

Você sabe o que são os stakeholders e qual a importância deles para a sua organização?
Muitas pessoas costumam usar essa palavra para expressar os clientes de uma empresa. Outros associam o termo com os acionistas. Isso acontece porque traduzindo a palavra em algumas ferramentas esse é o resultado que aparece.
Mas a verdade é que o conceito é bem mais amplo.
É preciso entender primeiramente que o sucesso de um negócio depende dos stakeholders. Isso porque eles podem afetar positiva ou negativamente os resultados e desempenho de uma instituição.
Continue a leitura se você quer saber o que são os stakeholders, qual o papel deles em uma organização e como estabelecer uma boa relação com eles.
A palavra ‘stakeholder’ é de origem inglesa e embora algumas ferramentas de tradução simplifiquem como acionistas, essa não é a definição adequada.
O pensamento que mostramos acima de clientes e acionistas não está incorreto.
Porém, podemos caracterizar os stakeholders como todas as partes interessadas/envolvidas direta ou indiretamente em uma instituição. E isso vai além desses dois grupos.
Podemos considerar também que eles são indivíduos ou grupos que afetam o desempenho e reputação de uma empresa, podendo ainda serem afetados por esses resultados.
Os stakeholders podem ser diferenciados por internos e externos. Os internos, são os que estão dentro do ambiente da empresa como, por exemplo, os administradores, funcionários e acionistas.
Já os externos, como o próprio nome sugere, são os indivíduos que estão fora da organização, mas que permanecem envolvidos com ela de alguma maneira.
Alguns exemplos desse último tipo são os fornecedores, clientes, concorrentes, governos e sindicatos.
Hitt, Ireland e Hoskisson em seu livro ‘Administração Estratégica’ classificam os stakeholders em 3 grupos:
O nível de influência e relevância de cada um deles vai variar de acordo com o porte e nicho de mercado que atua a organização.
Além disso, podemos diferenciar os stakeholders em diferentes tipos:
Arbitrário: São legítimos, mas não exercem grande influência sobre a organização. Não são grupos que a empresa deve ter grande preocupação.
Adormecido: Parte interessada influente na organização, porém não costuma impor sua vontade por não possuir legitimidade ou urgência.
Reivindicador: Grupo que possui urgência e está bastante interessado na organização, entretanto não possui grande influência ou legitimidade. Sendo assim não traz grandes impactos para a empresa.
Dominante: Possui grande influência e legitimidade. São grupos em que a empresa deve voltar seus esforços e atenção, pois esperam bastante da organização.
Dependente: Esse tipo possui influência e urgência, entretanto, precisam de outro stakeholder para que seus desejos sejam levados em consideração.
Definitivo: Esse grupo possui total influência sobre a organização, além de ter legitimidade. Por esse motivo, quando houver urgência devem ser atendidos prontamente.
Perigoso: Apresenta urgência e influência sobre a empresa, entretanto, não possui legitimidade. É preciso ter cuidado com esse grupo, pois podem ser violentos e coercitivos.
Os stakeholders são alvo de muitos estudos e por esse motivo existem diferentes formas de classificações. Além de todas as categorizações citadas acima, podemos dividi-los também em primários, secundários e excluídos:
Por fim, podemos diferenciar os interessados na instituição em 4 classes:
Para que você possa entender melhor a relevância dos stakeholders, vamos citar a seguir alguns exemplos em que eles podem afetar o funcionamento ou resultados de uma organização. Confira:
Por esses motivos, se faz importante manter uma boa gestão dos stakeholders. Promova um bom diálogo entre todos os envolvidos e interessados na instituição. Desse modo, o desenvolvimento do negócio pode ocorrer sem conflitos e interferências, alcançando o sucesso.
Primeiramente, é preciso identificar o grau de influência de cada grupo de stakeholder e quais são as suas necessidades, procurando atender a todos da melhor maneira possível.
Por exemplo, manter as contas em dia também é uma forma de preservar a relação com os fornecedores. Isso possibilita que a empresa tenha maiores oportunidades de negociação e. inclusive, alcançar outros parceiros com propostas mais vantajosas.
Um ponto chave para cuidar das partes envolvidas da instituição é estar sempre atento aos feedbacks de qualquer um dos stakeholders.
Para isso, estabeleça variados canais de comunicação para que todos possam entrar em contato facilmente, fazer sugestões ou esclarecer dúvidas. Além disso, sempre que possível faça pesquisas de satisfação.
Preze pela transparência e ética na sua empresa. Preste contas sempre que possível ou solicitado pelas partes interessadas sobre o financeiro e investimentos realizados.
Apostar na sustentabilidade do negócio também é ideal para reter o público antigo e atrair novos.
Por fim, invista na elaboração de uma política de relacionamento com stakeholders.
Esperamos que esse artigo tenha sido útil e você possa ter entendido o que são stakeholders e porque eles são tão importantes para uma organização.
Embora existam diferentes classificações para as partes interessadas em uma instituição, o foco principal deve ser entender o nível de influência que cada um possui no seu negócio.
Com base nisso, deve-se traçar estratégias para manter o bom convívio com os stakeholders. Desse modo será possível alcançar melhores resultados.
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