

Alguma vez você já realizou uma pesquisa sobre determinado produto no Google e, um tempo depois, começou a visualizar banners de anúncios relacionados justamente ao que você procurava anteriormente? Saiba que isso não é mera coincidência, mas sim uma estratégia de marketing digital recém-chegada ao Brasil: o remarketing, também conhecido como retargeting.
Não se preocupe se o termo não for totalmente familiar para você, pois estamos aqui justamente para isso! Acompanhe o nosso post, saiba realmente do que se trata o conceito e como ele pode atuar a favor dos seus negócios.
Para começar, vamos deixar claro porque remarketing e retargeting são praticamente a mesma coisa. Remarketing é como o Google chama sua própria ferramenta voltada para o retargeting. O termo, em inglês, vem de “target”, o qual significa “alvo”.
Ou seja, a estratégia pretende causar um impacto naquele usuário que alguma vez já se interessou por determinado produto ou serviço, mas que naquele momento não efetuou uma compra. Isso é feito por meio de anúncios que aparecem logo após uma primeira pesquisa.
O principal objetivo do remarketing é aumentar as conversões de um site. Isso quer dizer, elevar as vendas. Ele foi criado pelo fato de que uma grande maioria dos usuários, mais precisamente 97% deles, segundo dados do Google, não converte logo na primeira visita.
Portanto, a estratégia se utiliza de técnicas que fazem com que os produtos e serviços anteriormente pesquisados, continuem impactando o usuário de alguma forma, para que ele continue pensando em determinada marca e, quem sabe, se decida pela compra. Isso pode – e deve – ser planejado para todas as etapas do funil de vendas.
O seu funcionamento, diferente da estratégia, como vamos falar logo adiante, é bastante simples. Por exemplo, ao fazer determinada pesquisa no Google, o usuário encontra um anúncio pago e clica nele. A partir desse momento, um cookie é armazenado em seu computador de forma com que o Google o identifique e mostre anúncios desse site específico em outros sites parceiros ou, ainda, em sua própria rede de pesquisa.
Uma campanha de remarketing, na maioria das vezes, dura trinta dias, mas isso pode variar de acordo com a plataforma utilizada e outros detalhes de cada ação.
Para que ele funcione dentro de um site, é necessário que primeiramente se insira uma tag de remarketing para, posteriormente, começar a pensar em estratégias.
Lembra que dissemos que a técnica era simples, mas a estratégia nem tanto? Isso porque de nada adianta contar com uma série de anúncios exibidos continuamente aos visitantes do seu site se, por trás deles, não houver um bom planejamento e um objetivo.
Sem isso, a ferramenta perde o seu valor, pois deixa de ser relevante. Aí o que pode acontecer, na realidade, é um efeito contrário. A taxa de cliques pode cair e até mesmo a posição do site em relação a exibição e custo de anúncios pode ser prejudicada.
Para começar, um planejamento de remarketing deve ser direcionado para atingir os consumidores que se encontrem em todos os estágios da jornada de compra, seja ele o da consciência, da consideração, da compra ou da fidelização.
Por isso, a estratégia funciona por meio de um sistema de listas, as quais dividem os visitantes de um site pelo tipo de ação tomada. Por exemplo, uma campanha não será a mesma para alguém que somente pesquisou um produto e para um usuário que observou outros detalhes, como preço e formas de pagamento.
Veja algumas listas interessantes para criar:
Há três tipos de remarketing: o da rede de display, da rede de pesquisa e pelo Facebook. A rede de display atua como um grupo de sites parceiros que oferecem espaços para a publicação de anúncios, os quais são direcionados para usuários que se encontrem nas listas. Lembrando que cada plataforma voltada à estratégia possui suas próprias parcerias.
Já no remarketing feito pelas páginas de pesquisas do Google Adwords, os anúncios são exibidos nas próprias páginas de resultados, seja por meio da busca do Google, ou no Google Maps, Google Shopping, Google Imagens, grupos do Google e sites parceiros.
A terceira opção que deve ser analisada é o remarketing por meio do Facebook. Esse funciona de forma parecida com a rede de display, pois a rede social também oferece espaços para anúncios, sejam eles no feed de notícias ou na barra lateral.
Apesar de, à primeira vista, uma estratégia de remarketing ser bastante similar à uma campanha de ads, ela apresenta outros benefícios que vão além de campanhas comuns. Veja alguns deles:
Acha que uma campanha de remarketing pode ser o que seu negócio precisa para aumentar as vendas e aumentar o faturamento? Então confira algumas dicas de como criar campanhas eficientes na prática:
Nesse artigo, buscamos fazer com que você entendesse o conceito de remarketing e como a estratégia é elaborada na prática. Que tal começar a adotá-la agora mesmo? Para isso, é possível contar com profissionais e agências especializadas.
Quer saber mais sobre remarketing e outros assuntos relacionados ao Marketing Digital? Então acompanhe aqui as vantagens de conteúdos relevantes para aumentar as suas vendas.