviços específicos.

Nesse documento, é detalhado as ações que cada departamento precisa executar e o que elas precisam fazer para chegar no objetivo final.

Essa ferramenta faz parte do plano de negócios da empresa e envolve os três tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional.

Para realizar um plano estratégico é necessário definir alguns pontos:

 

Qual é a finalidade do plano de marketing?

O principal objetivo do plano de marketing é auxiliar negócios a construir estratégias eficientes para alcançar os objetivos e metas que estejam de acordo com o seu público-alvo.

Assim, é possível entregar para o público um produto ou serviço eficiente e com isso se destacar no mercado.

Colocar o plano de marketing em prática oferece muitos benefícios, tais como:

  • Diminuir o risco de erros;
  • Tomar decisões baseada em dados coletados;
  • Melhorar a comunicação interna entre as áreas;
  • Tornar os colaboradores mais motivados;
  • Mapear o cenário que a empresa se encontra e antecipar ameaças.

 

Como elaborar um plano de marketing? Conheça as etapas

Para elaborar um plano de marketing, em primeiro lugar é preciso que a sua empresa e os colaboradores entendam a sua importância, para que assim haja dedicação na execução das atividades e metas para alcançar o objetivo final.

Todos têm papéis importantes e fundamentais para conquistar os objetivos e é necessário mostrar que não é “perda de tempo” investir no planejamento, pois vai trazer bons resultados.

Confira abaixo as etapas detalhadas para você pode elaborar um plano de marketing:

 

1 – Analise a sua empresa:

O primeiro passo para elaborar o plano de marketing é olhar para a sua empresa e identificar como ela se encontra, para isso é necessário analisar:

  • Número de colaboradores;
  • Número de vendas;
  • Faturamentos;
  • Recursos disponíveis;
  • Objetivos atuais.

Após essa primeira análise, você deve fazer uma avaliação mais profunda, por isso é recomendado usar a Análise de SWOT, nessa etapa você vai identificar dentro da sua empresa quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

A partir dessa análise você pode identificar todo o cenário com uma visão abrangente e criar um plano de marketing que irá se adequar à sua necessidade e que esteja dentro do seu orçamento.

 

2 – Analise o ambiente:

As empresas acreditam que, apenas os concorrentes são ameaças para o seu negócio, entretanto existem outros fatores que também oferecem riscos potenciais.

Por isso, é importante analisar o ambiente em que a empresa está inserida e como ele pode afetá-la, para assim tomar as decisões adequadas.

Essa análise deve ser feita em duas etapas: macroambiente e microambiente.

No macroambiente, o levantamento de dados deve analisar quais as mudanças e tendências da região, do país e do mundo podem afetar seu negócio, são elas:

  • Tecnológico;
  • Sociocultural;
  • Econômico;
  • Demográfico.

No microambiente a análise é feita para identificar qual a posição da empresa em relação ao mercado e quais são os pontos fortes e fracos.

Para isso é muito comum usar as 5 forças de Porter, que serve para identificar o que o seu concorrente está fazendo e verificar oportunidades para você inovar.

5 forças de Porter

Força 1: Ameaça de produtos substitutos

A ameaça do seu negócio não vem apenas dos concorrentes diretos, um exemplo disso são os produtos substitutos.

São produtos que possuem a mesma finalidade e atendem à mesma necessidade do seu cliente, portanto ele escolhe a melhor opção.

Exemplo: Manteiga X Margarina.

 

Força 2: Ameaça de novos entrantes

Novas empresas chegando no mercado, significa novos concorrentes que podem oferecer produtos e serviços semelhantes ao seu.

Por isso, é importante verificar o crescimento do seu segmento de mercado, o cenário econômico e saber qual o diferencial do seu produto diante de novas opções.

 

Força 3: Poder de negociação entre os clientes

Essa força determina o nível de competitividade do seu negócio. Os clientes podem pressionar as empresas para negociar preços e condições de pagamentos que sejam favoráveis para eles.

