• Home
  • ABC da Comunicação
  • Gestão da Marca
  • Marketing Digital
  • Vendas
  • Contato
Log In

  • Home
  • ABC da Comunicação
  • Gestão da Marca
  • Marketing Digital
  • Vendas
  • Contato
HomeABC da ComunicaçãoAssessoria de Imprensa: Saiba Realmente Como Funciona a Estratégia
assessoria de imprensa

Assessoria de Imprensa: Saiba Realmente Como Funciona a Estratégia

  • comunicarte
  • 3

A assessoria de imprensa visa integrar empresas ou personalidades a veículos de destaque por meio de divulgações espontâneas, que podem ser em programas televisivos, em canais de rádio, matérias em jornais, revistas ou blogs, e até mesmo nas redes sociais.

Mas por que estar presente na mídia é tão importante para a sua marca? É assim que você ganha mais visibilidade e fortalecimento de imagem!

Continue a leitura e saiba como usar esse serviço a seu favor.

 

Como surgiu o trabalho de assessoria de imprensa?

assessoria de imprensa

A assessoria de imprensa teve início no século 20 com o jornalista americano Ivy Lee. Seu primeiro cliente foi John Rockefeller, acusado de assassinar seus funcionários durante uma greve.

Por meio dessa estratégia, Lee conseguiu contornar a crise com a ajuda da opinião pública e de ações que orientou seu cliente a tomar – como demitir os guarda-costas e colaborar com as investigações do ocorrido.

Divulgando, assim, uma imagem positiva da empresa e de seu representante por meio de mídia informativa e espontânea.

No Brasil, esse serviço começou a se estruturar a partir dos anos 80, abrindo novas oportunidades para os jornalistas.

 

O que é assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa atua como uma ponte entre empresas e a imprensa, ela está entre as atividades que envolvem a comunicação empresarial.

Seus principais objetivos são fortalecer a imagem de profissionais, empresas e produtos por meio da mídia espontânea, ou seja, sem custos.

Ao contrário da publicidade, que trabalho por meio de anúncios, uma assessoria faz a divulgação de notícias, as quais podem ser relevantes para a opinião pública e, por isso, interessam aos jornalistas dentro das redações.

 

Quais profissionais podem realizar a assessoria de imprensa?

O profissional que atende as empresas e gerencia suas contas é o assessor de imprensa.

Para exercer essa função, ele deve ser formado em jornalismo, relações públicas ou comunicação social. Ainda existe a possibilidade de que pessoas formadas em marketing e publicidade e propaganda também desempenhem esse papel nas organizações.

 

Qual é o trabalho de uma assessoria de imprensa?

O objetivo do trabalho de assessoria é ganhar popularidade por meio de contribuições espontâneas e feedback positivo da mídia, estabelecendo assim uma imagem de confiança para a marca ou empresa.

Em caso de crise, o assessor é responsável por analisar a situação e fazer os devidos esclarecimentos. Além de treinar o porta voz da empresa para fazer declarações públicas da maneira correta e com maior assertividade.

A assessoria de imprensa também tem como função a elaboração e proposição de pautas, comunicados de imprensa e acompanhamento do contato com veículos estratégicos.

Contratando esse tipo de serviço é possível obter maior autoridade e credibilidade para a marca.

Para ficar mais claro, vamos a um exemplo de assessoria de imprensa:

Sua empresa vai apresentar um produto revolucionário ao mercado dentro de pouco tempo. A solução oferecida é inédita e pode impactar positivamente muitas pessoas.

Nesse caso, você contrata uma assessoria de imprensa para mostrar à mídia que sua empresa tem um diferencial importante e que pode interessar aos leitores ou espectadores.

A partir daí, o assessor de imprensa desenvolve um planejamento de comunicação, elabora os textos jornalísticos e divulga para o seu mailing, ou lista de contatos.

Os materiais serão analisados nas redações e, se forem realmente interessantes para o público dos veículos, são divulgados em formato de matéria jornalística, o que traz mais credibilidade e, consequentemente, fortalecimento de marca.

 

Quais são os benefícios da assessoria de imprensa?

O trabalho realizado pela assessoria de imprensa pode trazer diversas vantagens para as empresas que o contratam. Confira:

  • Redução de custos: o espaço conquistado em veículos de comunicação é alcançado de maneira orgânica, portanto, sem o custo elevado, quando comparado se o mesmo espaço fosse adquirido como publicidade;
  • Maior visibilidade: o alcance proporcionado por jornais, revistas, televisão, entre outros permite que a marca seja vista por uma grande quantidade de pessoas;
  • Aumento da autoridade: publicações feitas por veículos de imprensa possuem muita credibilidade, sendo assim, a marca pode perceber um crescimento da autoridade.

