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Produção de conteúdo

Produção de conteúdo: conheça a importância para sua estratégia de marketing

  • comunicarte
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Você sabia que 63% do público adulto usa a internet para buscar informações? E sabia que algumas dessas perguntas que fazem podem estar relacionadas ao produto ou serviço da sua empresa? Sim, este é um dos principais motivos que devem te convencer a colocar a produção de conteúdo em sua estratégia de marketing.

Mas este é só um dos motivos, continue lendo e saiba quais outros benefícios podem ser agregados à sua marca:

O que significa produção de conteúdo para marcas?

Vamos começar pelo começo e entender o que é conteúdo e sua relação com a estratégia de marketing?

Conteúdo, segundo o dicionário da Lingua Portuguesa Priberam, quer dizer:

1- Assunto.

2- Dizeres (duma carta).

3 – O contido em caixa ou qualquer invólucro.

Na linguagem do marketing e na popular, conteúdo pode ser entendido como informação valiosa e relevante para determinado tipo de público.

Podemos dizer que, no caso dos conteúdos para web, eles são uma mistura de jornalismo, com o levantamento de informações importantes para o leitor, de modo que contribua para uma jornada que leve em direção ao produto ou serviço da marca.

Dessa forma chegamos a produção de conteúdo para marca, ou marketing de conteúdo, que consiste em uma estratégia de marketing que objetiva atrair o persona, promover uma relação de confiança e contribui para o aumento das vendas dos produtos ou serviços.

Essa estratégia é essencial para uma empresa que busca fortalecer sua marca, se tornar referência e, com isso, ter mais lucratividade.

Qual a importância da produção de conteúdo para marcas?

Primeiramente podemos dizer que hoje a produção de conteúdo serve como base do relacionamento entre empresas e seus clientes. Isso começou a existir a partir do momento em que surgiu um novo perfil de consumidor, mais informado, conectado e exigente.

Esse realiza pesquisas, procura opiniões e avaliações, se informa e cria relações com as marcas com as quais se identifica. Portanto, oferecer conteúdos relevantes significa mostrar autoridade, experiência e empatia com o cliente.

Pesquisas apontam que são realizadas cerca de 99mil pesquisas no Google a cada 1 segundo e que uma pessoa comum, realiza em média de 3 a 4 pesquisas no Google por dia.

Inclusive, sites com blog recebem 55% mais tráfego do que as empresas que não possuem, segundo dados da Hubspot. E, é claro que esse público tende a ser mais qualificado, uma vez que estarão buscando assuntos relacionados ao seu produto, serviço ou mercado.

Agora responda: gerar tráfego qualificado é um bom motivo para investir nessa estratégia? Mas não é o único.

Principais vantagens de investir produção de conteúdo para marcas?

Antes de falamos nas vantagens é importante esclarecer que, como vimos, conteúdo é muito mais do que texto.

A estratégia pode incluir vídeos, imagens, podcast e textos com objetivo de educar o mercado sobre o tema de interesse da marca, informar ou entreter.

Agora vamos falar de outras vantagens:

  • conforme as empresas vão produzindo conteúdos, sua relevância nos mecanismos de busca vai aumentando. Isso significa multiplicar as formas do seu público ser atraído para a sua marca;
  • quanto mais conteúdos relevantes, maior será o interesse, a interação e o tempo de navegação dos usuários nos seus canais;
  • a taxa de conversão, a qual demonstra o número de visitantes que se transforma em leads, ou potenciais clientes, aumenta a medida que você desenvolve conteúdos que promovem conversa e que seu público vai confiando em sua marca;
  • o alcance e visibilidade da marca nas redes sociais também aumenta em função do compartilhamento de conteúdos relevantes;
  • com o aumento do engajamento, a sua marca vai conquistando espaço na mente do cliente/consumidor como autoridade, confiável e, quando ele estiver pronto para a compra, possivelmente, sua marca estará entre as consideradas para a compra, contribuindo para o aumento nas vendas e no faturamento.

Como fazer bons conteúdos para as marcas?

Para que a produção de conteúdo web seja realmente eficiente e traga os resultados esperados, alguns detalhes são fundamentais. Entre eles estão:

Planejamento

Os conteúdos online, antes de qualquer coisa, precisam ser planejados. Durante o planejamento é que são definidos os assuntos, os objetivos, as palavras-chave, a linguagem utilizada e a periodicidade dos materiais.

Isso deve ser feito com base nas necessidades e características do persona da marca.

Conhecimento da persona

Outro ponto essencial da produção de conteúdo é o conhecimento da persona, ou representação semi fictícia do cliente ideal. Afinal, como dissemos, os materiais devem ter como foco principal o usuário, e quando mais forem de encontro às suas necessidades e características, mais sucesso terão.

Para chegar à persona, a qual irá guiar toda a produção, são necessários pesquisas, análises e dados reais que irão mostrar dores, problemas e anseios do potencial cliente.

Investir nos conteúdos evergreen

Os conteúdos evergreen são informações mais completas e perenes sobre os mais variados temas, ao contrário do conteúdo factual, que perde a validade com o tempo.

Esse estilo de conteúdo, o qual pode permanecer longos tempos nas páginas de pesquisa, é o preferido de empresas que investem em Marketing Digital, já que assim se educa o público ao mesmo tempo que se oferece uma série de informações que não se tornam ultrapassadas rapidamente.

Utilizar hiperlinks

Os hiperlinks usados na produção de conteúdo visam direcionar para outros materiais interessantes, seja do blog da própria empresa, por exemplo, ou para páginas externas. Eles criam mobilidade para o leitor e ainda são bem avaliados pelos mecanismos de busca.

O que saber antes de contratar empresas especializadas?

Para que a produção de conteúdo seja realmente profissional e gere os resultados esperados, pode-se contar com o auxílio de agências de comunicação e marketing como a Comunicarte, ou com colaboradores internos especializados no assunto.

Para encontrar a melhor solução para sua empresa, analise alguns requisitos:

  • avalie os trabalhos já desenvolvidos para comprovar a qualidade dos conteúdos;
  • busque pelos cases de sucesso e vejam se eles estão conforme o que organização espera;
  • entre em contato para avaliar o atendimento e os serviços que a agência pode oferecer;
  • questione sobre a experiência do fornecedor em relação ao seu segmento;
  • compreenda o escopo da proposta, o processo de produção e as métricas que serão utilizadas para avaliar os resultados.

Concluindo

Como você pode compreender a produção de conteúdo para as marcas é uma importante estratégia, ela acrescenta inúmeros benefícios, entre eles: aumento de visibilidade e tráfego, atração e fidelização de clientes, redução de custos de aquisição de leads, melhor posicionamento digital, autoridade, e vendas entre outros.

E para que sua estratégia seja um sucesso é importante que construir conteúdos relevantes e consistentes. O foco deve ser em auxiliar as pessoas a resolverem suas dúvidas informando, educando ou entretendo.

Mas para que ele fique bem posicionado nas páginas de buscas como o Google é importante que ele seja produzido com as técnicas de SEO. Entenda mais sobre este assunto, agora, clicando aqui.

 

 

 

Publicado em 18 de janeiro de 2019

Atualizado em 15 de abril de 2025

 

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Comments

  1. reply
    Eduardo Nunes 22 de abril de 2020 at 14:48

    Conteúdo magnifico, me ajudou demais, obg e parabéns!

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1 comments
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