  • Muitos fornecedores e poucos clientes: O cliente possui maior poder de negociação;
  • Poucos fornecedores e muitos clientes: O poder do cliente é baixo, pois existem clientes substitutos;

 

Força 4: Poder de negociação dos fornecedores

O poder de negociação dos fornecedores é semelhante ao dos clientes, porém nesse cenário a empresa que tem a matéria-prima é quem vai ditar as regras.

Ela vai definir o preço e os prazos que irá trabalhar. E isso é uma ameaça para quem depende do serviço dela.

 

Força 5: Rivalidade entre os concorrentes

A última força está relacionada à competitividade entre as empresas que fazem parte do mesmo nicho de mercado.

Quanto maior a concorrência, maior será a rivalidade e isso trará consequências:

  • Realizar cortes para ter maior vantagem competitiva;
  • Buscar constantemente por novos clientes;
  • Ter uma pequena margem de lucro.

Por isso, é importante que o seu produto ou serviço seja diferente e chame atenção do consumidor.

 

3 – Defina a persona

O seu público-alvo é um grupo específico que possui características semelhantes e é para eles que você vai destinar às estratégias do seu plano de marketing.

A partir do seu público-alvo você consegue definir a sua persona, um personagem que representa o seu cliente ideal. Ela é diferente do público-alvo, pois você vai saber quais as expectativas, dores e comportamentos que ela possui.

Para conhecer a sua persona você precisa realizar uma pesquisa de mercado e identificar os seguintes pontos:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Classe social;
  • Comportamento.

Quanto mais informações sobre o seu cliente ideal você tiver, mais fácil será de criar estratégias direcionadas e que trazem maiores resultados.

 

4 – Posicionamento da empresa

Nessa etapa do plano de marketing, é necessário analisar a forma que a marca quer ser reconhecida no mercado, qual a imagem ela quer passar para os seus clientes. O posicionamento é definido a partir do produto, design e valores que ela possui.

Isso faz com o que os clientes se identifiquem com a empresa e ela “deixa a sua marca” na mente dos consumidores.

É importante que esse posicionamento esteja sempre presente nos meios de comunicação da empresa.

 

5 – Defina objetivos

Essa é uma etapa muito importante no plano de marketing, os objetivos devem estar alinhados com a realidade da empresa e as necessidades do cliente.

Para definir os objetivos, você pode usar a ferramenta SMART:

  • Specific (Específico);
  • Measurable (Mensurável);
  • Attainable (Atingível);
  • Realistic (Realista);
  • Time-bound (Dentro do prazo).

 

Ao seguir essa ferramenta, os objetivos têm mais chances de serem atingidos, pois eles serão claros e toda a equipe estará motivada a conquistá-los.

Além disso, eles devem ser detalhados, para que todos saibam exatamente o que precisa ser feito em cada etapa.

 

6 – Defina recursos e o orçamento

Para executar o plano de marketing você precisa definir alguns pontos importantes:

  • Verificar qual o valor necessário de investimento;
  • Definir equipamentos e ferramentas serão necessários;
  • Verificar se é necessário algum treinamento para os funcionários;
  • Avaliar se precisar contratar algum serviço extra.

 

É necessário um investimento considerável para desenvolver o plano de marketing, entretanto ele trará resultados positivos para a empresa.

 

7 – Escolha as estratégias de marketing digital mais adequadas

Existem diferentes estratégias de marketing digital que você pode usar para destacar sua empresa, e elas precisam estar inseridas no seu plano.

Não há uma mais eficaz que a outra, o seu uso deve ser avaliado de acordo com os objetivos do negócio. A seguir citamos as mais utilizadas atualmente:

 

1- Site de negócios:

Um site é uma maneira simples de se conectar com clientes em potencial. São as novas vitrines digitais das empresas.

 

2- Marketing de Conteúdo:

O marketing de conteúdo é o processo de criação, curadoria e compartilhamento de conteúdo para gerar interesse em seu negócio. O objetivo é atrair clientes potenciais para que você possa vender mais produtos, criar consciência da marca e, por fim, melhorar seus resultados financeiros.

Essa estratégia é mais utilizada em blogs e nas mídias sociais, mas pode ser aplicada a qualquer material ou plataforma.

