• Home
  • ABC da Comunicação
  • Gestão da Marca
  • Marketing Digital
  • Vendas
  • Contato
Log In

  • Home
  • ABC da Comunicação
  • Gestão da Marca
  • Marketing Digital
  • Vendas
  • Contato
HomeABC da ComunicaçãoO Que é Comunicação?
Comunicação

O Que é Comunicação?

  • admin-comunicarte
  • 33

A comunicação é essencial em qualquer tipo de ação organizada. Qualquer atividade humana se desenvolve através da comunicação e as próprias empresas, à medida que tornam mais complexas e diversificadas sua gama de ação, entendem que é um dos elementos mais importantes para seu próprio desenvolvimento. No texto de hoje vamos explicar sua definição e como ela pode ser utilizada pelas empresas.


O que é comunicação?

Podemos definir como o processo pelo qual uma pessoa entra em contato com outra através de ideias, fatos, pensamentos ou comportamentos, e espera que último dê uma resposta, seja uma opinião, atitude ou comportamento.

Já a comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica utilizada por empresas de todos os portes para atingir objetivos como aumento de credibilidade, melhoria da imagem da empresa e ampliar resultados de vendas, por exemplo.

A importância nas empresas

Em qualquer empresa, independentemente do seu tamanho e do setor, a comunicação desempenha um papel fundamental sendo um dos pilares básicos para o bom funcionamento da organização, melhoria da competitividade e favorece a conquista dos objetivos.

Ao mesmo tempo, a existência de uma comunicação eficaz na empresa encoraja a motivação dos funcionários, bem como o compromisso e o envolvimento nas tarefas, criando um clima de trabalho integrativo.

Leia também:

  • Ruídos da Comunicação: O Que é e Quais São os Prejuízos Para Sua Empresa?;
  • Comunicação Interna: Tudo o que Você Precisa Saber;
  • Processos Essenciais Para Gestão da Comunicação Eficiente.

Tipos de Comunicação

Existem dois  tipos dentro de uma empresa: externa e interna. Veja quais as características de cada uma, suas funções, o público a que se dirigem, sua importância e alguns exemplos de como elas são utilizadas.

O que é comunicação externa?

Como o próprio nome indica, é aquela que é dirigida ao público externo, ou seja, que emite uma mensagem para fora da empresa. Ela é focada na opinião pública (cidadãos, clientes, concorrentes, mercado, etc.). Seu principal objetivo é informar sobre a empresa e influencia a imagem que é dada a esta.

A comunicação externa não é apenas publicidade do seu produto ou serviço. Ela visa divulgar ações realizadas pela sua empresa, atividades desenvolvidas, projetos, novidades e todos os assuntos que sejam do interesse do público externo. Os principais mecanismos são:

  • Assessoria de Imprensa: encarregada de gerenciar todas as informações da empresa para a mídia, como comunicados de imprensa ou entrevistas.
  • Relações públicas: através de eventos, seminários ou atividades, procuram criar e reforçar uma imagem positiva da marca.
  • Marketing: responsável pela pesquisa de mercado, promoção de vendas e propagandas.
  • Propaganda: procura apresentar o produto ou serviço por meio de campanhas e peças publicitárias.

 

Comunicação

Comunicação Interna

É aquela direcionada ao público de dentro da empresa, isto é, colaboradores e prestadores de serviço, qualquer que seja sua classificação dentro da organização. Está ligada à necessidade de as empresas motivarem a sua equipe, integrá-la no dia a dia da organização e torná-la participante dentro da empresa. Ou seja, o objetivo é fortalecer o relacionamento entre a empresa e seus trabalhadores. Com uma equipe motivada, a empresa pode ser mais competitiva e eficiente.

Desafios

De acordo com uma pesquisa realizada  pela Agência Ação Integrada e a Social Base, 60,8% dos entrevistados afirmam que o maior desafio da comunicação na empresa é engajar as lideranças, seguido por mostrar a área como estratégica e importante (35,9%) e mensurar as atividades provando retorno sobre investimento ou mudança de comportamento (33,1%).

Comunicação Descendente

É a forma mais básica e historicamente utilizada da comunicação interna. Ela surge dos gerentes da empresa e desce para os diferentes níveis da pirâmide hierárquica. Seu objetivo é informar as instruções, objetivos e políticas da empresa. As ferramentas mais utilizadas são:

  • Manual do empregado;
  • Publicação institucional (revista, periódico, boletim informativo);
  • Carta à equipe;
  • Reuniões de informação;
  • Entrevista;
  • Circulares e E Mails do Grupo.

Comunicação Ascendente

São as mensagens que circulam de baixo para cima na empresa; nascem na base da organização e alcançam a alta administração. Permite que os funcionários apresentem ideias e sugestões, além de dar feedback para a comunicação de ligação descendente.
Entre as ferramentas mais usadas para encorajar esse tipo de diálogo estão:

  • Caixa de sugestões;
  • Entrevista;
  • Intranet;
  • Correio eletrônico;
  • Círculos de qualidade;
  • Reuniões regulares.

Comunicação Horizontal

É a que existe entre pessoas ou áreas da empresa que estão no mesmo nível hierárquico. Nessa categoria, grande parte da comunicação geralmente é informal, através de relações de amizade e companheirismo. Quando promovido pela empresa, a colaboração e o trabalho em equipe são promovidos como orientação. Os instrumentos mais adequados são:

  • Reuniões por departamentos ou grupos de trabalho;
  • Sessões de informação;
  • Correio eletrônico;
  • Redes sociais;
  • Reuniões com outras divisões (comunicação horizontal).

Conclusão

Parte do sucesso da sua empresa será medido por uma boa estratégia de comunicação. Por isso, é importante dar a devida atenção a essa questão e reestruturar a sua organização; e montar um plano de comunicação eficiente, de modo que ela possa estar preparada para enfrentar todos os desafios oferecidos pelo mercado e melhorar ainda mais os resultados.

Agora que você já entendeu o conceito de comunicação, que tal entender sobre a comunicação interna?

 

Publicado em 19 de janeiro de 2022.

Atualizado em 27 de abril de 2022.

Leads

Sua Empresa Gera Leads? Descubra Porque Deveria

Digital Influencer

Digital Influencer: A Sua Marca Precisa de Um?

Share this

Tags

  • assessoria de imprensa
  • Comunicação
  • comunicação ascendente
  • comunicação descendente
  • Comunicação empresarial
  • comunicação horizontal
  • comunicação interna
  • Comunicarte
  • Empresas
  • Marketing
  • propaganda
  • relações públicas
  • tipos de comunicação

Leave a Reply Cancelar resposta

Do not miss

marketing para micro e pequenas empresas
1 comments
ABC da ComunicaçãoGestão da Marca

Marketing para Pequenas Empresas: Faça Pelo Menos Isso!

>> LER MAIS