• Home
  • ABC da Comunicação
  • Gestão da Marca
  • Marketing Digital
  • Vendas
  • Contato
Log In

  • Home
  • ABC da Comunicação
  • Gestão da Marca
  • Marketing Digital
  • Vendas
  • Contato
HomeABC da ComunicaçãoAgência de Publicidade ou Agência de Marketing? Entenda qual é a melhor opção para sua empresa
Agência de Publicidade e Agência de Marketing

Agência de Publicidade ou Agência de Marketing? Entenda qual é a melhor opção para sua empresa

  • comunicarte
  • 0

Quem tem um negócio sabe a importância de comunicar o mercado sobre seus diferenciais, produtos e serviços para conquistar clientes e aumentar as vendas. Porém, no momento de contratar um serviço especializado, pode haver dúvidas de qual deles é mais indicado: uma Agência de Publicidade ou uma Agência de Marketing.

Esse é o seu caso? Então acaba de chegar ao lugar certo! Vamos mostrar do que se trata cada uma delas, seus objetivos e como escolher a melhor opção.

O que é Agência de Publicidade?

Uma agência de publicidade, que também pode ser chamada de agência de propaganda, é uma empresa responsável pelo planejamento, criação e produção de campanhas publicitárias. Elas são especializadas em estratégias e divulgações no canais off line, como jornais, revistas, TVs, rádios e outdoors, de forma personalizada em relação às necessidades do cliente.

Normalmente são as organizações de maior porte, com grande volume de vendas e abrangência de mercado as que contratam as Agências de Publicidade. Isso porque os anúncios costumam ter preços mais elevados e para se criar uma campanha é necessário investir um montante razoável, já que é comum apostar em diversos canais dentro da mesma estratégia.

O objetivo de uma agência é educar o público-alvo de uma empresa para o consumo, por meio da lembrança da marca, percepção da qualidade, formação ou fortalecimento da marca, entre outros aspectos. Portanto, seu foco é totalmente voltado ao público externo, a partir da criação de anúncios que atraiam novos consumidores.

Entre suas atividades estão:

  • criação de campanhas publicitárias;
  • criação de anúncios para revistas, jornais, TVs, etc;
  • desenvolvimento de planos de comunicação;
  • produção de spots para rádios;
  • produção de vídeos para campanhas televisivas;
  • criação ou reformulação de identidade visual.

O que é uma agência de Marketing?

Ao contrário de uma Agência de Publicidade, em que o foco é somente o público externo de uma empresa, uma agência de Marketing realiza um trabalho global, que envolve a organização como um todo.

Entre os fatores envolvidos estão o posicionamento estratégico, canais de venda, logístico e distribuição, gestão de preço e relacionamento com todos os stakeholders que fazem parte dos processos do negócio.

Para envolver todos os pontos necessários para os bons resultados os profissionais se baseiam nos famosos 4Ps de Marketing: Praça, Preço, Produto e Promoção.

Em linhas gerais, uma agência de Marketing busca, juntamente ao cliente, criar boas oportunidades de negócio. Nesse sentido, define objetivos, analisa o mercado, realiza planejamentos estratégicos e executa as ações de acordo com as metas traçadas.

Há agências especializadas em todos os portes de empresa, ou seja, as PMEs também podem se beneficiar de estratégias para se destacarem no mercado, fortalecerem a marca e criarem autoridade.

Inclusive dentro da atuação de uma agência de Marketing não poderíamos deixar de citar o Marketing Digital, incorporado ao Marketing tradicional para atuar junto aos canais online, indispensáveis para empresas que querem aumentar os resultados atualmente.

Como escolher a agência ideal para uma empresa?

Antes de optar por uma Agência de Publicidade ou Marketing a empresa deve considerar os recursos disponíveis e definir seus objetivos. Apesar do Marketing ter uma atuação mais completa, a propaganda é importante para gerar consciência de marca, ou brand awareness.

É muito interessante utilizar, inclusive, as duas soluções de comunicação juntas, principalmente no que diz respeito aos dados que o Marketing pode fornecer para que a Publicidade seja mais eficiente.

Orientados pelas informações, por exemplo, os profissionais podem planejar e criar estratégias de promoção mais criativas, relevantes e entregues no momento certo.

Mas, se isso não for possível, o que é a realidade de muitas empresas, faça as análises citadas acima e, a partir daí, se reúna com as agências e perceba quais delas estão mais habilitadas a desenvolver as estratégias que a organização precisa implementar.

Enquanto isso, você pode conhecer quais são as estratégias de marketing que geram mais resultados. Com essas informações adicionais sua decisão será facilitada.

Pinterest

Pinterest: a rede social das imagens

jornada do cliente

Jornada do cliente: o segredo para melhorar os seu...

Share this

Tags

  • agencia de marketing
  • agencia de publicidade
  • marketing digital
  • o que é

Leave a Reply Cancelar resposta

Do not miss

Como Criar Um Blog
1 comments
ABC da ComunicaçãoBlogMarketing Digital

Como Criar Um Blog e Qual a Importância Para Sua Empresa?

>> LER MAIS