 

Para quem o trabalho de assessoria de imprensa é recomendado?

A assessoria de imprensa é recomendada para qualquer instituição ou profissional que deseje ter uma comunicação mais efetiva e produtiva internamente e externamente, com a mídia e seu público, tais como:

  • Empresas;
  • ONGs;
  • Instituições governamentais;
  • Advogados;
  • Médicos;
  • Celebridades;
  • Influenciadores digitais e outros.

Agora que você já sabe para quem a assessoria de imprensa é recomendada, saiba quando é indicado contratar esse serviço:

  • Quando há necessidade de fortalecer a marca;
  • Quando os seus concorrentes estão constantemente presente na mídia;
  • Quando você está passando por momentos de crise, ou popularmente falando, quando está sendo “cancelado” pelo público;
  • Quando a marca precisa atingir um público maior;
  • Quando há eventos importantes chegando.

 

Quais os principais desafios do trabalho de assessoria de imprensa?

Para beneficiar a sua marca, a assessoria de imprensa precisa superar alguns desafios:

Quais os principais desafios do trabalho de assessoria de imprensa?

O que é importante observar na hora de contratar o serviço de assessoria de imprensa?

Escolher uma agência para assessoria pode ser uma tarefa complicada, principalmente se você não tem nenhuma experiência prévia com esse tipo de serviço.

Sendo assim, é comum que haja dúvidas: Como encontrar a agência ideal? Como escolher a melhor proposta?

Aprenda a contratar certo a seguir:

  • Experiência comprovada: Dê preferência para empresas que tenham um bom desempenho e experiência na área, também avalie se existem cases de sucesso. Porém, isso não significa que você não possa dar oportunidade para agências de assessoria iniciantes, mas é um aspecto interessante a ser levado em consideração para aumentar as chances de acerto.
  • Agência digital: Escolha uma agência que entenda os novos formatos de comunicação e a sua importância, integrando os serviços para o mundo digital.
  • Preço justo: Não contrate uma assessoria de empresa somente pelo preço, avalie o valor oferecido nos serviços e feche com a opção que tenha melhor custo-benefício.

 

Como mensurar os resultados de uma assessoria de imprensa? É possível garantir resultados?

Apesar de lidar com questões subjetivas como credibilidade e reconhecimento de marca, é possível mensurar os resultados de uma assessoria de imprensa. Os métodos mais comuns são pela quantidade de clippings e centimetragem. Entenda:

  • Número de clippings: Quantidade de matérias jornalísticas que mencionam a empresa em relação a períodos anteriores ao serviço de assessoria. Porém, deve-se sempre analisar a qualidade desses clippings.
  • Centimetragem: É o cálculo de quanto seria necessário investir para aparecer naquele mesmo veículo com publicidade paga.

Fora isso, é possível avaliar os resultados da assessoria por meio da quantidade de leitores atingidos e usando os próprios insights oferecidos nas mídias sociais, como número de seguidores, alcance de publicações etc.

 

Como a assessoria de imprensa beneficia a estratégia de marketing digital?

assessoria de imprensa

Com um trabalho de assessoria bem-feito a marca aumenta a sua presença na mídia e alcança uma audiência maior, consequentemente mais pessoas passam a buscá-la nos ambientes digitais como site e redes sociais, por exemplo.

Fora isso, há maior exposição da marca em blogs, podcasts, e portais de notícias de destaque. E as referências que essas páginas relevantes fazem ao site da empresa contribuem positivamente para a estratégia de SEO.

Sendo assim, há mais chances de alguém encontrar sua marca nos mecanismos de busca (como o Google). E quando a visibilidade aumenta, maiores são as oportunidades de negócios e de conquistar novos clientes.

 

Considerações finais

Agora que você já conhece a importância da assessoria de imprensa, que tal aproveitar os benefícios desse serviço? Entre em contato e saiba como podemos te ajudar: clique aqui!

 

Publicado em 12 de março de 2018.

Atualizado em 04 de abril de 2022.

Tráfego

Tráfego Pago x Tráfego Orgânico: Qual é a Melhor E...

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo: Qual a Importância para as ...

Share this

Tags

  • assessor de imprensa
  • Comunicação
  • empresa
  • estratégia
  • fortalecimento da marca
  • imprensa
  • veículos

Leave a Reply Cancelar resposta

Do not miss

marketing para micro e pequenas empresas
1 comments
ABC da ComunicaçãoGestão da Marca

Marketing para Pequenas Empresas: Faça Pelo Menos Isso!

>> LER MAIS