 

3- Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO):

A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é um processo de otimização de uma página da web, site ou blog para que os usuários os encontrem. Trata-se de editar o conteúdo de forma que otimize sua classificação nos motores de busca como Google e Bing.

Isso permite que as empresas tenham uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa atraindo mais pessoas interessadas no negócio.

 

4- Publicidade paga:

Para ajudar os consumidores a aprender mais sobre produtos e serviços, as equipes de marketing se voltam para anúncios de mídia social e outros canais online.

 

5- E-mail Marketing:

O marketing por e-mail é um tipo de marketing digital que usa o correio eletrônico para enviar mensagens promocionais ou material publicitário a uma lista de pessoas direcionada. Essas mensagens podem ser enviadas para os clientes existentes, potenciais clientes ou até mesmo fornecedores.

 

O que é essencial em um plano de marketing e vendas?

Para ter um bom plano de marketing e para que ele realmente funcione é necessário que todos na empresa estejam envolvidos e comprometidos.

É importante criar estratégias e metas que sejam realistas.

Crie uma cultura de ouvir os seus colaboradores, pois eles estão no dia a dia da operação e podem saber como ajudar no desenvolvimento do negócio.

Não deixe o seu plano de marketing cair no esquecimento, coloque ele em prática para poder atrair cada vez mais clientes.

Após colocar o plano em prática é necessário, revisar o planejamento de tempos em tempos, assim você poderá identificar alguma necessidade nova e se as ações planejadas estão sendo executadas.

Invista em satisfazer os clientes que já consomem seus produtos há mais tempo e não apenas em atrair novos clientes.

Procure criar um plano de marketing que faça sentido para o seu objetivo e com estratégias adequadas para o seu negócio.

O que observar em um plano de marketing de serviços B2B?

Para saber como elaborar um plano de marketing de serviços B2B, primeiro vamos atender o que essa sigla significa.

Esta é uma sigla em inglês que significa Business to Business.

Traduzindo para o português é “empresa para empresa”, ou seja, empresas que fazem vendas para outras empresas.

O exemplo mais comum que temos do B2B é a compra de matéria-prima e insumos entre empresas, porém qualquer relação comercial entre empresas é considerada como B2B.

Para elaborar um plano de marketing para o B2B, é necessário criar ações e estratégias com o objetivo de aumentar as vendas, atrair mais clientes e ter uma maior visibilidade e autoridade no mercado.

Conheça as estratégias para o plano de marketing B2B e como aplicar no seu negócio:

 

1 – Marketing de conteúdo: 

Nas relações B2B, não é apenas dizer que o seu produto é bom, você deve criar conteúdo que possa construir um relacionamento com o seu cliente e o eduque sobre o seu produto.

Os conteúdos podem ser bem detalhados, com informações que demonstrem a autoridade da sua empresa no mercado.

 

2 – Co-Marketing:

Essa etapa é uma estratégia que tem como objetivo unir as empresas que têm um público em comum, mas que não são concorrentes, para compartilhar conteúdos que possam interessar seu público.

 

3 – Vídeo Marketing:

Essa é uma forma das empresas poderem contar a sua história para os clientes de forma mais humanizada.

Nestes vídeos, as empresas podem criar vários tipos de conteúdo, contando cases de sucesso, falando dos produtos, vídeos institucionais ou educacionais.

E podem trazer também depoimentos dos clientes sobre experiências com a empresa.

 

4 – Estar presente em feiras e eventos:

Participar de feiras e eventos que fazem parte do seu negócio é muito importante para divulgar a sua empresa e mostrá-la para o mercado.

Para demonstrar autoridade no segmento é interessante realizar debates, palestras e workshops.

 

5 – Marketing humanizados:

O marketing para B2B é uma relação de empresas para empresas, entretanto ele deve ser realizado de forma humanizada, sem deixar de lado as tecnologias que facilitam essa comunicação.

O público do marketing B2B é muito exigente e busca soluções de problemas de forma rápida e eficiente.

 

Vimos ao longo desse post os principais pontos para elaborar um plano de marketing eficiente, ele deve ser adaptado de acordo com a estrutura da sua empresa e da sua realidade.

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